A Plextor (www.goplextor.com), desenvolvedora de equipamentos de armazenamento digital de alta performance, lança a mais nova série de Drives de Estado Sólido (SSD)
M5S, com recursos de leitura/escrita com velocidade de 73.000/70.000 IOPS (_input/output operation per second_ – entrada/saída de operações por segundo), sensivelmente mais rápida que seus antecessores. Com tecnologia exclusiva de firmware, a Plextor oferece um SSD que assegura leitura/escrita com velocidade sustentada após longos períodos de tempo.
Os recursos do novo SSD incluem: desempenho de computação consistente, com tecnologia exclusiva de firmware, incluindo restauração instantânea, nivelamento global de desgaste, e cálculos de BBM (bad block management). A nova geração M5S herdou a sustentabilidade de alta velocidade e o desempenho técnico sem declínio, bem como uma leitura/escrita contínua de 520/390 MB/s. O baixo consumo de energia e o alto índice de transmissão atende melhor aos objetivos dos usuários para atualização de desempenho de sistema.
Os usuários de SSD da Plextor podem registrar-se como membros VIP através do site oficial da marca (www.goplextor.com), onde é possível fazer o download do PlexTool, uma aplicação exclusiva de SSD que fornece uma ampla gama de serviços, desde a monitoria do status de discos rígidos até a atualização de firmware. Com desempenho avançado e qualidade superior, o M5S oferece uma experiência melhorada e segura de aplicações de SSD e se torna uma opção para os usuários que desejam migrar de discos rígidos convencionais para SSDs.
Vantagens do SSD
SSD ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo sem partes móveis para armazenamento não volátil de dados digitais. Tipicamente, são construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, responsável pelo armazenamento, diferentemente, portanto, dos sistemas magnéticos (como HDs e fitas LTO) ou óticos (discos como CDs e DVDs). Alguns dos dispositivos mais importantes usam memória RAM, ou memória flash (estilo cartão de memória SD de câmeras digitais).
O uso do SSD oferece algumas das seguintes vantagens:
- Tempo de acesso reduzido, uma vez que o tempo de acesso à memória RAM é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólidos podem ter características diferentes de hardware e software;
- Eliminação de partes móveis eletromecânicas, o que reduz vibrações e os torna mais silenciosos;
- Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDs comuns, contra choques mecânicos, o que é importante quando se fala em computadores portáteis;
- Menor peso em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis;
- Consumo reduzido de energia;
- Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns – cerca de 70 graus Celsius.
Disponível no Brasil em agosto de 2012, o novo SSD é mais ágil e
traz garantia de alta performance mesmo após longos períodos de uso