[box_dark]TEMPERATURA[/box_dark]
Até agora olhamos para a parte teórica da HD7950 DC2T da Asus, seu sistema de dissipação, suas tecnologias, sua construção, sendo agora o momento da prática e assim realmente ver se a placa tem um desempenho acima da média e em comparação com as demais dentro do seu modelo e série. Nada melhor do que já começar quente e pelo menos tentar fazer com que a placa beire ou chegue perto dos seus limites radicais.
A Questão de temperatura sempre foi e sempre será uma das principais (senão a …principal) partes de cuidado e de preocupação dos seus fabricantes. A otimização de uma placa de vídeo vai bem além de simplesmente ‘destravar’ a bios para alguns ajustes mais fortes e colocar um dissipador com m FAN bonitinho ou colorido. Uma verdadeira placa otimizada oferece além do seu singular aspecto visual atraente ou agressivo, a possibilidade de irmos bem além do que provavelmente se consegue com uma placa referência, e em muitas destas vezes termos resultados melhores (mesmo com overclock bem mais forte) do que a placa de referência e sem overclock. Este parágrafo acabou ficando parecendo conturbado, mas o que queremos falar é que a placa de vídeo que realmente foi desenhada e trabalhada em todos os aspectos é capaz de oferecer temperaturas menores mesmo com um overclock mais agressivo, do que as próprias placas de referência e sem overclock algum (com os clocks originais).
Mas sabe-se também que não é tão fácil assim e que nem todos os fabricantes atingem estes objetivos.
Neste tipo de teste, utilizamos para monitoramento o software proprietário da Asus: GPU Tweak que além de ser bastante fiel aos resultados, permite acesso aos ajustes mais diretos da GPU e Memórias como por exemplo as suas voltagens. Quanto a gerar a carga de fulload para o GPU, não poderia ser outro, o temível Furmark que literalmente é capaz de levar a placa de vídeo a um tipo de calor que dificilmente o usuário encontrará no cotidiano.
Neste ponto e nesta análise ficamos bastante surpresos, a placa com seus clocks originais (que já são mais fortes ligeiramente do que os clocks referência) se mostra muito gelada. Vamos aos resultados de várias combinações de testes.
Temperatura S/Overclock : Padrão
Teste Stress FullLoad: Furmark
Após a execução do Furmark com os clocks padrões, a temperatura escalou do seu estado inerte de idle(repouso) que apresentava 31ºC para 47ºC, nada mal para o começo. Porém precisaremos de muitos dados e informações para lançar ao nosso leitor o veredicto sobre a sua performance no final.
Mais 12 minutos de Stress Total (sem medo e sem dó) a placa atinge seu pico máximo de temperatura, permanecendo em 60ºC…
E finalizando perto dos 30 minutos literalmente ‘queimando’ a GPU nada muito além do esperado, realmente o pico máximo de temperatura com as configurações padrões e tudo no modo AUTO (entenda-se as FANs) a confirmação é de atingir apenas 61º C. Isto prova o quão eficiente é o Dissipador DirectCU II mesmo que a sua folga existente no projeto. Fato que se provou não apresentar relevância desde que o usuário deixe a placa totalmente livre e não puxe o seu dissipador para qualquer um dos lados.
Abaixo o resumo dos 30 minutos monitorados em FullStress com seus clocks originais.
Continuamos na página seguinte…
4 comentários
Ótimo review, explorou muito bem todos os “cantos” da placa. Estou decidido em comprar uma mais o problema com a base do dissipador me preocupa, pois no gabinete ela irá ficar disposta na horizontal e o peso do dissipador vai fazer diferença… Existem calços e reguladores no mercado para aliviar o peso das placas que estão cada vez maiores. Isso resolveria? Obrigado.
Olá Francisco, Bom dia irmão.
Aqui nós resolvemos esta folga e sugerimos ao fabricante apenas utilizar 4 orings entre o PCB e o parafuro de fixação, ficou bom, e parou de folgar entre a base e o GPU. Compre 4 orings que custam 20 centavos cada e problema resolvido OK. Qualquer outra dúvida, estamos a disposição. Abraços
Ótimo review!!!
Deu pra entender bem o que vem pela frente e é um review que até os leigos estão prontos para ler. Impressionante.