Nesta manhã, o antivírus Security Essentials da Microsoft erroneamente classificou o Google Chrome como malware e começou a bloqueá-lo. Muitos usuários relataram que o software foi totalmente removido de seus computadores. Aparentemente, o navegador do Google estava sendo identificado de forma incorreta como um membro da família do malware Zeus, mas a Microsoft rapidamente lançou uma atualização para corrigir o problema.
As reclamações começaram pouco tempo depois em fóruns de ajuda do Google, onde os usuários mostraram-se frustrados após descobrir que seu navegador Chrome tinha sido apagado do computador. Outros usuários relataram que ao iniciarem seus PCs, eles receberam um aviso de segurança do Windows para resolver um problema de segurança. Depois de clicar no botão “Remover” e reiniciar o PC, notou-se que o Chrome tinha sido excluído e não podia ser reinstalado.
A Microsoft, pouco tempo depois, pediu desculpas pelo erro e emitiu uma declaração junto com assinaturas atualizadas que resolveu o problema. O Google também publicou instruções sobre como corrigir o erro, assegurando que o Chrome devia ser realmente desinstalado antes de aplicar a atualização mais recente do Microsoft Security Essentials, com a assinatura 1.113.672.0 ou superior.