455
Para muitos usuários, uma placa de vídeo é um item envolto em mistérios. Qual a sua real finalidade? Em quais aplicações é realmente necessária? Em primeiro lugar, o equipamento faz muito mais do que melhorar a qualidade da visualização de imagens: sua utilização afeta todo o desempenho do computador.
Segundo Ron Ngan, gerente de produto da Zogis, marca global de placas de alto desempenho com tecnologia NVIDIA, esse componente é fundamental em todos os computadores e pode ser integrado à placa mãe (em um modo chamado onboard) ou instalada no PC em separadamente (offboard). As placas onboard possuem um preço mais acessível, mas oferecem um desempenho básico. Já as offboard são a melhor escolha para quem deseja rodar jogos e reproduzir vídeos no formato Full HD, entre outras aplicações.
Para o especialista as placas de vídeo adquiridas em separado são indicadas para quem precisa aumentar a performance do computador. “Há um mito de que os modelos offboards são apenas para quem gosta de jogos. Isso é um equivoco”, afirma. Segundo Ngan, essas placas atendem outras necessidades atuais dos usuários. Como a de quem tem optado por adquirir HTPCs (Home Theater PCs) para ver filmes e conteúdo em blu-ray. Ou ainda de pessoas que têm a necessidade de trabalhar com dois monitores ao mesmo tempo.
As placas de vídeo de maior performance são indicadas ainda para aplicações em 3D que estão ganhando cada vez mais popularidade. Além disso, a realização de downloads já faz parte da navegação e esses conteúdos muitas vezes precisam de muito tempo para serem carregados e convertidos. Algumas características são também de extrema utilidade para as situações descritas. Uma delas é a função PhysX que torna gráficos de vídeos e jogos mais reais. Outra é função CUDA que transfere da CPU as funções de processamento de imagens e texto, garantindo muito mais velocidade e desempenho.
Aprenda a escolher
O mercado disponibiliza muitas opções de escolha e a chance de levar para casa um modelo inadequado é bem grande. Pensando em quem se animou com os benefícios que sua utilização pode ter, Ron Ngan classificou os usuários conforme seu perfil de utilização e dá algumas dicas de como fazer a escolha correta.
Entusiasta
É aquele que é fanático por games, esperando ansioso cada lançamento para testá-lo em sua máquina. Como com os jogos, faz questão de ter instalado tudo “do bom e do melhor”, muitas vezes não economizando para isso. Para ele, as top de linha como GTX480 e 470 são perfeitas.
Esse usuário gosta de games, mas não coloca sua vida na causa. Além de jogar tanto online quanto via DVD utiliza também o computador para trabalhar, utilizando muitos recursos gráficos. A GTX465 está na medida certa para suas necessidades.
Profissional
É uma pessoa que gosta de games, mas sem esforço, preferindo os jogos online que não necessitam de recursos 3D. Utiliza diariamente o computador para trabalhar em funções que não exigem gráficos e costuma assistir muitos filmes. Para esses usuários, os modelos GTS250 e GT240 são os mais indicados.
Básico
É o usuário básico. Não tem o costume de jogar, seja em DVD ou online, utilizando o computador para trabalhar e assistir filmes. Placas simples como GeForce 210 e GT220 são mais que suficientes para um bom desempenho.
Sobre a ZOGIS
Marca global de placas de vídeo de alta performance com tecnologia NVIDIA, soluções de multimídia digital e câmeras IP, a ZOGIS pertence à empresa americana JV Logic.