Home Reviews [review] Asus P8Z68-V PRO: para quem sabe o que quer

[review] Asus P8Z68-V PRO: para quem sabe o que quer

por Carlos Xandelly

[box_dark]Estrutura e Desenho Físico[/box_dark]

A placa apresenta a coloração preta com os dissipadores azuis, os slots seguem o mesmo tom de Azul, sendo branco apenas o 2º Slot PCI-e . A disposição das conexões são bem apresentadas, seja na parte de alimentação como de conectividade de dispositivos. Entenda-se aqui também a disposição das portas Sata , que são dispostas pela lateral (conexão convergente a tangência das placas de vídeo) , e por este motivo, não causam nenhuma interferência na utilização de qualquer porta Sata, muito bem feito.

 

[box_dark]Um pouco sobre a Tecnologia Virtu[/box_dark]

Empresa israelense LucidLogix marcou uma importante vitória pela Intel oferecer (algumas) das suas placas-mãe H67 e Z68-com o software de virtualização Virtu GPU, de modo a permitir aos clientes tirar partido da GPU portátil, como a mudança no ambiente de trabalho .

P8Z68-V PRO: permite o uso da tecnologia Virtu

A solução Lucid (Virtu) pode alternar automaticamente entre a GPU integrada nos processadores Intel Sandy Bridge e uma Nvidia ou placas de vídeo da AMD, de modo a equilibrar o consumo de carga e potência de um sistema. Para simplificar, a placa dedicada será usada somente quando performance 3D intensa é necessária, enquanto o resto do tempo, será colocado em um estado de baixa potência (meio ociosa), deixando o trabalho gráfico a GPU integrada.

Intel é a primeira empresa a anunciar seu apoio a Virtu mas devemos esperar que outras fabricantes de placas-mãe possam aderir em breve. Elas podem estar à espera da luz verde no chipset Z68 para confirmar a sua adesão ao Virtu.

Há pouco tempo atrás a LucidLogix nos surpreendeu com a tecnologia Hydra X que combina o poder de várias placas de vídeo independente do modelo ou fabricante e faz com que o PC as use em paralelo dividindo a carga de acordo com a potência de cada uma delas. Algo como as tecnologias CrossFire e SLI faz nos dias de hoje, porém sem se prender a um hardware específico ou especial.

Desde fevereiro porém, a Lucid trouxe ao mercado uma nova tecnologia chamada Virtu. Diferente da Hydra X, não é preciso ter 2 ou mais placas de vídeo.

A tecnologia Virtu foi desenvolvida e homologada para processadores i3/i5/i7 de segunda geração (chame-os de Sandy Bridge).

O Virtu alterna o processamento entre o chip gráfico onboard e o chip gráfico dedicado de uma placa offboard, mas ao invés de balancear a carga, a tecnologia Virtu direciona cada tarefa de acordo com o poder de processamento do chip gráfico.

Enquanto os gráficos 3D (os mais pesados) são processados na placa offboard que é muito mais potente, já os gráficos 2D são processados no chip gráfico onboard e sem que haja comprometimento algum. Em outras palavras, é possível compilar um vídeo em full HD enquanto se joga algo pesado sem que haja qualquer comprometimento em qualquer uma das atividades.

Outra característica interessante da tecnologia Virtu, é que pode-se rodar jogos pesados mesmo estando com o monitor conectado a saída de vídeo da placa mãe, já que o processamento se dá na placa offboard, ou seja ,dessa forma o sistema faz a renderização nela e copia as imagens para o frame-buffer do chip gráfico integrado.

A economia de energia também é um fator muito atraente, já que nem sempre utilizamos a placa gráfica dedicada, porém esta continua consumindo a mesma quantidade de energia mesmo quando é usada para trabalhos trivias como ler emails ou entrar na internet. Quando conectamos o monitor na saida da placa mãe porém, é possível utilizar o chip gráfico quando não necessitamos de desempenho, assim a placa de video dedicada fica em standby consumindo muito pouco e é ativada quando existe a necessidade.

Tudo isso é possível sem que haja intervenção alguma de hardware ou controlador especial. Tudo é feito via software, um grande passo em direção a drivers mais bem elaborados.

 

 

 

[button link=”https://overbr.com.br/review-asus-p8z68-v-pro-para-quem-sabe-o-que-quer/3″ variation=”darkgrey”]Anterior[/button] [button link=”https://overbr.com.br/review-asus-p8z68-v-pro-para-quem-sabe-o-que-quer/5″ variation=”darkgrey”]Próxima[/button]

Você também pode gostar

2 comentários

Bruno 30 de setembro de 2011 - 08:42

Opa,bela analise.uma duvida.meu pai tem um pc de escritorio com um celeron dual core,775,mas ddr2.queria mudar pra ddr3.sera que ela funciona com o celeron?vlw.

Responder
Giancarlo C. Dalmedico 29 de setembro de 2011 - 19:44

Belo review Xandelly! Extremamente bem ilustrado ein? É foto que não acaba mais hehehe

Gostei da foto da chamada, ficou bonito o F1 nessa mobo :D

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações