Home Reviews [review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

[review] Sapphire HD7970: muito mais do que o esperado

por Carlos Xandelly

Com a placa literalmente nua, temos acesso a todos seus componentes. O Chip gráfico também precisa ser limpo da mesma maneira que a base do dissipador para recolocar futuramente no lugar. Os elastômeros dos chips de memória e os reguladores e outros componentes não precisam ser retirados do local.

Um detalhe que chama atenção é a base do corpo de dissipação tem um pequeno alto relevo justamente onde ficará em contato com o chip gráfico, a base não é polida, seu corpo é todo em cobre.

A armação vem coberta por uma fina camada de plástico protetor estático evitando fechamentos de curtos ou descargas diretamente aplicadas em algum componentes durante o manuseio por exemplo. Bem como evitar ou diminuir a impedância elétrica que circula sobre o PCB.

Levando o Corpo de dissipação para a balança, verifca-se que somente ele tem o peso em quase 660 gramas. Um peso pesado campeão ! Mas será que todo este ‘peso’ e esta sólida massa consegue fazer com que a HD7970 trabalhe em condições satisfatórias de temperatura?

Já que aproveitamos o momento para dar uma conferida no desenho e na construção da placa, algumas fotos abaixo podem servir para uma futura conferência.

No canto direito de quem olha a imagem logo acima, repara os 2 conectores de alimentação 8 + 6 pinos presentes.

A Radeon HD 7970 marca a primeira grande mudança de tecnologia da AMD/ATI, seguindo os passos da Nvidia com a família GeForce 400, a nova linha foi pensada para tarefas de computação, não só tarefas gráficas.

Mesmo assim, o modelo é em média cerca de 20% mais rápido que a GeForce GTX 580, antiga placa mais rápida com um processador (single-GPU).

A construção da placa levou um o alto escalação da AMD a buscar a mais prefeita combinação em poder de processamento gráfico com alto poder de escalabilidade (overclock) e ainda um ótimo e perfeito controle energético no conjunto. Quando a HD7970 da Sapphire está em pleno uso ou carga de processamento, seu consumo isolado chega a bater a casa dos 225 Watts, enquanto quase que instantâneamente este consumo cai para menos de 30 watts no modo de repouso, isto é claramente percebido nos testes logo mais a frente quando usamos apenas a internet por exemplo.

O Modo 2D é acionado e o consumo de energia faz o seu papel com perfeição.

Antes de mencionar resultados, vamos olhar para a página seguinte… ainda temos bons detalhes para comentar e ver.

Você também pode gostar

4 comentários

Antonio 31 de março de 2012 - 14:10

Estrago: http://www.abimocorde.com/majorpain/overbr/fps.JPG
Rodando o Blu-Ray do Space Cowboys – 2000 – Clint Eastwood, jogando Mass Efect 3 no talo simultaneamente. 204FPS :D

Responder
Mickael 14 de março de 2012 - 10:53

Belo review em Xandelly, parabéns, essa vga é meu proximo upgrade, agora se uma faz estrago to imaginando esse cross.Abraço

Responder
Carlos Xandelly 14 de março de 2012 - 10:57

Oi irmão ! Poxa, obrigado. Ainda tem a parte II que o Aramys tá preparando e fala somente sobre a performance dela em jogos. Quanto a Cross, eu particularmente não gostei muito, talvez por ter feito apenas uns testes preliminares conforme mostrei ai nas páginas, mas o resultado não foi o esperado não. CROSS em AMD é tenso !! mas vamos esperar pra ver o resutlado final.
QQ coisa estamos aqui, abraços e esperando sua ligação …

Responder
adriano 14 de março de 2012 - 15:23

Parabéns pelo review,muito esclarecedor.Tocando no assunto crossfire,o único cross que vi que realmente vale a pena é usando 2 placas hd 6870,o desempenho é absurdo,chegando a ganhar de placas top da nvidia que custam mais de 1200 reais sendo que uma 6870 está custando menos de 500 reais pela internet.

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações