[box_dark]Analise da F1A75-V PRO: Layout e recursos [/box_dark]
Resolvemos iniciar nossa analise pelos slots de expansão, são 2 Slots PCI-E 16X, 2x PCI-E 1X e 3 PCI 32-Bit, sendo que o slot PCI-E preto opera @ PCI-E 4X fornecidos pelo FCH.
Com relação aos SATA’s são 7 portas, sendo as portas brancas em angulo de 90 graus de 6 Gbps e geridas pelo FCH enquanto a azul é de responsabilidade de um controlador dedicado da ASMedia, que também controla uma porta eSATA do painel traseiro da placa.
Deve-se observar que a porta SATA azul é bloqueada no caso de se usar uma placa de vídeo mais longa no slot PCI-E primário, o que não chega a ser um grande problema, pois as outras 6 portas ficam sempre livres. :)
Existe também suporte a até 10 (5 saídas) para portas USB internas, que são aquelas que usualmente são usadas como “USB Frontal” na maioria dos gabinetes disponíveis, uma dessas portas (a azul claro localizado próximo do heatpipe) é USB 3.0, enquanto as demais são USB 2.0.
[tabgroup][tab title=”F1A75-V PRO – I”][/tab][/tabgroup]
Com relação ao dissipador utilizado para refrigeração do FCH e do VRM, trata-se de uma peça única formada por 2 dissipadores ligados por um heatpipe.
Certamente é um conjunto que agrada aos olhos mas como nem tudo são flores, notamos um aquecimento considerável do VRM com a APU operando em overclock e esse calor todo é “espalhado” uniformemente pelo heatpipe o que acaba esquentando bastante o dissipador em contato com o FCH. Por isso é vital que o usuário que for instalar a F1A75-V PRO em um gabinete, manter um bom fluxo de ar dentro do mesmo.
No nosso caso a solução foi colocar um fan soprando diretamente no dissipador do VRM durante a bateria de testes com overclock, apenas ressaltando que com a APU não existe esse problema e mesmo sem o fan a temperatura se mantém em níveis bastante toleráveis.
[tabgroup][tab title=”F1A75-V PRO – Dissipadores instalados”][/tab][/tabgroup]
Uma ressalva que temos que fazer é que mesmo a F1A75-V PRO não sendo uma placa da série ROG, ela poderia ter botões on/off (mesmo que simples) que são uma mão na roda para uso em bancada, afinal ela é a “top” da ASUS para o socket FM1 e não existe nenhuma ROG para esse socket.
Continuando o nosso “tour” pela F1A75-V PRO, detalhe para os 4 slots de memória intercalados e ao contrário das outras placas mid/high-end do mesmo fabricante, nesse modelo não usaram os slots com trava apenas de um dos lados. Certamente não é um detalhe tão significativo mas não poderíamos deixar passar.
O espelho traseiro da F1A75-V PRO é bastante “recheado”, existem várias portas USB (6), uma porta PS/2 “compartilhada” que serve tanto para mouse quanto para teclado e diversas opções de saídas de vídeo (DP, HDMI, DVI-D e VGA) o que deixa a possibilidade para montar até um setup com Eyefinity de 3 monitores!
O painel do som é completo com as 6 entradas de áudio e uma saída S/PDIF.
Segue uma lista de todos os itens disponíveis:
1 porta(s) PS/2 para teclado ou mouse
1 saída(s) DVI-D
1 saída(s) D-Sub
1 x DisplayPort
1 x HDMI
1 x eSATA 6Gb/s
1 porta(s) LAN (RJ45)
4 x USB 3.0
2 porta(s) USB 2.0
1 x Optical S/PDIF out
6 entrada(s) de áudio
Sobre os componentes utilizados pela ASUS na F1A75-V PRO, são de qualidade e inclusive passaram bem pelas 4 horas em que foi submetidos a temperaturas bem abaixo de zero.
Todos os capacitores utilizados na F1A75-V PRO são de polímero sólido e de 2 fabricantes diferentes: Matsushita (Panasonic) e FPCAP.
[tabgroup][tab title=”Capacitores”][/tab][/tabgroup]
O codec de som da F1A75-V PRO é o conhecido Realtek® ALC892 com SNR de 95dB SNR para os DACs (A-weighting) e 90dB SNR (A-weighting) para os ADC’s, o que são marcas bastante razoáveis se tratando de uma placa de som onboard. Como já foi mostrado na página anterior, todos as 6 entradas/saidas de áudio estão presentes no painel traseiro dessa placa-mãe.
Com relação à alimentação da APU, a ASUS empregou um VRM de 8 fases com a tecnologia DIGI+ que vem sido usada largamente pelo fabricante devido a sua eficiência e vastidão de parâmetros que podem ser configurados pelo usuário (ou ajustados automaticamente pela placa-mãe) para atingir o maior overclock possível.
Podemos enumerar as seguintes vantagens do DIGI+ sobre outras soluções de VRM digital oferecidas no mercado:
- Menor temperatura de operação.
- Possibilidade de alterar os componentes usados em prol de aumentar a corrente máxima suportada pelo VRM ou melhorar a qualidade da energia.
Para o VRM das memórias foi implementado um simples VRM analógico de 1 fase com 3 mosfets. Nos nossos testes ele demonstrou ser o suficiente para realizar o trabalho na qual foi designado.
15 comentários
8 ANOS DEPOIS AINDA ESTOU COM MEU 3870K … MAS MINHA PLACA MAE ABRIU O BICO
giancarlo consegui fazer um over de 15% , trouxe meu brinquedo de aviao para manaus quase que nao conigo viajar sorte que coube no bagageiro! uahsauhuahas com 16% rodando o 3dmark da tela azul de erro e ele chegou aos seus 60 graus! obrigado pelas dicas!
cara vlw pela dica vou baixar esse troço agora!!! meu monitor é 1366×768 e ta com conexão VGA, esse é o grande problema eu não sei fazer over manual tem algum tutorial algum link video ou que vc posa encinar?
Tem esse guia do Overclockers.com que é muito bom: http://www.overclockers.com/overclocking-amds-llano-apu/
Em caso de qualquer outra dúvida relacionada ao overclock, pode abrir um tópico no nosso fórum também. :)
Giamcarlo meus cumprimentos pelo review!! so que eu sou beeem nooob e nao manjo nadinha de nada eu comprei basicamente as mesmas peças que vc, ja montei o pc ta rodando lindamente!!! contudo eu ainda tenho uma peça que nao montei pois esta lacrada na caxa e nao tenho certeza se é compativel … eu comprei uma corsair H70 o mesmo que vc utiliza(eu acho) contudo ele é o modelo antigo que vem com as duas ventoinhas e na caixa nao diz que é compativel com fm1, minha duvida é ele é compativel ou nâo? ce for como eu faço pra montar em minha maquina… outra duvida em relaçao ao over eu tentei fazer em minha maquina mas ela trava e acende a luz de RAM! vou passar as configuraçoes da maquina:
Processador AMD A8-3870
Motherboard ASUS F1a75-V PRO
Memoria corsair vengeance 2x 4Gb-1866Mhz
Gabinete Thermaltake V4 Black Edition
Hd Seagate Barracuda 500gb 7200 Rpm 16mb Cache Sata 6.0gb/s
Fonte corsair HX850W (CREIO QUE EXAGEREI!!)
COOLER corsair H70
agradeço desde já a atençao de todos!
Olá Luiz Antônio,
Com relação ao Corsair H70, basta usar o suporte de AMD (AM2/AM3/AM3+) pois a furação é exatamente a mesma no FM1 e ao que tudo indica, no futuro FM2. :)
Com relação ao overclock, está subindo o bclk ou apenas o multiplicador de clock do processador?
cara vc nao faz ideia de como eu espero essa resposta para poder abrir a caixa do H70 me fez muito feliz muito obrigado! eu tava ulilizando o auto tuning o grande problema é que a placa le no automatico minha memoria 1333 Mhz mas ela é 1866 ai eu mudei pra 1866 na bios, quando eu faço o over extreme ela passa pra 19xxMhz( nao me lembro exatamente) ai o pc nao liga,so funciona o over quando eu deixo a memoria no automatico ai ela aumenta pra 14xx, ela chega a aumentr 9% na cpu na gpu aumenta tambem mas nao sei QUANTO.. e no cpuz nao aparece que a memoria esta em dual chanel! mais uma duvida vc utilza o fanxpert? é bom funcionara com a H70 agradaço mais uma vez a atenção!
O CPU-Z realmente não mostra o dual-channel nos Llano então o jeito mais facil de descobrir se está tudo funcionando como deveria é rodar um benchmark como o 3dmark06 (atente-se pra rodar na resoluçao correta dele, 1280×1024) e comparar os resultados, fica mais ou menos assim:
Com Dual Channel: entre 7000~10000 (depende se estiver com overclock…)
Single Channel: Aproximadamente metade do resultado com Dual Channel.
Quanto ao overclock, é bom que o faça manualmente e assim descobrindo o limite de cada componente fica mais facil ajustar tudo pra funcionar com estabilidade.
cara vlw pela dica vou baixar esse troço agora!!! meu monitor é 1366×768 e ta com conexão VGA, esse é o grande problema eu não sei fazer over manual tem algum tutorial algum link video ou que vc posa encinar?
Dalmedico quero montar esse processador com essa placa GA A75UD4H com as memorias Gskill Ripjaws 1600 F3 12800 CLD9D para uso diario normal, que voce me diz? qual cooler a ar que vc me indica e uma fonte legal?
Olá Daniel,
Acho que ficaria bom o combo sim, imagino que por querer montar um Llano irá usar o IGP certo? Se for esse mesmo o caso, seria interessante tentar pegar memórias de clock mais alto pois da um bom ganho de performance com o IGP, evidentemente tem que ver o preço, se for encarecer muito ai não compensaria…
Quanto a fonte e o cooler, eu sugiro que crie um tópico em nosso fórum para que possamos te ajudar melhor, mas basicamente, uma fonte de 400W de boa qualidade (até menos se não fossem incomuns no mercado brasileiro…) já seria suficiente.
Valeu galera. :D
mandou muuuuito bem!!!
Outro ótimo review!!!
Muito bom o review, deve ser ótimo brincar mesmo com esse processador,
engraçado é a performance 3d, olhando em alguns vídeos no youtube se consegue alguns resultados melhores no dirt3.
As memórias também foram ótimas quase 2.7k nossa…
parabéns pelo review amigão