[box_dark] OVERCLOCK FULL STRESS GPU[/box_dark]
Bom, nada adianta ajustarmos os clocks mais altos permitidos se não existir um certo equilíbrio entre calor, desempenho e principalmente estabilidade.
O Furmark é um programa amado por uns e odiado por outros, mas ele é o único capaz de estressar a GPU a um nível abusrdamente forte, sendo que através deste nível absurdamente forte de carga de processamento gráfico se consegue extrair 2 grandes conclusões: primeira a questão da estabilidade e segundo aferir as temperaturas do GPU e dos componentes.
Vamos aos fatos:
GPU 1020 Mhz | Memo 1580 Mhz
Após o início da bateria acima, a primeira coisa que notamos é a rotação do FAN que saiu de 20% para 27%, a temperatura saltou para 62º C. O programa foi executado, mas a resposta não foi boa. Com o FAN no modo AUTO (máximo pico de 30% de RPMs) deu falhas, vários erros e pacotes de processamento gráfico com falhas. A Imagem abaixo dispomos do resultado com os erros , veja a segunda line GPU Usage, por alguns pequenos segundos o programa envio uma certa carga de processamento gráfico, mas que foi interrompido milionésimos de segundos depois. A temperatura neste momento atingiu o pico de 83ºC, sendo até agora a mais alta aferida.
Teste com erro e Abortado – FAILED
Não é hora de desanimar, ao invés de criticar, vamos encontrar as possíveis causas geradoras de erro. O Por que não rodou o Furmark? tensão do chip gráfico? Temperatura?
O fato é que o incremento de tensão optamos por deixar que a própria controladora e PWM faça seus ajustes otimizados e programados pelo fabricante, com este clock o VDDC é de 1.170v em ambos os casos. Acreditamos não ser o causador do abortamento do Furmark. Então restou-nos apenas a questão da temperatura que atingiu os incríveis 83ºC.
Ajustamos para esta segunda bateria o FAN em modo FIXO de 85%! Jogamos o dobro de RPM só para ter certeza de que não iríamos ter novamente outro erro. Acompanhe abaixo e veja por si mesmo o resultado. ” BINGO ” !!!
O pacote de carga de processamento gráfico foi estabilizado em 100% e agora sem nenhum erro ou abortamento. A temperatura ficou extremamente agradável e caindo ! Algo muito bom de ser visto. A Poderosa HD7970 em queda livre de temperatura mesmo com overclock e sendo estressada a níveis absurdos de processamento.
Isto não só mostra a eficiência do enorme e pesado dissipador, como também ou principalmente a perfeita programação realizada pelos desenvolvedores no controlador PWM. Perfect !
Aguardamos por mais 10 minutos de ‘stress total’ para acompanhar como seria o comportamento do conjunto. A temperatura acabou estabilizando em 70º C e não ocorreu mais nenhum erro ou anomalias e oscilações de tensões.
Bom, já que descobrimos que o principal fator que ‘segura’ o processamento gráfico da HD7970 é apenas e tão somente a temperatura, vamos em frente e ver até onde conseguimos elevar seus clocks e trazer o mesmo nível de carga e processamentos.
4 comentários
Estrago: http://www.abimocorde.com/majorpain/overbr/fps.JPG
Rodando o Blu-Ray do Space Cowboys – 2000 – Clint Eastwood, jogando Mass Efect 3 no talo simultaneamente. 204FPS :D
Belo review em Xandelly, parabéns, essa vga é meu proximo upgrade, agora se uma faz estrago to imaginando esse cross.Abraço
Oi irmão ! Poxa, obrigado. Ainda tem a parte II que o Aramys tá preparando e fala somente sobre a performance dela em jogos. Quanto a Cross, eu particularmente não gostei muito, talvez por ter feito apenas uns testes preliminares conforme mostrei ai nas páginas, mas o resultado não foi o esperado não. CROSS em AMD é tenso !! mas vamos esperar pra ver o resutlado final.
QQ coisa estamos aqui, abraços e esperando sua ligação …
Parabéns pelo review,muito esclarecedor.Tocando no assunto crossfire,o único cross que vi que realmente vale a pena é usando 2 placas hd 6870,o desempenho é absurdo,chegando a ganhar de placas top da nvidia que custam mais de 1200 reais sendo que uma 6870 está custando menos de 500 reais pela internet.