Home Reviews [review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

[review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

por Carlos Xandelly

[box_dark]MITOS OU VERDADES?[/box_dark]

Bizarro ou não ! Até teria um pouco de fundamento se olhado de maneira isolada e não levado em consideração o projeto do corpo de dissipação e suas aletas.

A questão aqui é que certos usuários, teimam e alegam que a placa trabalha mais ‘gelada’ com a retirada do cover e com a adição de FANs externas para empurrar o ar assim diretamente as aletas. Não sofrendo um possível efeito estufa como alegam ocorrer quando a placa está originalmente sendo utilizada.

Verdade ou Mentira ? Fomos aos testes…

Retirado o Cover, mantendo o dissipador em sua originalidade e sem alterações de instalação ou modificações extras.

Aproveitou-se os 2 FANs adicionais da Bancada,(Zalman 92mm ZFS de 90 CFM cada) para fazer com que o ar externo chegue diretamente ao corpo de dissipação e as aletas. Vamos ver que resultado isso apresentou?

Abaixo a primeira tomada de leitura, em modo Idle e 2D com o Core Zero ativado. As temperaturas parecem ser semelhantes a bateria de testes realizadas com o COVER !

Com este resultado idêntico a utilizar a placa com ou sem o Cover, acabou surgindo algumas dúvidas e questionamentos no OverLAB, mas não podíamos crer que este lance de usar a placa sem o Cover seria uma boa idéia ou traria de verdade resultados melhores.

Resolvemos investir nos testes, e logo a resposta veio em forma bastante drástica ! Foram telas azuis e vários travamentos por culpa de um calor exagerado. Lamentável ! E uma dor no coração, mas precisavamos ter a certeza e a plena convicção para levar ao leitor de forma clara e objetiva esta dúvida que apareceu em vários fóruns.

Aos fatos:

Imediatamente quando o programa entre em execução, a escalada da temperatura é plenamente notável. Um ângulo acentuado mostra claramente que é impossível arrefecer ou segurar as temperaturas baixas apenas utilizando a placa sem o cover e ainda mais ter algum tipo ganho de rendimento, conforme muitos alegam.

Somos meio ou inteiros malucos ! Não sei não ! Agora já foi, com dó e com uma dor enorme no peito ! Acreditem.

Decidimos por deixar mais 3 minutos (Foi o máximo que deu antes da máquina DESLIGAR)… ufa ainda bem…realmente fiquei receoso que o processador gráfico fosse literalmente frito …

Pouco mais de 180 segundos ! Este foi o tempo exato para nosssas conclusões e a quebra deste MITO ou VERDADE !

Chegando a atingir um pico de 89ºC neste período a máquina acabou desligando , estranho, pois o limite de temperatura para este chip é de 120º C.

As telas abaixo também atestam as conclusões de que usar a placa de vídeo sem o COVER não passa de pura balela de quem não sabe o que falar para chamar atenção. E certamente quer ver o teu prejuízo !

O tempo de queda (DELTA) da temperatura para que volte a estabilizar às temperaturas mais baixas é absurdamente enormes, mesmo quando o Zero Core é acionado. Quando se utiliza a placa originalmente instalada, esta queda é de pouquíssimos segundos.

Abusrdamente 12 minutos para que a placa voltasse a ficar ‘normal’ , mesmo com as ótimas FANs da Zalman mandando ar para cima do dissipador.

Diante aos resultados dos testes Práticos esse lance de usar a placa de vídeo sem o cover é pura balela e não passa de um mito doido criado por algum maluco que sequer teve a paciência ou a seriedade de alegar algo e ter comprovações para o fazer.

MITO QUEBRADO !

Vamos caminhando, ainda faltam alguns testes mais interessantes do que revelar MITOS !

Você também pode gostar

4 comentários

Antonio 31 de março de 2012 - 14:10

Estrago: http://www.abimocorde.com/majorpain/overbr/fps.JPG
Rodando o Blu-Ray do Space Cowboys – 2000 – Clint Eastwood, jogando Mass Efect 3 no talo simultaneamente. 204FPS :D

Responder
Mickael 14 de março de 2012 - 10:53

Belo review em Xandelly, parabéns, essa vga é meu proximo upgrade, agora se uma faz estrago to imaginando esse cross.Abraço

Responder
Carlos Xandelly 14 de março de 2012 - 10:57

Oi irmão ! Poxa, obrigado. Ainda tem a parte II que o Aramys tá preparando e fala somente sobre a performance dela em jogos. Quanto a Cross, eu particularmente não gostei muito, talvez por ter feito apenas uns testes preliminares conforme mostrei ai nas páginas, mas o resultado não foi o esperado não. CROSS em AMD é tenso !! mas vamos esperar pra ver o resutlado final.
QQ coisa estamos aqui, abraços e esperando sua ligação …

Responder
adriano 14 de março de 2012 - 15:23

Parabéns pelo review,muito esclarecedor.Tocando no assunto crossfire,o único cross que vi que realmente vale a pena é usando 2 placas hd 6870,o desempenho é absurdo,chegando a ganhar de placas top da nvidia que custam mais de 1200 reais sendo que uma 6870 está custando menos de 500 reais pela internet.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações