Home Programas Trend Micro: ransomware CryLocker utiliza arquivos PNG para o upload de informações das vítimas

Trend Micro: ransomware CryLocker utiliza arquivos PNG para o upload de informações das vítimas

por Agência Canal Veiculação
Ameaças são distribuídas no Imgur, site gratuito para hospedagem de imagens e mais de 08 mil dados já foram roubados.

Ameaças são distribuídas no Imgur, site gratuito para hospedagem de imagens e mais de 08 mil dados já foram roubados.

Na rotina de comportamento de um malware, é comum o aproveitamento de sites legítimos para comando e controle (C&C) de sistemas infectados, para assim, evitar a desconfiança de novos alvos.

Apesar da maioria dos ransomware enviarem as informações coletadas diretamente para os servidores específicos de C&C, existem algumas variantes que trabalham de forma diferente. O CuteRansomware, por exemplo, usa o Google Docs para passar informações do sistema comprometido para os atacantes.

A Trend Micro – empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem -, verificou, no entanto, uma novidade dentro desta modalidade: o ransomware CryLocker (identificado como RANSOM_MILICRY.A) passou a distribuir ameaças no Imgur, site gratuito para hospedagem de imagens.

Esta é a primeira vez que a equipe de Pesquisa em Ameaças Futuras (FTR) da Trend Micro mapeia arquivos PNG (Portable Network Graphics) como transporte para informações coletadas em um sistema infectado.

O arquivo PNG também é usado pelo cibercriminoso para monitorar suas vítimas e, após reunir dados do usuário, este ransomware envia os arquivos para um álbum Imgur.

Os autores do ataque usam essa técnica principalmente para não serem detectados e para continuarem escondidos no sistema.

Com base na pesquisa da Trend Micro, o CryLocker muda a extensão do arquivo criptografado para *.CRY. Curiosamente, antes de deletar os arquivos originais, este ransomware cria cópias dos arquivos selecionados para que sejam criptografados. É possível recuperar os arquivos com ferramentas de recuperação de disco, mas o tamanho do arquivo não deve passar de 20MB.

O CryLocker também coleta as informações do ponto de acesso de WiFi do usuário (Mac, SSID, SS, etc.). Além disso, ele tenta obter a geolocalização ou a localização de navegação do usuário com o Google Maps Geolocation API.

O CryLocker também obtém o layout do teclado, por meio do uso do windows API, GetKeyboardLayoutList.

Melhores práticas

Os cibercriminosos geralmente aproveitam brechas de sites e serviços em nuvem legítimos para esconder sua identidade e suas operações. Neste caso, a Trend Micro recomenda que serviços de hospedagem de imagem adicionem um passo no processo de upload para verificar se o arquivo de imagem é o que realmente parece ser. Isto significa que, se os arquivos PNG forem malformados, o sistema poderá identificá-los e rejeitá-los automaticamente.

A Trend Micro protege as empresas e usuários dessa ameaça detectando o arquivo malicioso e bloqueando URLs maliciosas relacionadas. As soluções oferecidas podem bloquear o CryLocker na camada de exposição e bloquear qualquer dano. A Trend Micro também oferece outras camadas de proteção para endpoints, redes e servidores.

A Trend Micro já notificou o site Imgur com relação à está prática inescrupulosa de seus serviços.

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Incorporated, líder global em soluções de segurança cibernética, ajuda a proporcionar um mundo seguro para a troca de informação digital. Nossas soluções inovadoras para os consumidores, empresas e governos fornecem segurança em camadas para datacenters, ambientes em nuvem, redes e terminais.

Otimizadas para os principais ambientes, incluindo a Amazon Web Services, Microsoft®, VMware® e outros mais, nossas soluções permitem que as organizações automatizem a proteção de informações valiosas contra as ameaças atuais.

Todos os nossos produtos trabalham em conjunto para facilitar o   compartilhamento de inteligência de ameaças e fornecimento de uma defesa contra ameaças conectada com visibilidade e controle centralizados, permitindo uma melhor proteção melhor e mais rápida.

Dentre os clientes Trend Micro, estão 45 dos 50 principais da lista top 50 Fortune ® Global 500 companies e 100% das 10 maiores empresas globais dos setores automotivo, bancário de telecomunicações e petróleo.

Com mais de 5.000 funcionários em mais de 50 países e a mais avançada inteligência de ameaças globais do mundo, a Trend Micro permite que as organizações garantam a sua jornada para a nuvem.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário