Home Reviews [review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

[review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

por Carlos Xandelly

[box_dark]OVERCLOCK E TEMPERATURAS IDLE[/box_dark]

Uma das dúvidas que percorre a maioria dos fóruns cai sobre a pergunta de quese o clock da GPU for alterada, mesmo sem alterações ou ajustes de tensão acima do original, a placa de vídeo quando está em idle, a temperatura sofrerá mudanças com o clock?

Bom, temos 2 respostas para este tipo de dúvida, a primeira é que SIM existirá certamente uma reação ao incremento de velocidade do GPU nas placas mais antigas e que não permitam a entrada operacional em modo de consumo energético quando não estão em pleno funcionamento. Vejamos, antigamente as placas de vídeo sofriam overclock e pelo pequeno clock que fosse a temperatura respondia de imediato, isto era o fruto de uma tecnologia ultrapassada, onde independente da utilização do GPU ou não, os clocks permaneciam o mesmo tanto em 3d quanto em 2D e principalmente sem nenhum gerenciamento de energia.

Neste caso, e utilizando a Sapphire HD 7970, já dispomos deste recurso mais avançado e com alguns agregados bem interessantes.

Além de gerenciar a carga e colocar no modo idle quando não tem processamento gráfico, a GPU também recebe uma menor quantidade de energia, com isto temos 2 benefícios diretos: Uma placa extremamente gelada para navegar na WEB e outras tarefas que não envolvam vídeo como um editor de textos por exemplo, e consequentemente um consumo energético de menos de 30 watts quando a placa entra neste estado de ‘inércia’ se assim podemos chamar.

As telas abaixo, mostram claramente os que falamos:

 

 

 

 

 

Mesmo quando ajustado para o maior clock permitido pelo fabricante em 1205 Mhz e 1790 Mhz nas memórias, não existem nenhum resquício de oscilação ou mudança em sua temperatura, justamente por ela estar ainda dentro deste estado inerte. Porém, quando receber uma carga de processamento gráfico, imediatamente a temperatura subirá bem como a tensão aplicada de modo diferenciada em utilização 2d.

Este recurso que explicamos ou pelo menos tentamos traduzir de maneira bem leiga, agora é chamada pelo fabricante de ‘ZERO CORE’ – e que vai um pouquinho mais além disso, inclusive desligando completamente a rotação da FAN, sem falar em outros tipos de gerenciamentos de PWM que chegam a reduzir mais de 12 vezes seu consumo energético.

Bom, vamos tentar então sair deste estado de inércia, que já acabo cansando ou descansando (dependendo do ponto de vista do leitor)…

Overclock, alterações de tensões voltagens? Temperaturas? Vamos para a prática e parar um pouco de tanto escrever…

Você também pode gostar

4 comentários

Antonio 31 de março de 2012 - 14:10

Estrago: http://www.abimocorde.com/majorpain/overbr/fps.JPG
Rodando o Blu-Ray do Space Cowboys – 2000 – Clint Eastwood, jogando Mass Efect 3 no talo simultaneamente. 204FPS :D

Responder
Mickael 14 de março de 2012 - 10:53

Belo review em Xandelly, parabéns, essa vga é meu proximo upgrade, agora se uma faz estrago to imaginando esse cross.Abraço

Responder
Carlos Xandelly 14 de março de 2012 - 10:57

Oi irmão ! Poxa, obrigado. Ainda tem a parte II que o Aramys tá preparando e fala somente sobre a performance dela em jogos. Quanto a Cross, eu particularmente não gostei muito, talvez por ter feito apenas uns testes preliminares conforme mostrei ai nas páginas, mas o resultado não foi o esperado não. CROSS em AMD é tenso !! mas vamos esperar pra ver o resutlado final.
QQ coisa estamos aqui, abraços e esperando sua ligação …

Responder
adriano 14 de março de 2012 - 15:23

Parabéns pelo review,muito esclarecedor.Tocando no assunto crossfire,o único cross que vi que realmente vale a pena é usando 2 placas hd 6870,o desempenho é absurdo,chegando a ganhar de placas top da nvidia que custam mais de 1200 reais sendo que uma 6870 está custando menos de 500 reais pela internet.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações