Apresentação
A B85M-D3PH da GIGABYTE vem embalada em plástico estático e dentro da caixa, que segue padrão de cores e temas para esta série.
As cores do PCB seguem sem modificações desde a última atualização de cor, feita em meados de 2013 para 2014 e desde então a GIGABYTE parece que finalmente acertou o alvo e atingiu seus objetivos de design. Interessante que esta placa traz alguns recursos de conexão que são bem difíceis e meio que raros de serem encontrados, tais como uma porta LPT1, COM1. Ao longo da sessão OverZOOM! falaremos melhor sobre estes detalhes.
Em si a placa tem um bom projeto e algumas mudanças (alterações) de disposição física foram feitas, conforme veremos logo mais, a primeira delas é a disposição das portas SATA que nesta placa ficam no canto inferior e de maneira a 90º em relação ao PCB, existe um espaço entre as portas 2-4/3-5 mas provavelmente não servirá para muita coisa, pois o uso de uma grande VGA (acima de 30cm) certamente comprometerá estas portas, pelo motivo da placa ocupar dois slots e ficar bem acima delas.
UEFI Bios, a GIGABYTE faz questão de estampar o logo no PCB, aproveitando para um olhar mais atento a BIOS (chip físico) é único, sendo que este modelo não possui DUAL Bios.
O dissipador do chipset Intel B85 é bem fino e pequeno, não oferecendo nenhum tipo de interferência com o uso de uma VGA avantajada no primeiro slot. Sobre a questão de temperaturas, isso estaremos conferindo nos testes práticos.
A porta USB 3.0 (geralmente utilizada para conectar o cabo do gabinete com as portas USB frontal) estão bem longe e distante da tradicionalmente utilizada em outros modelos, que fica próximo do conector de alimentação principal (24pinos). Está bem ao lado das portas SATA no canto inferior.
Vamos caminhando, ainda uma visão na página seguinte !