Com a chegada quase que quinzenal de novas placas de vídeo e novas tendências de tecnologias visuais os jogos acabam exigindo cada vez mais das placas e plataformas. Muitas destas vezes milhares de jogadores são ‘forçados’ a migrarem ou realizarem um upgrade somente para atender a um ‘pré-requisito’ gamer, mas que nem sempre esta claro ou traz todas as informações necessárias.
Ao longo dos próximos dias realizaremos diversos testes reais com algumas placas de vídeo bem ‘antiguinhas’ e outras nem tanto, afim de verificar se o título mais falado e jogado atualmente: o Battlefield 4 é jogável ou não com determinadas VGAs. Inicialmente neste primeiro artigo utilizaremos uma HD4770 que foi uma das placas mais vendidas da Radeon nos anos de 2009 e 2010.
Sabe-se que no Brasil a maioria dos jogadores acabam deixando de comprar os títulos justamente por não estarem dentro dos requisitos mínimos para o jogo, alguns possuem um hardware ‘ultrapassado’ e não dispõe de uma grana para realizarem um upgrade. Neste sentido que vamos tentar testar diversas placas e ver como é o comportamento do jogo e principalmente verificar se ele é ‘fluído’ ou não. Outras vezes alguns requisitos são publicados sem o menor sentido e sem terem realmente testado o jogo em vias de fato, tornando para os jogadores um verdadeiro martírio passar algum tempo ali tentando jogar ou fazendo com que o FPS tenha taxas mais elevadas.
A plataforma utilizada será a mesma para todos os futuros testes e assim servir de um bom parâmetro e comparação, vejamos:
- Core i7 4770k @ 4,4Ghz
- Memórias Apacer DDR3 8Gb 2x 3000Mhz
- SSD OCZ Vertez 4
- Fonte Cooler Master 750GX
- Placa-mãe GIGABYTE Z87X OC-Force
- vídeos: variados
A nível de conhecimento, vejamos os requisitos mínimos informados pelo desenvolvedor para que o jogo seja instalado e jogado.
[box type=”warning” ]Observações: vale lembrar que esta taxa de FPS não é garantida em outros cenários ou em outros episódios (capítulos do jogo), utilizamos a primeira cena afim de seguir uma metodologia comparativa do jogo que será apresentado ao fim dos testes em nossas placas de vídeo)[/box]
Configurações e Ajustes Vídeo (modo AUTO – detecta conforme o hardware)
Imagem da resolução e Qualidade
Resultados FPS – Modo Resolução Automático
Não Passou de 23 FPS
Configurações e Ajustes Vídeo (modo BAIXA – ajuste manual)
Imagem da resolução e Qualidade
Resultados FPS – Modo Resolução BAIXA – Manual
Não Passou de 33 FPS
[divider]
Comentário Final
Embora possa até se tornar um jogo ‘jogável’, nas cenas mais picantes e com tiros e açõe simultâneas a taxa de FPS mesmo em resolução ajustada para tudo ‘baixo’ a queda é inevitável, isso sem falar na qualidade dos detalhes gráficos e na jogabilidade em geral. Até é possível jogar no modo campanha, mas com o passar de algum tempo em frente a telinha, o jogo fica extremamente cansativo e ruim devido justamente a este fluxo horrível do jogo nas cenas de ações e tiros, isso sem contar onde existe cenário de explosões, onde a taxa despenda rapidamente e instantâneamente para menos de 15 FPS mesmo em ajuste mais baixo.
Se não tiver mesmo um jeito de trocar a placa o jeito é tentar evitar os cenários explosivos e ajustar todos os ajustes tanto pelo driver como pelo jogo BF4 em mais baixo possível.
Nos encontramos num próximo teste rápido Gamer do jogo mais falado da atualidade e mais jogado pelos campeões ! Uma outra placa de vídeo será usada e ao final de todos os demonstrativos montaremos uma boa base de dados comparativa real.
abraços e outras sugestões, por favor, opinem !
1 comentário
Experimente utilizar as drivers anteriores de 2010 e vai ver que aumenta pelo menos uns 15 fps.
Já fiz o teste e sei que as drivers mais recentes não são as ideais para a 4770.