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Tecnologia e setor imobiliário: Transformações que deram certo

por Paulo Fernandes Maciel

Todas as mudanças que aconteceram nos últimos anos, ajudaram os profissionais na hora de fazer negócios e facilitaram a vida do cliente. Em todos os seguimentos foram impactados pela tecnolologia inclusive o setor imobiliário.

A cada dia que passa a tecnologia muda a maneira de como vivemos. Estudar, comprar, se informar, pagar contas… Tudo está diferente de como era há dez, vinte anos, não é mesmo? 

E com o setor imobiliário não é diferente, os meios tecnológicos já são os protagonistas quando vamos alugar ou vender um loft e, até mesmo, na hora de procurar uma casa de temporada.  

setor imobiliário
APPS FACILITAM A NEGOCIAÇÃO

Sim, a tecnologia já está presente em cada processo do que chamamos setor imobiliário, ou seja, a negociação de um terreno ou qualquer pavimento construído em cima dele, e já vem sendo usada tanto pelas instituições, quanto pelos clientes. Isso tem facilitado, e muito, a vida de todos, já que hoje em dia o que mais se busca é a economia de tempo.

E para que você entenda como isso vem acontecendo, preparamos alguns tópicos que discorrem sobre o assunto. Confira: 

Apps 

O uso de aplicativos (Apps) é um hábito comum no dia a dia de todos, e como outros setores, o imobiliário também aderiu a isso como uma maneira de fazer negócios. 

Como não lembrar das redes sociais, usadas por todos nós, todos os dias: o famoso Facebook, o Instagram e até o WhatsApp, que, inicialmente foi criado como uma maneira de entretenimento, já tem uma plataforma business. 

Nos dois primeiros, as empresas mantêm seus perfis sempre atualizados e abusam das suas funcionalidades, como os anúncios pagos, que são capazes de direcionar a sua postagem a um cliente em potencial, por meio das informações detalhadas, repassadas na hora do impulsionamento. 

Já,  as mensagens rápidas, videochamadas, e o poder de envio de vídeos e fotos, faz com que o WhatsApp seja muito usado como uma forma de aproximar vendedor e comprador

Sites

As plataformas com domínio próprio, os sites,  são ferramentas muito usadas no mercado imobiliário. Elas anunciam os imóveis à locação e à venda, de uma forma com que o cliente consiga todas as informações ali mesmo, podendo selecionar o que mais lhe interessa. 

Atualmente, por meio de alguns sites, também é possível reservar locais para passar pequenas temporadas ou férias. 

Imagine que você precisa viajar a trabalho e passar um mês em outra cidade, por meio dessas plataformas; conseguirá reservar, alugar e pagar  um loft, por exemplo, pelo período que necessita. 

Isso, sem nenhum contato direto com o proprietário, tudo a apenas uns cliques.

Geolocalização 

A geolocalização é um conjunto de tecnologias capazes de localizar algo ou alguém. Por meio dela, os clientes de uma imobiliária conseguem visualizar com exatidão onde se localiza o imóvel de interesse.

Mas, não é só isso, com o uso dos aplicativos corretos, os corretores também conseguem ver de onde seus clientes se conectam, podendo oferecer o que mais se encaixa com o perfil de localização de cada um. 

Se o cliente mora na região A, por exemplo, e busca alugar uma sala para escritório, o corretor pode oferecer o que estiver mais próximo, antes mesmo de perguntar.

Realidade virtual

Nada de apenas fotos e vídeos! Depois de pesquisar e se interessar por imóveis através  de alguns cliques; o possível comprador ou locatário também pode conhecer o local sem ir até ele. Isso acontece por meio da realidade virtual, uma  tecnologia que faz com que a pessoa se sinta dentro do espaço, mesmo sem estar. 

Com isso, não é a falta de tempo para visitar e imóvel que vai impedir o negócio. 

Sistema de gestão

Um sistema de gestão é usado por muitas empresas para tornar algumas questões burocráticas mais simples. Dessa maneira, a equipe ganha em produtividade, com mais tempo para investir no que mais importa: o cliente. 

Esses sistemas são operados através de softwares, que automatizam algumas atividades, como a programação de cobrança, administração de contratos e gestão de inadimplência, por exemplo, tornando tudo mais organizado. 

Assinatura digital

A assinatura digital é uma das mais recentes conquistas tecnológicas aplicadas ao setor imobiliário; pois  ela foi recentemente liberada e reconhecida pelos órgãos responsáveis. 

Isso quer dizer que já é possível assinar um contrato de compra ou locação  pela tela do computador, tablet ou celular. 

São muitos os benefícios que a tecnologia nos proporciona, não é mesmo? Então, continue usufruindo de todos, assim como os profissionais do ramo imobiliário estão fazendo.

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