[box_dark]Conclusão[/box_dark]
Capacidade de overclock:
A Sabertooth Z77 é uma placa sólida, estável e bastante competente nesse quesito. Todos ajustes para as memórias e multiplicadores que pudemos testar funcionaram muito bem! Sem contar tecnologias como o “T-Topology” que melhoram ainda mais a capacidade de overclock das memórias. Nota 10!
Layout, design e recursos:
Sem dúvidas é uma placa bastante recheada mesmo considerando que as placas da série TUF são voltadas mais a robustez e confiabilidade ao invés de ser a mais completa das ASUS. Os acessórios para proteção dos slots são um extra bastante interessante e que combina bem com a proposta da série.
Mas continuaremos batendo na mesma tecla de outras Sabertooth’s analisadas no passado, falta botões on/off – reset e um Post Code debug led, que atualmente mesmo as concorrentes de custo mais baixo possuem, portanto Nota 9.25.
Qualidade de construção:
Padrão de qualidade das placas da série TUF, ou seja, a Sabertooth Z77 é de fato uma placa-mãe extremamente robusta! Os dissipadores cumprem com louvor sua função, a Thermal Armor pouco compromete na refrigeração da placas e de contrapartida serve como uma proteção contra poeira e choques mecânicos, os componentes utilizados são de excelente qualidade e ainda tem os vários sensores de temperatura espalhados pela placa. Nota 10 com certeza.
Custo-Beneficio:
Custando cerca de $240 (newegg), a Sabertooth Z77 não é exatamente uma placa-mãe barata… Evidentemente o custo elevado pode ser justificado pela robustez na construção, pelos 5 anos de garantia que são exclusivos para a série TUF e talvez pela falta de opções que tenham o mesmo foco dessa série no mercado, em outras palavras, falta de concorrencia.
Para o mercado nacional, a Sabertooth Z77 é encontrada por cerca de R$1000, o que não é um preço exatamente convidativo mas para quem procura um produto diferenciado com relação a sua qualidade de construção pode ser um negócio interessante. Nota 8.25
TOTAL: 10 + 9.25 + 10 + 8.25 = 9,375
Agradecimentos especiais a ASUS do Brasil por ceder a amostra para o review.