Home Reviews [review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

[review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

por Carlos Xandelly

[box_dark]SISTEMA DE DISSIPAÇÃO[/box_dark]

O Dissipador que equipa a HD7970 da Sapphire é de referência, ou seja; ele é fornecido juntamente com o PCB versão não integrada OEM para os parceiros ATI Radeon efetuarem as personalizações possíveis e liberadas para este primeiro instante, que são apenas as partes adesivas.

A Placa é bem pesada, com cerca de quase 1 Kg bruto de pura força abaixo do seu cover. A retirada do mesmo é bem simples e feita de maneira rápida e suave. Bastando soltar os parafusos que ficam nas laterais presas ao corpo do imenso dissipador.

Retirando o cover, o dissipador fica exposto juntamente no corpo único que prende a poderosa FAN Helicoidal de 5400 RPMs que quando em funcionamento máximo (100% RPM) chegar a ‘assobiar’.

O imenso e pesado dissipador é preso por um corpo único que serve tanto de armação quanto de sustentação para que a placa não acabe invergando com o tempo. O material utilizado (corpo preto) parece se tratar de uma espécie de ferro ou liga fundida. Servindo para sustentar e deixar a Placa totalmente reta e também auxiliar a dissipar o calor gerado por outros componentes, tais como os reguladores, chips de memória e PWM.

Para soltar totalmente o corpo de dissipaçao do PCB basta retirar os parafusos que estão fixados pela parte de trás do PCB. Existem mais 2 pequenos parafusos que são presos ao espelho do slot PCI.

A poderosa Sapphire HD7970 acaba por se revelar inteiramente, nua e crua ! Uma placa muito bem desenhada e muitíssimo bem elaborada aos quesitos de controlador de energia, regulação de tensão e principalmente aos ótimos componentes utilizados em sua construção.

Entre o corpo de dissipação e o PCB (para fazer um perfeito contato térmico) existem elastômeros térmicos que são reutilizáveis, desde que não amasse ou estrague-os em sua retirada.

No núcleo do GPU a pasta térmica usada não se assemelha a nada antes passado pelo OverLAB, parece tratar-se de uma nova mistura térmica de alta densidade, sua maleabilidade depois de aplicada também é rígida e densa. Não sabemos informar se ela ficou assim pelo tempo de aplicação ou se ela é tipo elastômero e já veio aplicada na base do dissipador.

A foto logo abaixo pode-se ter uma noção de como ela é fisicamente, lembrando bastante a mesma consistência das massas tipo epóxi que são comumente encontradas no mercado com a marca de durepóxi. Esta pasta ou ‘massa’ térmica não deve ser reutilizada. Após a retirada do dissipador, deve-se limpar adequamente com alcool isopropílico as superfícies e aplicar uma pasta térmica de boa qualidade e que não possua prata ou nitratos em sua composição.

Vamos caminhando, que ainda tem mais na página seguinte.

Você também pode gostar

4 comentários

Antonio 31 de março de 2012 - 14:10

Estrago: http://www.abimocorde.com/majorpain/overbr/fps.JPG
Rodando o Blu-Ray do Space Cowboys – 2000 – Clint Eastwood, jogando Mass Efect 3 no talo simultaneamente. 204FPS :D

Responder
Mickael 14 de março de 2012 - 10:53

Belo review em Xandelly, parabéns, essa vga é meu proximo upgrade, agora se uma faz estrago to imaginando esse cross.Abraço

Responder
Carlos Xandelly 14 de março de 2012 - 10:57

Oi irmão ! Poxa, obrigado. Ainda tem a parte II que o Aramys tá preparando e fala somente sobre a performance dela em jogos. Quanto a Cross, eu particularmente não gostei muito, talvez por ter feito apenas uns testes preliminares conforme mostrei ai nas páginas, mas o resultado não foi o esperado não. CROSS em AMD é tenso !! mas vamos esperar pra ver o resutlado final.
QQ coisa estamos aqui, abraços e esperando sua ligação …

Responder
adriano 14 de março de 2012 - 15:23

Parabéns pelo review,muito esclarecedor.Tocando no assunto crossfire,o único cross que vi que realmente vale a pena é usando 2 placas hd 6870,o desempenho é absurdo,chegando a ganhar de placas top da nvidia que custam mais de 1200 reais sendo que uma 6870 está custando menos de 500 reais pela internet.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações