4 parafusos mais reforçados prendem a moldura de sustentação e armação do dissipador e das Fans. Sendo 2 para cada lado da placa. A soltura destes, deixará totalmente livre o corpo de dissipação que é formado pelas aletas do dissipador, os heatpipes e a base de contato com o GPU e a moldura/armação.
A armação que envolve a fixação das 2 FANS que equipam o Direct CU II ficam separadas totalmente do dissipador.
Com acesso assim total, e em sua desmontagem por completo, podemos atestar a qualidade de todo o material usado e o excelente projeto de desenvolvimento e aprimoração do Direct CU II, na teoria ele se mostra como um verdadeiro vencedor e detentor do mais alto lugar no pódio de dissipação térmica para placa de vídeo em produção comercial.
Seu imenso corpo é formado assim por 2 módulos principais que abrigam 48 e 53 aletas, medindo 85mm e 92mm respectivamente cada módulo.
Ambos os módulos medem 100 mm de largura. E abaixo, uma rápida conferência das peças todas isoladas e devidamente separadas do corpo principal.
As 2 Fans que equipam o Direct CU II são presas por 3 pequenos parafuso, tendo sua base diretamente fixadas na armação/moldura de alumínio. Não encontramos necessidade de também fazer a sua desmontagem, tendo em vista que tratam do mesmo modelo e tamanho que ocupam os demais modelos Direct CU da Asus.
Bom, já que agora estamos bem integrados e conhecedores do excelente trabalho de dissipação que o fabricante fez neste sistema, que tal sairmos da teoria um pouco e entrarmos literalmente nos testes? Será que este tamanho todo trará algum desempenho ou performance maior que a esperada ?
Antes de verificar estes resultados que prometem no mínimo serem muito interessantes, vale a pena dar uma passada na página seguinte e fechar com chave de ouro a questão sobre o PCB da placa e seus componentes ! Afinal, chegamos até aqui que foi o mais demorado… conferir tudo nunca é demais não é mesmo?
4 comentários
Ótimo review, explorou muito bem todos os “cantos” da placa. Estou decidido em comprar uma mais o problema com a base do dissipador me preocupa, pois no gabinete ela irá ficar disposta na horizontal e o peso do dissipador vai fazer diferença… Existem calços e reguladores no mercado para aliviar o peso das placas que estão cada vez maiores. Isso resolveria? Obrigado.
Olá Francisco, Bom dia irmão.
Aqui nós resolvemos esta folga e sugerimos ao fabricante apenas utilizar 4 orings entre o PCB e o parafuro de fixação, ficou bom, e parou de folgar entre a base e o GPU. Compre 4 orings que custam 20 centavos cada e problema resolvido OK. Qualquer outra dúvida, estamos a disposição. Abraços
Ótimo review!!!
Deu pra entender bem o que vem pela frente e é um review que até os leigos estão prontos para ler. Impressionante.