[box_dark]SISTEMA DE DISSIPAÇÃO[/box_dark]
Em busca de um review mais abrangente resolvemos dissecar completamente o seu robusto sistema de dissipação com o objetivo de verificar as peças, componentes e como foi feita a construção deste colossal dissipador que equipa a HD 7950 DC2T da Asus. Podemos relatar, que foi uma tarefa desbravadora e um tanto quanto interessante, vamos acompanhar:
Retirando o dissipador
O Primeiro passo é um tanto quanto simples e ao nosso ver simples até demais, são apenas 4 parafusos que fazem a sustentação do enorme corpo de dissipação térmica junto ao GPU, que deve ser desparafusado para a retirada completa do mesmo e assim prosseguir com comodidade para os próximos passos.
Após a retirada dos 4 pequenos parafusos, o dissipador sai por completo.
Logo de início percebemos que existe uma certa ‘folga’ entre o GPU e o Dissipador, olharemos este fato mais adiante, pois quando o dissipador está fixado na placa de vídeo, ocorre um certo ‘balanço’ . Nos testes que faremos logo mais, descobriremos se esta folga causa algum tipo de impacto prejudicial ao desempenho ou a performance como um todo.
O Vídeo abaixo mostra muito bem, o que encontramos:
Um ponto crucial para que o PCB fique ou permaneça ‘reto’ sem envergaduras causadas pelo calor do uso diário acumulado com o peso do dissipador, a ASUS inclui neste projeto reforços que são colocados e fixados diretamente no PCB da placa, impedindo desta maneira que a placa faça qualquer tipo de envergadura. Existem 2 guias (fixos de ferro) no PCB, um na horizontal e outro na vertical.
Idéia realmente genial, afinal em alguns modelos de outros fabricantes, este tipo de reforço fica diretamente no dissipador e que na realidade acaba não evitando que a placa fique torta ou incline com o peso do dissipador depois de algum tempo. A ASUS tem entre seus engenheiros de desenvolvimento uma pessoa boa de idéia.
O sistema adotado é perfeito e realmente impede que a placa faça qualquer movimento mesmo com o enorme dissipador, na sequência abaixo, pode-se visualizar muito bem:
Fora este, o outro trilho guia de sustentação segue de fora a fora no modo horizontal, sendo o mais importante deles.
Este ‘trilho’ que é fixado no PCB por mais 2 parafusos acompanha horizontalmente o PCB até a sua conexão com o espelho PCI, que por sua vez recebe mais 2 parafusos. Este procedimento é extremamente importante e foi adotado de maneira importantíssima, tendo em vista não só o tamanho do dissipador, como a combinação dele com seu peso final.
O Dissipador instalado chega a pesar pouco mais de 720 Gramas e certamente caso não existisse este trilho a placa em pouquíssimo tempo de uso ficaria empenada ou torta quando instalada no gabinete.
Vamos caminhando, que ainda tem muita coisa pela frente a ser revisada e analisada com calma.
4 comentários
Ótimo review, explorou muito bem todos os “cantos” da placa. Estou decidido em comprar uma mais o problema com a base do dissipador me preocupa, pois no gabinete ela irá ficar disposta na horizontal e o peso do dissipador vai fazer diferença… Existem calços e reguladores no mercado para aliviar o peso das placas que estão cada vez maiores. Isso resolveria? Obrigado.
Olá Francisco, Bom dia irmão.
Aqui nós resolvemos esta folga e sugerimos ao fabricante apenas utilizar 4 orings entre o PCB e o parafuro de fixação, ficou bom, e parou de folgar entre a base e o GPU. Compre 4 orings que custam 20 centavos cada e problema resolvido OK. Qualquer outra dúvida, estamos a disposição. Abraços
Ótimo review!!!
Deu pra entender bem o que vem pela frente e é um review que até os leigos estão prontos para ler. Impressionante.