Home Reviews [review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

[review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

por Carlos Xandelly

[box_dark]TEMPERATURAS[/box_dark]

A metodologia não poderia ser outra, muito simples e bem direta. Através de sensores instalados diretamente no PCB e em seus componentes controladores, utilizamos um programa que tenha acesso a esta leitura e nos traga estes dados através de gráficos monitorados em tempo real.

Particularmente gostamos muito do GPU Tweak, é uma ótima ferramenta para fazer este tipo de monitoramento e é muito leve, mas existem muitos outros no mercado.

Para ‘estressar’ – causar elevada carga de processamento gráfico – usamos o FurMark, e como já é costumeiramente avisado, nós não aconselhamos nem um pouco que o usuário se utilize deste software sob a pena de causar dano irrerversível ou até mesmo queimar ou danificar definitivamente algum componente da placa. Se o usuário desejar fazer este teste por sua prórpia conta e risco, fique a vontade .

Para uma fácil compreenssão e acesso aos resultados, realizamos 2 baterias de testes, em diferentes modos de dissipação ativa. A primeira trata-se de resultados sem overclock e com diversas rotações utilizadas pelo FAN do dissipador da HD7970, já a segunda, mandamos logo a placa aos seus limites.

A temperatura ambiente se manteve durante todo o teste na casa de 30º C.. uma tarde e tanto por aqui !

 

[box_dark]RESULTADOS SEM OVERCLOCK[/box_dark]

ATENÇÃO

 

Atualizamos o Programa GPU-z para sua versão mais recente (0.5.9) e existe um BUG de leitura da BIOS da Sapphire. Estranhamente ele reconhece o nome da placa como sendo ASUS o que não é. Esta placa traz a bios Original da Sapphire e não foi realizada nenhum tipo de biosmod. Veja SUB-Vendor na imagem acima: ATI 1002 E DEVICE-ID 1002-6798, que são referentes a identificação da placa com distribuição da Sapphire. Já certificamos o desenvolvedor pelo fórum de suporte TechPowerUP e acreditamos que na próxima atualização já será corretamente indentificada.

[box_dark]IDLE – REPOUSO TOTAL[/box_dark]

Como mencionado nas primeiras páginas deste review, a placa quando não recebe nenhum tipo de carga para processamento gráfico ou entra no modo de operação 2D, seus clocks abaixam para bizarros 300 Mhz, fazendo com que o consumo energético caia radicalmente para menos de 30 watts operacionais. Logicamente a temperatura também despenca para quase temperatura ambiente, 36º C ! Algo fantástico de ser visto.

Uma placa com poder imensurável de processamento, que escala um absurdo, que não gera tanto calor por ter sido concebida e desenvolvida no processo de 28 nm, e ainda por cima, trazer operacionalmente este recurso é realmente muito bom de ser visto e comentado.

[box_dark]NAVEGANDO NA WEB[/box_dark]

Mesmo considerando os leves picos de aumento de clock da GPU que chegou atingir 1125 Mhz quando recebido algum tipo de carga, não existiu alterações ou oscilações de picos de temperatura. Permancendo em quase na sua totalidade na casa dos 41º C. Neste teste utilizamos a WEB normalmente, inclusive com a abertura de alguns vídeos do YouTube que é exatamente onde existiu os 3 picos de aumento de velocidade do clock da GPU.

[box_dark]FULL STRESS – GPU 100% SEM OVERCLOCK[/box_dark]

 

Após 2 minutos de carga intensa no processador gráfico da HD7970 a temperatura sai do seu estado inerte e salta para 67º C. Agora a placa pode ser vista literalmente trabalhando a todo ‘vapor’. Os clocks neste teste foram mantidos como padrões originais da Sapphire. Modo de rotação da FAN setado em AUTO.

Outra tomada de leitura foi realizada após 10 minutos de execução, abaixo os dados:

Após 10 minutos de uso intenso, o FAN chegou em sua rotação operacional de 47% de RPM do máximo possível, algo na casa de 2900 RPMs. A temperatura estabilizou em 82ºC como pode ser visto na linha tendencional do gráfico no primeiro check line.(GPU Temp C).

Vamos para o próximo passo e aumentar somente o nível de rotação da FAN apra 60% , permanecendo os demais ajustes em modo AUTO. Abaixo:

Em 60% RPM da rotação máxima, a FAN trabalha muito eficiente e numa ótima relação de ruído e poder arrefecimento, ste pequeno incremento em sua velocidade, permitiu abaixar a temperatura de 82º C para 78º C quase que instantâneamente. Mas o usuário certamente questionará que após alguns minutos a temperatura possa volta a subir. Ledo engano e totalmente equivocado.

O Excelente serviço deste dissipador não somente consegue segurar a placa com este nível absurdo de carga gráfica como também após mais 5 minutos de exaustivo uso, a temperatura abaixou mais alguns poucos graus. Permanecendo estávelmente na casa dos 73º C. Podemos adiantar que o usuário não irá operar com esta temperatura tendo em vista que quase nenhum ou nenhum outro programa consegue gerar uma carga de processamento gráfico intenso e por tanto tempo em full, os jogos atuais por mais avançados que sejam operam em média na casa de 20% a 40%.

Abaixo a tela demonstrativa desta última tomada nesta bateria:

Não se atente ou se preocupe muito com as telas acima, ao final das baterias e dos testes, apresentaremos um gráfico relativo com os resultados.

Ainda não acabou não ! Mal começamos…. e olha que nem alteramos os clocks ainda eim… vamos pra frente ?

 

Você também pode gostar

4 comentários

Antonio 31 de março de 2012 - 14:10

Estrago: http://www.abimocorde.com/majorpain/overbr/fps.JPG
Rodando o Blu-Ray do Space Cowboys – 2000 – Clint Eastwood, jogando Mass Efect 3 no talo simultaneamente. 204FPS :D

Responder
Mickael 14 de março de 2012 - 10:53

Belo review em Xandelly, parabéns, essa vga é meu proximo upgrade, agora se uma faz estrago to imaginando esse cross.Abraço

Responder
Carlos Xandelly 14 de março de 2012 - 10:57

Oi irmão ! Poxa, obrigado. Ainda tem a parte II que o Aramys tá preparando e fala somente sobre a performance dela em jogos. Quanto a Cross, eu particularmente não gostei muito, talvez por ter feito apenas uns testes preliminares conforme mostrei ai nas páginas, mas o resultado não foi o esperado não. CROSS em AMD é tenso !! mas vamos esperar pra ver o resutlado final.
QQ coisa estamos aqui, abraços e esperando sua ligação …

Responder
adriano 14 de março de 2012 - 15:23

Parabéns pelo review,muito esclarecedor.Tocando no assunto crossfire,o único cross que vi que realmente vale a pena é usando 2 placas hd 6870,o desempenho é absurdo,chegando a ganhar de placas top da nvidia que custam mais de 1200 reais sendo que uma 6870 está custando menos de 500 reais pela internet.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações