O Intel Core i7-980X Extreme Edition, o primeiro processador com seis núcleos para desktops da Intel, foi recentemente substituído pelo Core i7-990X e como a Intel não pretende ter dois modelos top de linha, o processador foi recentemente adicionado à lista de processadores para serem descontinuados.
Introduzido em março de 2010, o Core i7-980X é fabricado no processo de 32nm, tem seis núcleos, funciona a uma frequência de 3,33 GHz, dispõe de 12 threads, 12 MB de cache L3, um TDP de 130W e funciona em motherboards LGA 1366. Segundo os planos da Intel, o chip estará disponível para encomendas até o dia 30 de setembro e vai continuar a ser comercializado até dia 9 de março de 2012 (para a versão box), ou até que o estoque se esgote (versão tray).
Com uma vida útil de dois anos, o Core i7-980X irá terminar a sua vida com uma longevidade maior do que a do seu sucessor, o Core i7-990X, devido à rápida transição para a nova plataforma LGA 2011 que deverá ser lançada no segundo semestre deste ano.
2 comentários
Sabe, para mim, tdo isso é pura balela dos fabricantes, que tencionam ao consumismo puro e barato. Neste caso, o processador nem bem se encontra ou vende em 90% das lojas aqui no Brasil, e já querem aposentar o mesmo…. isso é uma gde patifaria….eles deveriam sim, então abaixar os valores e vender para a massa….ganhar na quantidade !
lamentável e coitados de nós, os consumidores
Puro consumismo ‘barato’. Ao nosso ver, a maioria dos fabricantes estão se matando aos poucos, ou melhor, matando os seus próprios produtos. Que infelizmente é uma reação em cadeia. O Fabricante ‘empurra’ um lote fechado para os Distribuidores, e estes por suas vez, tencionam e obrigam aos lojistas comprarem X unidades. Depois que o estoque estiver quase zerado, o fabricante lança outro produto similar. Acontece que isso é extremamente prejudicial, tendo em vista que quem mais sofre com toda esta desenfreada reação comercial é o usuário final, que fica e está perdidinho diante de lançamentos atrás de lançamentos, e coitado do lojista que tem estoque nas suas prateleiras, senão vender em 3 meses, é caixão na certa.