Ministro Ricardo Berzoini disse ter ficado surpreso e satisfeito ao tomar conhecimento do grande número de players que compõem o mercado de provimento de acesso à Internet
Os provedores regionais de acesso à internet vão apresentar ao Ministério das Comunicações uma proposta de execução do programa Banda Larga Para Todos, considerado prioritário para o governo de Dilma Rousseff. Uma comitiva da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) esteve com o ministro Ricardo Berzoini nesta semana em Brasília-DF.
O ministro Berzoini disse aos dirigentes da ABRINT ter ficado surpreso e satisfeito ao tomar conhecimento do grande número de “players” que compõem o mercado de provimento de acesso à internet no Brasil, um modelo sem comparação no mundo. Esta é a característica necessária para oferecer a capilaridade de infraestrutura da qual a rede mundial precisa para cobrir todo o território nacional, uma ambição do governo para o próximo período.
“O ministro se dispôs a construir conosco um modelo que nos permita ampliar o investimento em redes, principalmente de fibra óptica”, relata Basílio Perez, presidente da Abrint.
No encontro, os dirigentes da associação reforçaram os termos do levantamento apresentado ao ministério em 2014, segundo a qual os provedores poderão atender com redes de fibra óptica 1.284 municípios com menos de 100 mil habitantes. O estudo estima que a cobertura seria de 12 milhões de domicílios, atingindo aproximadamente 40 milhões de brasileiros. Os provedores reivindicam condições de financiamento como taxa de juros, prazo de carência e de amortização que hoje são exclusivas das grandes companhias do setor.
A associação também falou sobre a universalização da internet com o conselheiro Marcelo Bechara, da Anatel, que disse considerar fundamental a participação dos provedores regionais na massificação da Internet no Brasil.
Encontro Nacional
Em Brasília, a comitiva da Abrint convidou o ministro Berzoini, o conselheiro Bechara e o deputado federal Alessandro Molon para o 7º Encontro Nacional de Provedores de Internet e Telecomunicações, que acontecerá de 1 a 3 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo-SP. Berzoini deverá fazer a abertura.