Home Reviews [review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

[review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

por Carlos Xandelly

[box_dark]NÍVEL SONORO TESTES[/box_dark]

Nossa metodologia de testes não tem segredos e revelam 100% da realidade. Nada de câmeras blindadas com níveis sonoros conrolados e elaborados digitalmente, sabemos infelizmente que métodos assim não são muito confiáveis quando comparados diretamente com a realidade do equipamento testado diretamente na bancada.

Utilizando um Decibilímetro, primeiramente tiramos o ponto inicial de start para futuras elaborações de gráficos e resultados. A Bancada desligada, marcando o ponto A . Este Ponto A no gráfico final representa o som ambiente do momento no OverLAB (considere-se estável e sem interferências de barulhos de carros ou ruídos da rua).

Logo após tirarmos o Pont A, encontra-se o ponto B que representa a bancada em funcionamento com os demais periféricos e hardware. Bem como as Fans que equipam a Banchetto e a FAN do dissipador do processador e da Fonte. Em cima desta Ponto B que é tirado a marca de nível sonoro proporcionado pela rotação da FAN da Sapphire HD7970.

Aferimos o nível sonoro em diversos modos de rotações, todos devidamente marcados e que serão devidamente apresentados ao final.

BANCADA EM TESTES

Aproveitamos o momento dos testes com 2 placas gêmeas, mas que ficará para um próximo review comparativo, devido a abrangência dos dados ser muito grande, tanto em benchmarks 3d quanto em jogos e resultados. Acompanhem que nos próximos dias levaremos ao ar.

PONTO B: 63.4 dBa

Placa de vídeo desligada, bancada ligada, fans, fonte, dissipadores. A Subtração do Ponto A – o Ponto B será a base real de parâmetro técnico inicial. Esta base é de PONTO A – PONTO B = 8,5 dBa

Modo de rotação 20% RPM (AUTO)

Ponto A – Ponto B – Aferição C = 54,9 dBa – 69,8 dBa – 8,5 dBa = 6,4 dBa

O modo de rotação da FAN usado no AUTO da placa de vídeo (ajustado como padrão pelo fabricante) representa um nível de carga sonora de 6,4 dBa. em outras palavras, podemos plenamente falar que este nível é muito plausível e não representa quase nada em relação ao funcionamento da nossa bancada.

A FAN operando neste modo chega a 1100 RPMs no máximo.

MODO FIXO 35% RPM

Nível carga sonora de 11,4 dBa

Neste nível não chega a incomodar, mas percebe-se claramente que a placa está funcionando e que a FAN existe.

MODO FIXO DE 55% RPM

Nível de carga sonora 15,3 dBa

Não é irritante, mas chega a fazer barulho sim. O problema nem é tanto o nível de carga sonora proporcionada pela rotação da FAN, mas sim, quando colocamos o modo de 35% para cima de modo fixo trabalhando, existe um pequeno ‘zunido’ ou tipo um assobio que chega a ser notado causado pela passagem do ar em algum orifício ou pelas aletas do dissipador.

MODO FIXO DE 70% RPM

Nível de carga sonora : 17,5 dBa

Já chega a irritar e causar certo incômodo por seu uso. Acreditamos que poucos usuários deixem esta opção como fixada, uma vez que passar mais de 30 minutos com este ruído é realmente desagradável. Novamente o problema notado masi claramente agora é o zunido que o ar faz na passagem em algum lugar que não conseguimos descobrir ao certo. Se somarmos este zunido irritante com a carga sonora da FAN nesta rotação, certamente teremos um bom aumento de ruído.

MODO FIXO DE 100% RPM

Nível de carga sonora : 20,1 dBa

O aumento real entre a opção acima e de 100% medidos na carga sonora diretamente proporcionada pela FAN não é tanto. Foram apenas 2,6 dBa. Mas em compensação o Zunido agora se parece mais com um turbilhamento de máquina de lavar misturado um pouco com centífruga e um turbo compressor automobilístico. Totalmente inusável no cotidiano. Chega não somente a causar irritação como nervoso principalmente. Este modo de 100% da rotação máxima dificilmente chegará a ser atingido pelo usuário que deixar o modo na opção AUTO dentro do Catalyst.

 

Com base nos resultados acima, elaboramos o gráfico logo abaixo:

 

 

 

 

Vamos caminhando ! O Assunto agora está ficando do jeito que gostamos , tudo na prática …. na próxima página os testes e resultados das temperaturas… esse é bem interessante, inclusive já aproveitamos para quebrar um MITO de que se o usuário Retirar o Cover da placa ela terá um desempenho acima da média ! Será?

Mito ou verdade?

Vamos acompanhar.


Você também pode gostar

4 comentários

Antonio 31 de março de 2012 - 14:10

Estrago: http://www.abimocorde.com/majorpain/overbr/fps.JPG
Rodando o Blu-Ray do Space Cowboys – 2000 – Clint Eastwood, jogando Mass Efect 3 no talo simultaneamente. 204FPS :D

Responder
Mickael 14 de março de 2012 - 10:53

Belo review em Xandelly, parabéns, essa vga é meu proximo upgrade, agora se uma faz estrago to imaginando esse cross.Abraço

Responder
Carlos Xandelly 14 de março de 2012 - 10:57

Oi irmão ! Poxa, obrigado. Ainda tem a parte II que o Aramys tá preparando e fala somente sobre a performance dela em jogos. Quanto a Cross, eu particularmente não gostei muito, talvez por ter feito apenas uns testes preliminares conforme mostrei ai nas páginas, mas o resultado não foi o esperado não. CROSS em AMD é tenso !! mas vamos esperar pra ver o resutlado final.
QQ coisa estamos aqui, abraços e esperando sua ligação …

Responder
adriano 14 de março de 2012 - 15:23

Parabéns pelo review,muito esclarecedor.Tocando no assunto crossfire,o único cross que vi que realmente vale a pena é usando 2 placas hd 6870,o desempenho é absurdo,chegando a ganhar de placas top da nvidia que custam mais de 1200 reais sendo que uma 6870 está custando menos de 500 reais pela internet.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações