Home Reviews [review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

[review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

por Carlos Xandelly

Até este momento os resultados foram plenamente e não somente satisfatórios como se mostraram muito à altura de suportarem ainda uma ótima margem de overclock. O Dissipador que equipa a Sapphire HD7970 mesmo sendo o de referência é muito bem projetado e cumpre fielmente com sua função, sem cometer falhas e não deixar passar vergonha frente a outros concorrentes em sistemas de dissipação.

Mas vamos continuando que não chegamos na metade do teste ainda. Temos muito caminho a percorrer juntos pela frente. Então seguindo a mesma linha tendencional da página anterior, manteremos os clocks ajustados de modo padrão, GPU 925 Mhz e Memórias em 1375 Mhz.

Estamos mantendo a mesma carga desde o início em 100% diretamente direcionadas a GPU, e realizando pequenos incrementos ou alterações na velocidade da FAN objetivando o aumento real de desempenho de dissipação. Acompanhem mais 3 baterias abaixo:

Com o modo fixado em 75% RPM a temperatura abaixa ainda mais. Agora passando da casa dos 73º C anteriormente aferidos no modo de 60% para 68º C.

Tá certo que agora o barulho tornou-se intolerável e muito irritante, mas, isto vem mostrar e provar que o dissipador está a altura de qualquer outro grande ou mais conceituado sistema de dissipação térmica. As 2 baterias logos abaixo finalizam os testes de temperaturas sem overclock. Fechando a bateria !

Em 85% ajustados não existiu diferenças para o modo de rotação de 75%, então acreditamos ter encontrado o limite de dissipação a ar atingido pelo dissipador. Em outros termos, seria muito dificíl ou quase impossível ter mais algum tipo de ganho considerável, mesmo colocando outra FAN ou vários FANs neste dissipador. Para checar se realmente é isso, ajustamos logo para 100% e olhamos para a tela abaixo:

Um ‘ganho’ de apenas 2º C ou 3º não podem ser considerados como tal, afinal a FAN está em sua rotação máxima possível, causando desconforto até para quem esteja a uns bons 10 ou 15 metros de distância da bancada. O barulho emitido pelo tal zunido mencionado nas páginas anteiores está em seu grito mais irritante. Este modo de 100% de rotação máxima será quase impossível de ser atingido quando o usuário optar pelo modo AUTO.

O ganho foi tão pouco em relação aos resultados anteriores, que a melhor relação para o usuário que utiliza o modo default dos clocks está entre 55% e 65% RPM, acima disto é realmente para quem não liga muito para o barulho e irá realizar um overclock bem forte.

Já que falamos overclock ! Num passe de mágica, lá vamos nós….

Você também pode gostar

4 comentários

Antonio 31 de março de 2012 - 14:10

Estrago: http://www.abimocorde.com/majorpain/overbr/fps.JPG
Rodando o Blu-Ray do Space Cowboys – 2000 – Clint Eastwood, jogando Mass Efect 3 no talo simultaneamente. 204FPS :D

Responder
Mickael 14 de março de 2012 - 10:53

Belo review em Xandelly, parabéns, essa vga é meu proximo upgrade, agora se uma faz estrago to imaginando esse cross.Abraço

Responder
Carlos Xandelly 14 de março de 2012 - 10:57

Oi irmão ! Poxa, obrigado. Ainda tem a parte II que o Aramys tá preparando e fala somente sobre a performance dela em jogos. Quanto a Cross, eu particularmente não gostei muito, talvez por ter feito apenas uns testes preliminares conforme mostrei ai nas páginas, mas o resultado não foi o esperado não. CROSS em AMD é tenso !! mas vamos esperar pra ver o resutlado final.
QQ coisa estamos aqui, abraços e esperando sua ligação …

Responder
adriano 14 de março de 2012 - 15:23

Parabéns pelo review,muito esclarecedor.Tocando no assunto crossfire,o único cross que vi que realmente vale a pena é usando 2 placas hd 6870,o desempenho é absurdo,chegando a ganhar de placas top da nvidia que custam mais de 1200 reais sendo que uma 6870 está custando menos de 500 reais pela internet.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações