Home Artigos [sessão nostalgia] Overclock Athlon SlotA e VGAS: TNT2, GF2, Voodoo 3 e Radeon 8500

[sessão nostalgia] Overclock Athlon SlotA e VGAS: TNT2, GF2, Voodoo 3 e Radeon 8500

por Agência Canal Veiculação

Bem nostálgico este teste, principalmente com um ilustre desconhecido da maioria(mesmo de entusiastas da época, ou os novos entusiastas) Athlon SlotA. E não é por pouco, a AMD na época se recuperava da situação de não batalhar pela melhor CPU, e realmente com os K5, K6 e K6-2(sem falar nos K6-2+ e K6-III) ela somente vivia à margem da Intel mesmo, que a cada geração mostrava muitas diferenças, enquanto a AMD estava usando o requentado Socket7(renomeado para Super7, com novos chipsets, barramento de 100Mhz entre outras várias mudanças, mas que continuava usando a velha arquitetura nascida com a Intel, com direito a cache L2 operando à freqüência do FSB(com exceção dos K6-2+ e K6-III que possuíam um cache L2 interno e fullspeed, que tratavam o cache localizado na mobo como um cache L3).

Pois bem, com as melhorias a AMD já avançava muito, mas devido ao fraco desempenho da FPU(apesar das instruções 3DNow! tentarem dar uma vida às CPUs) e certos problemas de aquecimento(afinal ainda utilizavam processo de fabricação de 250nm e voltagem um tanto alta), uma motivação(talvez a única) era o custo baixíssimo, rivalizando com o Celeron, que também tinha seus pontos fracos.

Vivi nessa época e observei muitas mudanças, até mudanças de opinião minhas, já que como todo aprendiz, estava somente vendo a ponta do iceberg e já ficava abismado com o que descobrira. Nessa época tinha um Celeron Mendocino 433Mhz, que era muito criticado, porém via as virtudes: frente a um Pentium II, ele possuía um cache L2 menor(128KB contra 512KB) e FSB mais baixo do que os melhores Pentium II, porém tinha uma enorme vantagem, que este menor cache, operava à mesma freqüência do núcleo(fullspeed), enquanto que o maior cache do Pentium II operava à metade(halfspeed) – num Pentium II 400Mhz por exemplo, o cache L2 operava a 200Mhz. Não era por pouco que ele operando @580Mhz ficava semelhante a alguns Pentium III, e à frente de K6-2 e Pentium II.

Tive alguns vários K6-2 também, 400Mhz, 450Mhz, 500Mhz e 550Mhz, em placas-mãe Socket7 jumpeadas para receber o K6-2 como último suspiro, na famosíssima M598, em outras PCChips que não me lembro o modelo mais(com chipsets Ali e Via), em placas FIC, Asus, Soyo e uma Tekram P5M4-B(essa me lembro até do modelo, de tão estranho que é, e era uma das poucas placas que usaram o Via MVP4).

O fato é que nunca me agradou muito o K6-2, que se tinha bom desempenho geral, em jogos era broxante.

Mas se você leu até agora este pedaçinho deste sessão nostalgia, você precisa ver todo o desenrolar dos testes te overclock, no link abaixo do tópico do Membro FCM

Athlon SlotA e VGAS: TNT2, GF2, Voodoo 3 e Radeon 8500

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações