[box_dark]SISTEMA DE DISSIPAÇÃO[/box_dark]
O Dissipador que equipa a HD7970 da Sapphire é de referência, ou seja; ele é fornecido juntamente com o PCB versão não integrada OEM para os parceiros ATI Radeon efetuarem as personalizações possíveis e liberadas para este primeiro instante, que são apenas as partes adesivas.
A Placa é bem pesada, com cerca de quase 1 Kg bruto de pura força abaixo do seu cover. A retirada do mesmo é bem simples e feita de maneira rápida e suave. Bastando soltar os parafusos que ficam nas laterais presas ao corpo do imenso dissipador.
Retirando o cover, o dissipador fica exposto juntamente no corpo único que prende a poderosa FAN Helicoidal de 5400 RPMs que quando em funcionamento máximo (100% RPM) chegar a ‘assobiar’.
O imenso e pesado dissipador é preso por um corpo único que serve tanto de armação quanto de sustentação para que a placa não acabe invergando com o tempo. O material utilizado (corpo preto) parece se tratar de uma espécie de ferro ou liga fundida. Servindo para sustentar e deixar a Placa totalmente reta e também auxiliar a dissipar o calor gerado por outros componentes, tais como os reguladores, chips de memória e PWM.
Para soltar totalmente o corpo de dissipaçao do PCB basta retirar os parafusos que estão fixados pela parte de trás do PCB. Existem mais 2 pequenos parafusos que são presos ao espelho do slot PCI.
A poderosa Sapphire HD7970 acaba por se revelar inteiramente, nua e crua ! Uma placa muito bem desenhada e muitíssimo bem elaborada aos quesitos de controlador de energia, regulação de tensão e principalmente aos ótimos componentes utilizados em sua construção.
Entre o corpo de dissipação e o PCB (para fazer um perfeito contato térmico) existem elastômeros térmicos que são reutilizáveis, desde que não amasse ou estrague-os em sua retirada.
No núcleo do GPU a pasta térmica usada não se assemelha a nada antes passado pelo OverLAB, parece tratar-se de uma nova mistura térmica de alta densidade, sua maleabilidade depois de aplicada também é rígida e densa. Não sabemos informar se ela ficou assim pelo tempo de aplicação ou se ela é tipo elastômero e já veio aplicada na base do dissipador.
A foto logo abaixo pode-se ter uma noção de como ela é fisicamente, lembrando bastante a mesma consistência das massas tipo epóxi que são comumente encontradas no mercado com a marca de durepóxi. Esta pasta ou ‘massa’ térmica não deve ser reutilizada. Após a retirada do dissipador, deve-se limpar adequamente com alcool isopropílico as superfícies e aplicar uma pasta térmica de boa qualidade e que não possua prata ou nitratos em sua composição.
Vamos caminhando, que ainda tem mais na página seguinte.
4 comentários
Estrago: http://www.abimocorde.com/majorpain/overbr/fps.JPG
Rodando o Blu-Ray do Space Cowboys – 2000 – Clint Eastwood, jogando Mass Efect 3 no talo simultaneamente. 204FPS :D
Belo review em Xandelly, parabéns, essa vga é meu proximo upgrade, agora se uma faz estrago to imaginando esse cross.Abraço
Oi irmão ! Poxa, obrigado. Ainda tem a parte II que o Aramys tá preparando e fala somente sobre a performance dela em jogos. Quanto a Cross, eu particularmente não gostei muito, talvez por ter feito apenas uns testes preliminares conforme mostrei ai nas páginas, mas o resultado não foi o esperado não. CROSS em AMD é tenso !! mas vamos esperar pra ver o resutlado final.
QQ coisa estamos aqui, abraços e esperando sua ligação …
Parabéns pelo review,muito esclarecedor.Tocando no assunto crossfire,o único cross que vi que realmente vale a pena é usando 2 placas hd 6870,o desempenho é absurdo,chegando a ganhar de placas top da nvidia que custam mais de 1200 reais sendo que uma 6870 está custando menos de 500 reais pela internet.