Home Reviews [review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

[review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

por Carlos Xandelly

[box_dark]COMENTÁRIOS FINAIS[/box_dark]

 

Sem dúvida, estar no TOPO pode representar uma certa comodidade e acomodamento por parte do fabricante, foi isso que acabou ocorrendo com o lado verde da vida, deixando com que seus últimos lançamentos subisse a cabeça e não tendo muita força ou bojetivos de competir com ele mesmo. Ocorre que após o lançamento da placa mais forte e mais rápido do Mundo , entenda-se Single-GPU, HD7970 este mesmo lado verde acabou ficando um pouco azulado de raiva ou marrom de receio. Receio este que inclusive fez abaixar seus preços radicalmente alegando uma transição suave para a nova série GTX 600 (leia-se este artigo).

Este é o primeiro análise que temos a oportunidade de publicar graças ao grande parceiro Sapphire que cedeu gentilmente as amostras, e tenho que ser réu confesso, logo nas primeiras impressões a Sapphire HD7970 me lembrou demais uma placa que passou pelo OverLAB e deixou muita saudade, a Gainward R770 GOLD ! Logicamente com tecnologias totalmente opostas, e tendo como grande diferencial o consumo desenfreado de energia da antiga (mas não enterrada) 4870×2 aliando também as altíssimas temperaturas…geradas.

Porém me serviu como referencial de força e brutalidade, não sei muito bem ainda lidar com as palavras neste momento, pode ser que depois da calmaria até possa encontrá-las de maneira mais correlata, mas neste momento só consigo pensar em 2 palavras para resumir esta incrível experiência com a Sapphire HD7970: Brutalidade e Força !

Por outro lado um olhar mais técnico, embasado nos resultados dos testes e tentando conter os adjetivos; com a mais plena certeza a HD7970 é hoje a placa mais forte, mais robusta, que traz excelentes melhorias em relaçãos aos projetos anteriores e que ainda tem o poder de escalar um absurdo. O imenso corpo de dissipação da HD7970 é muito bem feito e é extremamente forte, dificilmente um usuário terá necessidades de substituição, a não ser pelo fato da FAN que acaso for fixada acima de 45% da sua velocidade máxima, já chega a causar um certo incômodo. Mas nada que o faça definitivamente trocar de dissipador, afinal o modo AUTO controla muitíssimo bem tanto o gerenciador de energia quanto os demais componentes.

Por falar em componentes, a tecnologia ZERO Core da AMD é muito interessante mesmo, chegamos ao primeiro momento levar um certo susto, quando a VGA não recebe nenhum tipo de carga ela chega a desligar por completo a FAN e o seu consumo cai para menos de 30 watts. Em contrapartida quando um pacote com carga de processamento gráfica é enviada ao chip para a interpretação das instruções, instantâneamente a placa sai deste estado inerte e começa a sua ótima escalada até o máximo permitido como seguro para uso diário pelo fabricante, que é de 1100 Mhz ! E com apenas 1,170 volts, consegue-se ter uma estabilidade impressionante, para sermos mais sinceros, conseguimos até 1125 Mhz mantendo a tensão padrão, acima desta velocidade foi necessária uma pequena forçadinha na tensão, nada também que comprometa o uso diário.

A Sapphire no Brasil possui uma fatia de consumo muito interessante, existem seguidores (usuários) fiéis a marca, justamente por ser uma empresa séria e que pensa no futuro , preocupada com o pós-venda, por isso atualmente o fabricante investe continuamente na melhora dos seus serviços de Garantia e RMA no território brasileiro. Mas independente destes fatores, a placa é fiável e dificilmente trará problemas para qualquer tipo de usuário. Mesmo quando ‘abusada’ um pouco mais forte, ela se comportou dentro do esperado, surpreendendo apenas na questão da dissipação térmica, que se mostrou muito bem mesmo.

Esta é a primeira parte do review, onde buscamos mais a parte técnica e explicar os conceitos um pouco mais abrangentes desta teoria e das tecnologias atuais, bem como o GPU ser o primeiro efetivamente concreto e comercializado em vias de fato como sendo de 28nm. Outro ponto saliente recai sobre seu valor de mercado, custando atualmente pouco mais de R$ 1.850,00 nas boas lojas do mercado, a placa entra num segmento High-End tanto de tecnologia quanto de valores, mas nada que chegue assustar.

Passado um pouco o regalo deste entusiasmo, estamos mais do que prazerosos, quase que ainda num transe hipnótico, entre homem e máquina, a Sapphire HD7970 é uma baita placa que não tem como não ficar ou se sentir deste jeito. Se você busca ir além do Prazer conhecido e quebrar todas as barreiras que antes podiam parecer intransponíveis, esta é a melhor e a solução single-GPU mais forte atualmente disponível no mundo !

Preços, indicações? Tudo bem, podemos lhe indicar um dos nossos parceiros que já possui esta edição e este modelo a pronta entrega, aqui mesmo no Brasil, experimente ter ao vivo todas estas emoções e sair do marasmo que o seu computador lhe deixa nos jogos que exigem os mais altos FPS !

Agradecemos ao suporte operacional do pessoal da Sapphire pelo fornecimento das amostras e por contribuirem massivamente ao bom andamento dos reviews realizados no OverLAB.

 

 

Em breve, os resultados impressionantes dentro do segmento de games com uma Sapphire HD7970 e com duas gêmeas…você não vai querer ficar sem ver….

Você também pode gostar

4 comentários

Antonio 31 de março de 2012 - 14:10

Estrago: http://www.abimocorde.com/majorpain/overbr/fps.JPG
Rodando o Blu-Ray do Space Cowboys – 2000 – Clint Eastwood, jogando Mass Efect 3 no talo simultaneamente. 204FPS :D

Responder
Mickael 14 de março de 2012 - 10:53

Belo review em Xandelly, parabéns, essa vga é meu proximo upgrade, agora se uma faz estrago to imaginando esse cross.Abraço

Responder
Carlos Xandelly 14 de março de 2012 - 10:57

Oi irmão ! Poxa, obrigado. Ainda tem a parte II que o Aramys tá preparando e fala somente sobre a performance dela em jogos. Quanto a Cross, eu particularmente não gostei muito, talvez por ter feito apenas uns testes preliminares conforme mostrei ai nas páginas, mas o resultado não foi o esperado não. CROSS em AMD é tenso !! mas vamos esperar pra ver o resutlado final.
QQ coisa estamos aqui, abraços e esperando sua ligação …

Responder
adriano 14 de março de 2012 - 15:23

Parabéns pelo review,muito esclarecedor.Tocando no assunto crossfire,o único cross que vi que realmente vale a pena é usando 2 placas hd 6870,o desempenho é absurdo,chegando a ganhar de placas top da nvidia que custam mais de 1200 reais sendo que uma 6870 está custando menos de 500 reais pela internet.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações