[box_dark]Detalhes Técnicos[/box_dark]
Tipo: ATX
Padrão: ATX 12V 2.2
Tensão de Entrada: 115~230V Chaveado
Conectores: 24 Pinos Para Placa Mãe, 01 Conector de 4 pinos para alimentação extra do processador, 01 Conector auxiliar para alimentação processador 8p, 04 Conectores para drives IDE, 02 Conectores para Floppy, 02 Conectores para Floppy, 02 Conector 6pin PCI-EX
Dimensões (AxLxP): 85x150x140
Conector Placa Mãe: 24 Pinos
Cooler: 2 Fan Cooler
Potência Real: 500W
Conector SATA: 4 Conectores
Link do fabricante: http://www.hometechpc.com.br/htc/prod/prdt.php?prdt_id=21
Modular: NãoJá que falamos sobre detalhes, vamos voltar ao chassis. Estivemos olhando mais atentamente esta fonte, e sabe aquele ‘efeito’ “de-já-vú” ! Eu já parecia ter olhado esta fonte antes em algum lugar ou algum site. Não me é e nem era estranho.
Fiquei bem instigado com este pensamento, o que m elevou a aprofundar nas pesquisas através do part number, PCB e detalhes internos do circuito de alimentação, e por surpresa acabei parando < neste link >. Pelas fotos, detalhes e parte técnica, tudo leva a crer se tratar da mesma fonte de alimentação: uma Dr. Hank PW-500T-USPC, que foi bombardeada e recebeu selo bomba do Gabriel Torres, justamente por não ser o que mostra a sua eficiência, e ser bem abaixo do esperado.
Nosso teste é bem mais simples e objetivo que o grande mestre e guru das fontes, por isso não podemos discordar nem concordar com ele. Nossos equipamento permitem apenas testes de carga, proteção e sobre-carga com desarme. Bem como aferir através de 2 wattímetros a carga real de consumo no momento. Não temos emuladores ou simuladores de carga, e por este motivo temos que ir prosseguindo passo a passo com muita calma e cautela. Usamos nosso hardware precioso na bancada, e qualquer erro ou mancada, podemos perder tudo num simples e rápido piscar dos olhos.
Voltando ao chassis, que ele é bonito, não temos dúvida.
Ao lado do cabo de alimentação, dispomos de uma chave seletora de voltagem, tratando-se claramente ser uma fonte bi-volt manual, o botão Power ON OFF está presente e quando a fonte está em funcionamento, este botão permanece acesso com tonalidade vermelha.
Parece que não é só semelhanças físicas, a Dr.Hank PW-500T-USPC e a Pixxo 500 Watts pelas partes comparadas demonstram ser a mesma fonte. Como não temos uma fonte da Dr.Hawk fisicamente para verificar, utilizamos o review do mestre Gabriel Torres, publicado no CDH. E pelas images e estrutura, podemos quase afirmar serem a mesma fonte.
Mas isso pouco importa, o que realmente interessa é os testes, e já que falamos sobre eles, vamos aos resultados.
9 comentários
Essa fonte aguenta FX6100 + GTX 650TI + 8 GB de RAM????
Esta fonte pode ser utilizado para um HD 6850 sem problemas?
Oi, olha, é preferível optar por outras opções melhores do mercado. Eu não usaria, está muito justo a relação consumo e tensão. A fonte em pouquíssimo tempo vai abrir o bico ou ainda o que é pior, não aguentar o tranco e levar parte do seu equipamento pro saco preto.
A Pixxo/HomeTech/Dr. Hank/KME ou sei lá qual nome vende esses produtos de baixíssima qualidade porque não há legislação e fiscalização do Inmetro decentes.
Essas fontes sequer tem os filtros de entrada com capacitores de cerâmica e bobinas de ferrite.
São produtos amadores e ultrapassados. Abram a fonte de 230W e vejam o que estou falando. Se acharem uma bobina de ferrite na entrada, antes da ponte de diodos eu pago 10x o valor da fonte.
Querem fazer fonte aqui e cortam os custos com coisas importantes. porque não organizam um abaixo assinado pra baixarem os impostos do setor industrial ao invés de engabelar os clientes?
Claro que tem filtragem na entrada. E uma ótima filtragem para a época em que foi lançado, diga-se de passagem. Eu não sei de onde você tirou essa informação, pois certamente nunca abriu essa fonte para ver, ou não entende nada de eletrônica.
Além disso, ela conta com proteção UVP, OVP, proteção de corrente, um ripple bem abaixo que de muitas fontes atuais de até 300 reais vendidas em pleno 2023. Tem uma ótima eficiência energética para uma fonte sem PFC ativo, o que não era comum para época.
Os trafos são robustos e aguenta um overload na linga dos 5V de cerca de 180%. Pode não significar nada, já que a atenção volta-se apenas para a linha de 12V, porém é importante ressaltar que o trafo para todas tensões secundárias, com exceção do 5VSB, é o mesmo. Então, a fonte desarma em 370W na linha dos 12V simplesmente pela configuração do circuito de proteção e o retificador dessa linha. Uma simples alteração no circuito faria essa fonte ultrapassar os 450W nos 12V com certa facilidade e sem transientes significativos. Claro, o projeto veio assim e o usuário final não tem que estar apto à alterá-lo muito menos corrigi-lo. Porém, não é uma fonte que vai “explodir” num uso normal, tão pouco danificar seu hardware, pois as proteções funcionam muito bem e estão com uma margem muito segura.
Incrível esse teste ein, desarmou com 400w sendo que no do Gabriel ela entregou até 600w.
Tenho essa fonte, podem comprar tranquilo.
eu tenho essa fonte e uso uma 5670 com dual core estou preocupado se ela segura direito mas é q estou duro no momento mas assim q der vou trocar ela por uma corsair de 650w q é bem carinha aqi na minha cidade
Tive uma fonte desse msm modelo.
Nunca tive problemas com ela mas rodava em um pendtium dual core + ati 4770 normalmente.
Comprei ela pois não tinha outra na minha cidade so tinha da leadership acho eu q deve ser pior q ela.
É, 500W só no papel mesmo… Vai saber se fornece esses 300 e poucos W corretamente (dentro das especificaçoes ATX em parâmetros como ripple), pelo menos tem OCP ativo e não explodiu lol
Gostaria de fazer uma observação com relação ao termo usado no titulo dos gráficos, “Watagem” ou “Wattagem” não existe, são termos popularmente usados para se referirem a Potência mas que não são corretos… Outros termos como “voltagem” e “amperagem” entrariam no mesmo bolo, o correto para esses dois são “Tensão” e “Corrente”. :)