Plataforma de Testes e Metodologia
Com o objetivo de levar ao leitor além do resultado fiel dos benchmarks, agregamos uma rápida comparação com 2 placas que já foram realizados os testes nesta mesma configuração.
Todos os testes de benchmarks gráficos, USAMOS OS CLOCKS E CONFIGURAÇÕES PADRÕES da placa de vídeo, em outras palavras, não foi feito com overclock.
A plataforma utilizada foi:
- Intel Zeon W3580
- Memos Dominator GT – 6 gb Tri-Channel
- Mobo Asus Rampage GENE II
- HD WD 180 GB
- PSU X7 Power 900w
- Sistema Refrigerado a água, e Windows 7 atualizado
A metodologia é bastante simples, foi feito 2 baterias de cada benchmark, em 2 resoluções diferentes ( as 2 mais usadas em games no Brasil – segundo pesquisa) e elaborar um gráfico real. As 2 placas adicionais, já tinham passado pelo OverLAB ha algum tempo atrás, e por este motivo resolvemos inserir no contexto para poder auxiliar o leitor na sua comparação de resultados e ter um parâmetro.
Instalação Lógica
Os drivers utilizados foram os originalmente oferecidos pelo suporte da Zotac em seu CD de instalação.
Não encontramos problemas de compatibilidade e todos os pacotes foram instalados corretamente. O destaque a parte fica para o software proprietário FIRESTORM, que é um aplicativo desenvolvido pelo fabricante para uso exclusivo em suas VGAs ao que se refere a overclock.
O qual se demonstrou super eficiente e no esquema On-the-fly ! Sem travamentos ou atrasos nos ajustes permitidos. Falaremos um pouco mais sobre o Overclock logo adiante.
Overclock | Firestorm
Sintonize e ajuste sua placa de vídeo da ZOTAC para extrair cada gota de desempenho com o ZOTAC FireStorm. FireStorm permite ajuste fino com Shader Clock, e configurações de clock de memória além da GPU. FireStorm também possui monitoramento de temperatura em tempos real e controle manual de velocidade do ventilador para o controle adicional da placa.
É um programa leve, fácil e com um design razoável (entenda-se sem muitas firulas) em sua interface .
Principais Características
- GPU, shader e memória de ajustes de velocidade de clock
- Vários perfis de desempenho
- Exibição de temperatura da GPU
- Manual de controle de velocidade do ventilador
- Automaticamente pode ‘carregar’ as configurações de overclock na inicialização definidos no seu perfil
- ‘Built-in’ = falha de segurança no caso de falha de overclocking
- Interfaces com a ZOTAC hardware NITRO
Aos colegas que não se recordam muito sobre o ZOTAC NITRO, nada mais é, do que uma interface física – um dispositivo – que permite aplicar diretamente todos os recursos idênticos ao programa, só que de forma física, ou seja, através de botões. Além de poder acompanhar o monitoramento através dos seus indicadores de leds. Mesmo sendo dificíssilimo encontrar a venda no Brasil, é um dispositivo bem interessante e é compatível com quase todas as placas da ZOTAC.
Seu funcionamento e sua conexão é feita através da USB. Só lamentamos muito nunca termos o prazer de pegar um NITRO em nossas instalações antes, afinal ele parece ser bastante útil e prático.
O dispositivo de interfaceamento físico ZOTAC NITRO bem que poderia vir como opcional nas placas da ZOTAC, mas infelizmente além de ser um ‘objeto raríssimo’ é algo que tem que ser adquirido a parte.
Os resultados obtidos com estabilidade na GT 430 Zone seguem abaixo:
|
Mesmo sendo uma placa de entrada, a sua qualidade na construção permitiu uma boa margem de overclock. Os clocks máximos atingidos estávelmente, estão atribuídos na tabela acima.