[box_dark] COMENTÁRIOS FINAIS E CONCLUSÃO[/box_dark]
Estar entre o TOPO e paralelamente bater de frente com as placas consideradas hoje High-End TOP é algo extremamente muito mais complexo do que muitos possam imaginar, isto envolve ao fabricante uma série de custos e alto investimento em desenvolvimento, aprimoramento e principalmente testes no resultado final. Sem deixar com que o seu custo seja relativamente alto demais para sair de dentro do segmento das placas de referência ou mais ‘simples’ no mesmo modelo, afinal não adiantaria muito fabricar uma placa deste porte e neste nível com seus conceitos e apresentar ao consumidor um preço exageradamente alto, isto acabaria por fugir ao foco e à meta da Asus neste caso específico, assim novamente o fabricante parece ter uma receita guardada a 7 chaves entre placas otimizadas de alto nível com preços finais muitos sugestivos e competitivos.
Bom, sobre a placa em si, não temos muito mais o que comentar ou narrar, afinal desde a abertura nos primeiros parágrafos deste review, como era de se suspeitar e esperar, a designação ‘TOP’ sugere que a HD 7950 DirectCU TOP II fosse parte de high-end das ofertas da ASUS no mais alto lugar do pódio, concluímos assim; sendo de fato consumado e comprovado que realmente é a melhor oferta para o seu AMD HD 7950 atualmente oferecida no mercado global em todos os aspectos levantados.
A Placa possui um potencial poderoso com seus ajustes de fábrica e com um pequeno incremento nos seus clocks a placa se torna um verdadeiro monstro seja para quem for analisar ou usar. Além destes aspectos, a HD7950 DC2T apresenta um dissipador silencioso mas poderoso e muito, mas muito longe de ser considerado apenas com um visual bonitinho ou um dissipador com 2 FANs, os resultados foram satisfatóriamente significativos para receberem elogios e as notas mais elevadas, ficando apenas a questão que apresentamos na página 6 sobre a folga que existe entre a base do GPU e a base do Dissipador, fato erroneamente projetado pela má medida dos 4 parafusos de fixação entre o PCB e o Dissipador em si. Não que isto seja realmente um grande problema, mas ocorre de fato que se por acaso esta placa (vamos supor…!!) que fique encostada a algum cabo ou algum objeto que faça pressão diretamente no cover (capa preta de proteção), este por sua vez poderá acabar distanciando do GPU e diminuindo assim consideravelmente o poder de dissipação térmica do dissipador (conforme apresentamos em vídeo) – concluímos que a Placa não corre o risco de queimar, mas perde uma grande performance ao seu projeto originalmente desenvolvido.
Este fato foi enviado para o Fabricante com a sugestão de que seja substituído os 4 parafusos por um de maior comprimento ou então, que seja adicionado 4 pequenas arruelas ou calços entre este espaço, evitando assim definitivamente que o dissipador corra qualquer tipo de risco de folga ou balanço acima da GPU – Até o fechamento deste review, não recebemos o retorno do Fabricante com maiores detalhes do que será adotado ou feito sobre este ‘problema’ apresentado pelo OverLAB.
Um fator que precisa ser muito bem visto pelo usuário antes de realmente adquirir a HD 7950 DirectCU II TOP é sobre a questão de espaço interno do Gabinete. A Placa em si é gelada e trabalha dentro de margens soberbas de dissipação, então o problema não seria a questão de ventilação ou fluxo interno de ar, mas sim, diretamente o Espaço para a sua instalação. A Placa é cerca de 3 cm maior que a mais forte placa de vídeo da atualidade, a HD 7970. Algo que pode até mesmo causar espanto e assustar qualquer jogador por seu tamanho, isso sem falar que além do seu comprimento ela ocupa espaçosamente o lugar de 3 slots.
A Asus quando resolve pensar grande, inspirar inovações e persistir na perfeição: realmente centraliza este pensamento e faz acontecer ! Uma forma que também é reconhecida em seus produtos ROG que são concebidos especificamente para jogadores extremos que buscam pelos melhores produtos segmentados entre diferentes plataformas e meios de uso. Esta análise acabou tomando um bom tempo, mas foi um tempo precioso e cheio de recompensas com sabor de que queremos mais…sabe aquele gostinho de que algo ficou faltando ou de que o serviço não foi completo? Pode até ser considerado por alguns colegas como de fato não ter sido…mas diante a tantas particularidades e a tantos ou quantos testes nestes dias com esta amostra, que decidimos fazer esta análise especificamente voltada ao desempenho e a sua performance específica para entusiastas, ficando uma lacuna neste review pertinente a jogos ou sobre o desempenho da HD7950 DC2T em determinados benchmarks de games atuais, mas esta lacuna será preenchida com o mesmo nível desta análise e seguindo toda a tradição do OverLAB em suas elaborações e laudos técnicos. Em outra oportunidade levaremos todos os resultados deste exemplar com vários jogos referência para comparações de mercado.
No mais, ao que se refere a tecnologia PCI-e 3.0 não notamos absolutamente nenhuma grande mudança entre o PCI-e 2, a placa mãe utilizada embora possua o slot PCI-e 3.0 não surtiu efeitos em nenhum momento desta análise, acreditamos por ser quase impossível ‘preencher a largura de banda’ atualmente com placas single-GPU.
A HD7950 DC2T é uma placa que causa ao usuário a sensação de ter mais e querer usar tudo ou mais do que ela realmente oferece, e acreditem, neste caso não sei muito bem o motivo real que a Asus levou como consideração, mas este chip gráfico, utilizando este corpo de dissipação térmica ainda tem muito mais a oferecer e poderia ser abertamente destravado ou oferecido ao usuário alguma margem maior de overclock. Existem outros recursos avançados para passar os 1100 Mhz ‘travados’ na GPU, que não vem ao caso explicar aqui, mas o que se deve ressaltar é que o Chip Tahiti PRO utilizado neste exemplar é magnífico e poderia ou ser muitíssimo bem aberto para os usuários uma margem maior de overclock !
Afinal, você deve conhecer o ser humano por natureza não é mesmo? Hoje ele não tem – amanhã ele compra – e depois de amanhã ele busca mais !!!
E é assim mesmo que deverá ocorrer com este modelo High-End. Certamente o usuário felizardo e sortudo irá adquirir e ficar sobremaneira perdidinho quando se deparar com os quase 240 GB/s de banda de tráfego de dados gráficos e processamento aplicado ao GPU (sem falar nos seus 3Gb de memória GDDR5 com chips Hynix dedicados), passado alguns poucos dias a mais, ele novamente ficará buscando mais, e com certeza deixará o modo de 24 x 7 com o overclock máximo ‘destravado’ pelo GPU Tweak, e só esta simples ação de 1 clique apenas levará esta mesma taxa que já era alta para os absurdos quase 310 GB/s ! Isto poderá fazer algum leitor perguntar : Qual o jogo ou qual o aplicativo que ‘enche’ esta banda? Não serei falso ou hipócrita: Nenhum e nenhuma ! Então por que ter ou possuir uma placa deste porte e neste nível? Serei muito sincero e direto:
Possuir atualmente a HD 7950 DirectCU II TOP pode certamente representar possuir uma placa High-End com todas as novas tecnologias agregadas de forma funcional, e ter a plena certeza que nos próximos 2 ou 3 anos seguintes não ter a mínima necessidade de comprar ou adquirir outra placa do mercado, seja pelo simples fato de ser (hoje) a 2ª placa mais forte do Mundo ou pelo fato de ser a melhor e mais otimizada HD 7950 do mercado global – Carlos Xandelly
Queremos agradecer imensamente a ASUS por fornecer esta amostra, e ; em especial a pessoa do Alexandre ZIEBERT por ter prontamente atendido ao nosso suporte e dúvida. Aproveitando deste momento para colocarmos a disposição do fabricante para quaisquer outros tipos de testes específicos ou solicitados.
4 comentários
Ótimo review, explorou muito bem todos os “cantos” da placa. Estou decidido em comprar uma mais o problema com a base do dissipador me preocupa, pois no gabinete ela irá ficar disposta na horizontal e o peso do dissipador vai fazer diferença… Existem calços e reguladores no mercado para aliviar o peso das placas que estão cada vez maiores. Isso resolveria? Obrigado.
Olá Francisco, Bom dia irmão.
Aqui nós resolvemos esta folga e sugerimos ao fabricante apenas utilizar 4 orings entre o PCB e o parafuro de fixação, ficou bom, e parou de folgar entre a base e o GPU. Compre 4 orings que custam 20 centavos cada e problema resolvido OK. Qualquer outra dúvida, estamos a disposição. Abraços
Ótimo review!!!
Deu pra entender bem o que vem pela frente e é um review que até os leigos estão prontos para ler. Impressionante.