Home Atualidades Por que você deve proteger seu endereço IP no ciberespaço atual

Por que você deve proteger seu endereço IP no ciberespaço atual

por Carlos Augusto Queiroz
Foto de homem sentado em frente do laptop

O mundo moderno está ficando cada dia mais complexo, e a internet é um dos principais motivos. Além das grandes vantagens que nos trouxe, também apresenta desafios difíceis para os próximos anos. Um dos principais problemas que está na boca de todos hoje é a segurança cibernética. Todos os anos, empresas como a Avast! e Kaspersky, revelam que conseguiram bloquear um número crescente de tentativas de ataques cibernéticos com vírus.

Mas os vírus não são nosso único problema: na verdade, quem os cria pode ser. Os cibercriminosos são um problema sério no bairro violento que chamamos de internet e no qual navegamos todos os dias. Navegar anonimamente parece ser uma das formas mais eficazes de lutar contra tantas intrusões, e é para isso que existem as VPNs.

Como camuflar nosso IP para navegar anonimamente?

O endereço IP fornecido pelo nosso provedor de internet é o endereço que não conseguimos encontrar na rede. Em outras palavras, é como o DNI de nossas equipes e descobri-lo é o primeiro passo para roubar nossos dados. Se um hacker se conectar à sua mesma rede Wi-Fi, a primeira coisa que ele vai procurar é o seu IP, para depois interceptar os dados que são enviados do dispositivo que está identificado com ele.

Com uma VPN você não terá que se preocupar que outras pessoas possam descobrir qual é o seu IP, já que sua função é fornecer a você um diferente, dinâmico e criptografá-lo, assim como seus dados. Com uma VPN, o que você pode conseguir não é apenas ocultar seus dados, mas também fingir que está em um país diferente, desbloqueando assim a possibilidade de acessar funções que não estão disponíveis para você em seu país, como filmes no Netflix , bem como páginas da web bloqueadas em seu país, pois as informações entregues aos servidores sobre seu equipamento correspondem aos códigos de outros países. Isso permite que você acesse catálogos de outros países.

Para disfarçar seu endereço IP, você pode obter uma VPN gratuita, embora as opções pagas sejam geralmente muito mais confiáveis ​​e tenham mais recursos que permitem obter melhores opções de segurança. Existem plataformas VPN que podem até notificá-lo quando uma página é infectada por malware ou quando você é vítima de phishing, por isso podem ser extremamente úteis para proteger sua passagem pela Internet.

O IP não é a única porta para seus dados

Embora descobrir o IP seja um método comum para hackear alguém, não é a única maneira de fazer isso. Na verdade, à medida que as técnicas de hacking são refinadas, elas se tornam mais desnecessárias. Por isso é cada vez mais necessário termos melhores formas de nos protegermos. O mais importante é manter os programas atualizados para evitar vulnerabilidades, além de habilitar recursos como a verificação em duas etapas e utilizar um gerenciador de senhas ao invés de lembrá-las com o navegador, já que pode ser um método inseguro pela forma como este sistema funciona. funciona. Lembre-se disso antes, especialmente se você lida com informações ou bancos de dados confidenciais.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações