Home Empreendedorismo SPORO PULSE da startup Akko Health Devices será fabricado em Santa Rita

SPORO PULSE da startup Akko Health Devices será fabricado em Santa Rita

por Paulo Fernandes Maciel

Startup que criou o SPORO PULSE equipamento inédito para tratamento de doenças animais é selecionada para integrar “Vale do Silício” do interior de MG

Graças à inovação do equipamento SPORO PULSE para tratar a esporotricose, empresa incubada no Polo de Inovação de Santa Rita do Sapucaí (Prointec) saiu vencedora na seleção da prefeitura e recebeu terreno de 875 m2 para a sede operacional

A startup Akko Health Devices, que criou o SPORO PULSE equipamento inédito para tratamento de doenças animais, acaba de ser selecionada pela Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí (MG), para integrar o chamado “Vale do Silício” do interior de Minas Gerais, um ecossistema tecnológico do Prointec (Programa Municipal de Inovação Tecnológica) voltado para fomento de ciência, tecnologia e empreendedorismo no estado mineiro.

SPORO PULSE
Prointec – Incubadora de startups de Santa Rita do Sapucaí MG – Vale da eletrônica

Doenças fúngicas que afetam felinos

Quatro veterinários e um zootecnista brasileiros desenvolveram um equipamento inédito no tratamento de uma das doenças fúngicas mais agressivas que afetam felinos e que podem ser transmitidas para os humanos: a esporotricose. Graças ao ineditismo, eles acabam de ganhar um terreno de 875 m2 em uma área estratégica no município de Santa Rita do Sapucaí para a estruturação da sede operacional e da linha de montagem dos equipamentos. A doação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Atração de Investimentos de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, e é destinado para a construção da sede das duas empresas do grupo de profissionais de saúde animal: a Akko Health Devices e a OKNO Health Devices.

Startup incubada na Prointec

“Estamos muito felizes por este reconhecimento e pelo apoio recebido da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí. Estes anos todos incubados na Prointec foram fundamentais para o crescimento da nossa empresa. Tivemos tempo para analisar processos, organizar a produção e nos estruturar. Agora, com a doação, teremos condições de alçar voos ainda maiores, desenvolvendo técnicas que tragam alívio para doenças de difícil tratamento para muitos animais”, comemora Carlos Brunner.

SPORO PULSE
Akko Health Devices – Da esq. p/ dir.: Sérgio Gomide, Edison H Baba, Ari Almeida, Milton Miguel Serapião e Carlos Brunner

A startup faz parte do Polo de Inovação de Santa Rita do Sapucaí desde 2019 e de lá para cá desenvolveu dois equipamentos revolucionários no tratamento de doenças animais. O mais recente deles utiliza pulsos elétricos para combater o fungo do gênero Sporothrix spp, que provoca lesões cutâneas em gatos, tanto domesticados quanto os de rua, e pode ser transmitida para os humanos. No Brasil, a doença saiu do controle e se tornou uma epidemia este ano, com inúmeros casos em todos os estados, chegando a causar, inclusive, morte em uma pessoa.

O SPORO PULSE será lançado no início de 2026

O equipamento, batizado de SPORO PULSE, tem lançamento previsto para o início de 2026, mas já vem sendo testado em clínicas veterinárias e em instituições como a Fiocruz, no Rio de Janeiro. “A esporotricose é uma doença muito difícil de se tratar e está fora de controle no Brasil, com ocorrências graves registradas em todos os estados.

É preciso dar medicação oral todos os dias para o gato, durante meses, e muitas vezes não traz resultados positivos. Uma vez que a maioria dos animais infectados é de rua, fazer o tratamento tradicional torna-se quase impossível. Por isso, muitas vezes, os órgãos de controle sanitário indicam a eutanásia”, explica Carlos Brunner, sócio da Akko e um dos maiores especialistas no uso de pulsos elétricos no tratamento de doenças. Ele é precursor da eletroquimioterapia no Brasil e há quase duas décadas estuda os efeitos da técnica no tratamento de diversas doenças.

Os resultados são muito promissores.

“Com uma ou duas aplicações, o animal consegue ter uma melhora significativa da doença. Se pensarmos que os felinos são transmissores, reduzir este tempo mínimo de tratamento de 6 meses para 2 meses é algo excepcional. O uso desta técnica, contribui não apenas para salvar a vida destes gatos, mas como uma ferramenta muito importante para a saúde pública”, explica Brunner.

Da esq. p/ dir.: Sérgio Gomide, Edison H Baba, Ari Almeida, Milton Miguel Serapião e Carlos Brunner

Sobre o professor Carlos Brunner

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo USP e mestre em Clínica Médica e doutor em Anatomia dos Animais Domésticos e Selvagens pela USP. Professor titular na Universidade Paulista UNIP; Membro da diretoria da ABROVET – Associação Brasileira de Oncologia Veterinária; Membro da ISEBTT – The Internacional Society for Electroporation Based Thecnologies and Treatments. Pioneiro no uso clínico de etroquimioterapia no Brasil

Sobre a Akko Health Devices

A Akko Health Devices desenvolve soluções inovadoras em tratamentos com eletroquimioterapia para medicina veterinária. Formada por profissionais com mais de 30 anos de experiência, tem como objetivo promover a evolução do setor por meio da melhoria constante na saúde e no bem-estar dos seres humanos e animais.

O equipamento SPORO PULSE é um aparelho fabricado pela Akko Health Devices, destinado ao uso em veterinária (cães, gatos e outros animais). O aparelho aplica uma sequência pulsos elétricos específicos para o tratamento e vem sendo usado com sucesso em clínicas e hospitais veterinários para tratar esporotricose em gatos.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações