Layout, recursos e qualidade de construção – A placa…
Começaremos nossa análise falando dos slots de expansão, são 3 Slots PCI-E 16X e 2 PCI-E 1X sendo que o ultimo slot PCI-E 16X preto trabalha sempre @ 4X e os outros 2 dependem do modo de operação, ou seja, caso esteja utilizando duas placas de vídeo (CF/SLI) eles trabalharão @ 8X, enquanto se tiver utilizando apenas uma VGA funcionará @ 16X o slot mais claro.
Devemos deixar claro que tal limitação se deve ao hub PCI-E que nessa plataforma é integrado ao processador e no caso de se usar um processador da geração Ivy Bridge, os 2 primeiros slots PCI-E 16X tem a opção de trabalhar no modo PCI-E 3.0 enquanto que com um Sandy Bridge, fica limitado ao modo PCI-E 2.0.
Uma observação que também temos que fazer sobre a Sabertooth Z77, é que poderiam ter sido incluídos botões on/off e reset assim como um post-code debug led para facilitar seu uso em bancadas.
Com relação aos recursos, temos 8 portas SATA sendo 6 delas geridas pelo Z77 enquanto as outras 2 pelo controlador AsMedia ASM1061, que fornece 2 portas SATA 6Gbps além das 2 suportadas pelo chipset e mais 2 portas eSATA de 6Gbps.
O southbridge Z77 é refrigerado por um dissipador cujo aspecto externo é um tanto quanto robusto e também discreto. Como era de se esperar em uma placa-mãe da série TUF, o dissipador cumpre com maestria a função a qual foi destinado, não apresentando aquecimento além do normal durante os testes.
Com relação aos slots de memória, são 4 e usam os slots com travas em apenas um dos lados. A ASUS também implementou na Sabertooth Z77 a tecnologia “T-Topology” que como já foi exposto no review da P8Z77-V Deluxe, promete melhorar em cerca de 15% a capacidade de overclock nas memórias.
Podemos notar também que a função MEMOK! não foi esquecida na Sabertooth Z77 como pode ser visto com o pequeno botão logo ao lado do conector ATX 24p.
O painel traseiro é bastante semelhante a aquele que encontramos na P8Z77-V Deluxe e praticamente as mesmas observações cabem aqui:
[quote]Já o espelho traseiro da P8Z77-V Deluxe é bastante “recheado” e “moderno” pois vários padrões antigos como por exemplo a porta PS/2 foram removidos e no lugar foram colocadas 4 portas USB 2.0 e caso o usuário pretenda usar o IGP, as únicas saídas de vídeo disponíveis são as HDMI e Display Port, obrigando o uso de adaptadores em tvs/monitores que não ofereçam essas entradas, o que é compreensível no caso de uma placa-mãe high-end como é a P8Z77-V Deluxe pois normalmente quem pretende usar o IGP compra placas de custo mais baixo.[/quote]
As diferenças resumem-se a 2 portas USB 3.0 a menos, ausência do slot de instalação do modulo Wi-FI e uma porta LAN a menos. Segue a lista de itens do painel traseiro:
1 x DisplayPort
1 x HDMI
2 x eSATA 6Gb/s
1 porta(s) LAN (RJ45)
4 x USB 3.0
4 porta(s) USB 2.0
1 x Optical S/PDIF out
6 entrada(s) de áudio
1 x USB BIOS Flashback Button(s)