Home Empreendedorismo Tecnologia e setor imobiliário: Transformações que deram certo

Tecnologia e setor imobiliário: Transformações que deram certo

por Paulo Fernandes Maciel

Todas as mudanças que aconteceram nos últimos anos, ajudaram os profissionais na hora de fazer negócios e facilitaram a vida do cliente. Em todos os seguimentos foram impactados pela tecnolologia inclusive o setor imobiliário.

A cada dia que passa a tecnologia muda a maneira de como vivemos. Estudar, comprar, se informar, pagar contas… Tudo está diferente de como era há dez, vinte anos, não é mesmo? 

E com o setor imobiliário não é diferente, os meios tecnológicos já são os protagonistas quando vamos alugar ou vender um loft e, até mesmo, na hora de procurar uma casa de temporada.

setor imobiliário
APPS FACILITAM A NEGOCIAÇÃO

Sim, a tecnologia já está presente em cada processo do que chamamos setor imobiliário, ou seja, a negociação de um terreno ou qualquer pavimento construído em cima dele, e já vem sendo usada tanto pelas instituições, quanto pelos clientes. Isso tem facilitado, e muito, a vida de todos, já que hoje em dia o que mais se busca é a economia de tempo.

E para que você entenda como isso vem acontecendo, preparamos alguns tópicos que discorrem sobre o assunto. Confira: 

Apps 

O uso de aplicativos (Apps) é um hábito comum no dia a dia de todos, e como outros setores, o imobiliário também aderiu a isso como uma maneira de fazer negócios.

Como não lembrar das redes sociais, usadas por todos nós, todos os dias: o famoso Facebook, o Instagram e até o WhatsApp, que, inicialmente foi criado como uma maneira de entretenimento, já tem uma plataforma business.

Nos dois primeiros, as empresas mantêm seus perfis sempre atualizados e abusam das suas funcionalidades, como os anúncios pagos, que são capazes de direcionar a sua postagem a um cliente em potencial, por meio das informações detalhadas, repassadas na hora do impulsionamento. 

Já,  as mensagens rápidas, videochamadas, e o poder de envio de vídeos e fotos, faz com que o WhatsApp seja muito usado como uma forma de aproximar vendedor e comprador

Sites

As plataformas com domínio próprio, os sites,  são ferramentas muito usadas no mercado imobiliário. Elas anunciam os imóveis à locação e à venda, de uma forma com que o cliente consiga todas as informações ali mesmo, podendo selecionar o que mais lhe interessa. 

Atualmente, por meio de alguns sites, também é possível reservar locais para passar pequenas temporadas ou férias. 

Imagine que você precisa viajar a trabalho e passar um mês em outra cidade, por meio dessas plataformas; conseguirá reservar, alugar e pagar um loft, por exemplo, pelo período que necessita.

Isso, sem nenhum contato direto com o proprietário, tudo a apenas uns cliques.

Geolocalização 

A geolocalização é um conjunto de tecnologias capazes de localizar algo ou alguém. Por meio dela, os clientes de uma imobiliária conseguem visualizar com exatidão onde se localiza o imóvel de interesse.

Mas, não é só isso, com o uso dos aplicativos corretos, os corretores também conseguem ver de onde seus clientes se conectam, podendo oferecer o que mais se encaixa com o perfil de localização de cada um. 

Se o cliente mora na região A, por exemplo, e busca alugar uma sala para escritório, o corretor pode oferecer o que estiver mais próximo, antes mesmo de perguntar.

Realidade virtual

Nada de apenas fotos e vídeos! Depois de pesquisar e se interessar por imóveis através de alguns cliques; o possível comprador ou locatário também pode conhecer o local sem ir até ele. Isso acontece por meio da realidade virtual, uma tecnologia que faz com que a pessoa se sinta dentro do espaço, mesmo sem estar.

Com isso, não é a falta de tempo para visitar e imóvel que vai impedir o negócio. 

Sistema de gestão

Um sistema de gestão é usado por muitas empresas para tornar algumas questões burocráticas mais simples. Dessa maneira, a equipe ganha em produtividade, com mais tempo para investir no que mais importa: o cliente.

Esses sistemas são operados através de softwares, que automatizam algumas atividades, como a programação de cobrança, administração de contratos e gestão de inadimplência, por exemplo, tornando tudo mais organizado. 

Assinatura digital

A assinatura digital é uma das mais recentes conquistas tecnológicas aplicadas ao setor imobiliário; pois ela foi recentemente liberada e reconhecida pelos órgãos responsáveis.

Isso quer dizer que já é possível assinar um contrato de compra ou locação  pela tela do computador, tablet ou celular. 

São muitos os benefícios que a tecnologia nos proporciona, não é mesmo? Então, continue usufruindo de todos, assim como os profissionais do ramo imobiliário estão fazendo.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações