Home Colunas Como obter vantagens em sites e performance competitivas

Como obter vantagens em sites e performance competitivas

por Agência Canal Veiculação
Costumo dizer que, atualmente, não estamos conectados, somos conectados! Desenvolvida pelo governo americano nos anos 60 para manter abertos os canais de comunicação durante a guerra, a internet não vislumbrava ser o que é hoje. Nos anos 90, interesses comerciais a popularizaram, o que a transformou na larga infraestrutura de informação que é hoje – simples aos nossos olhos, mas tecnologicamente complexa, principalmente para negócios que se baseiam da internet para sua sobrevivência e desenvolvimento.
A análise dos últimos dez anos, de 2004 a 2014, realizada pela Organização das Nações Unidas e União Internacional de Telecomunicações, mostra que a população mundial cresceu de 6,4 bilhões para 7,2 bilhões, já o número de usuários da internet cresceu de 794 milhões para 2,92 bilhões. Essa adesão trouxe oportunidades, mas também a necessidade de infraestrutura para se manter disponível à toda população. Exemplo disso é o setor de e-commerce que movimentou, em 2014, R$ 35,8 bilhões em 103,4 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 347 (E-Bit). Em 2015, o crescimento apontado para o setor é de 20%. É preciso muito investimento para suportar tamanho tráfego e atender os consumidores com qualidade.
Entre as dificuldades encontradas para disponibilizar desempenho satisfatório a um portal, há fatores externos significativos, como: infraestrutura x extensão territorial – dificuldade de acesso às mais diversas e remotas regiões -, capacidade dos sites – suportar diversos acessos simultâneos e demanda sazonal – e qualidade de conexão dos usuários – devido ao pacote adquirido ou equipamento utilizado. Ainda, aponto a diversidade de dispositivos e plataformas, considerando suas capacidades de processamento e os diferentes formatos de conteúdo trafegado. Essas particularidades prejudicam a velocidade dos sites, a entrega de conteúdo e a permanência do usuário navegando em um portal – o que resulta em perdas financeiras.
Tais desafios motivam o surgimento de soluções que supram a demanda do usuário e garantam a existência da internet aos tantos negócios que têm nela o seu core business. Atualmente, as soluções de tecnologia garantem a distribuição do conteúdo de maneira eficaz e eficiente via internet, além de proporcionar aceleração, segurança e disponibilidade.
Das soluções disponíveis hoje, vale destacar as Content Delivery Networks (CDN), que distribuem conteúdo por meio de uma rede descentralizada de servidores utilizados proporcionalmente à demanda. Ainda, suportam picos de tráfego de qualquer tamanho e garantem proteção contra ataques Distributed Denial of Service (DDOS) – pois detectam automaticamente o aumento de tráfego e distribuem a demanda dentro da rede, em tempo real, direcionando os visitantes únicos ao servidor mais próximo – garantindo assim a qualidade e o desempenho do site ou portal.
Essas e outras tecnologias mitigam boa parte dos problemas, colaborando com a competitividade dos negócios da internet por oferecerem escalabilidade, disponibilidade e a melhora na experiência do usuário. Assim, garantem vendas lucrativas e menor custo – os principais objetivos de um negócio.
*Alex Soares, Arquiteto Sênior de Inovação na Exceda

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações