A Realidade aumentada e algumas tendências
Você sabe o que é realidade aumentada? Provavelmente você já deve ter ouvido falar dessa tecnologia surgida nos últimos anos. A realidade aumentada (também conhecida como AR de augmented reality) conecta um ambiente virtual ao ambiente físico por meio de objetos criados pela computação gráfica. E essa tecnologia funciona em tempo real ao usar algum dispositivo móvel, como o smartphone.
Para quem não se lembra, a realidade aumentada foi a chave do sucesso de Pokémon Go em 2016. O jogo para smartphones usou a AR para levar personagens da Nintendo ao mundo real, mas de forma virtual. O sucesso foi gigantesco, levando o game a vencer vários prêmios de tecnologia.
No entanto, a AR só teve um crescimento sem precedentes em 2020, devido ao investimento de grandes líderes do mercado como Microsoft, Apple, Google, Facebook e Amazon.
Os desenvolvedores de jogos também estão de olho neste crescente mercado e já estão trabalhando em tecnologias que finalmente podem oferecer experiências imersivas tão empolgantes quanto as que vimos no filme Jogador Nº 1 de Steven Spielberg. O futuro da realidade aumentada é realmente muito promissor.
A seguir listamos algumas tendências para os próximos 10 anos que irão impactar a sua vida de forma surpreendente.
Tendência 1: realidade aumentada nas compras e varejo
Oferecer aos consumidores uma experiência de compra virtual é uma tendência cada vez mais necessária para muitas marcas varejistas como Hering, Lacoste e Sephora, que apostam em provadores virtuais como uma realidade cada vez mais presente para seus clientes. A realidade aumentada permite que os clientes “experimentem antes de comprar” em casa.
E a tecnologia não se aplica apenas ao vestuário. O aplicativo da IKEA, por exemplo, possibilita que os clientes vejam como os móveis e outros produtos podem ficar em suas casas usando a AR.
Tendeência 2: utilização da AR para navegação interna
Com o 5G chegando com tudo, as vantagens oferecidas pela AR para a navegação interna são maravilhosas. Há uma ampla gama de ferramentas que podem ser usadas para aprimorar essa experiência em diferentes escalas, como a velha tecnologia Bluetooth e os códigos QR.
Aplicativos irão ajudar os consumidores a encontrar seu caminho em aeroportos, shoppings e outros locais. A experiência na loja também deve melhorar muito com os avanços da realidade aumentada. Ela pode ajudar os clientes, por exemplo, a encontrar exatamente o que procuram enquanto fazem compras presencialmente.
Tendência 3: assistência remota e manuais virtuais
Embora atualmente apenas 20% da força de trabalho nos Estados Unidos seja no formato home office, 37% dos empregos têm o potencial de serem executados de casa. Com o aumento do home office, novas soluções serão necessárias para manter a eficiência de algumas profissões que antes funcionavam apenas presencialmente.
O conserto de eletrônicos é um bom exemplo. A realidade aumentada pode permitir que técnicos de TI orientem os clientes usando instruções na tela. Enquanto o cliente segura a câmera do smartphone próximo a um computador que precisa de manutenção, o técnico de TI pode desenhar sobre a tela para ajudar a solucionar o problema.
Tendência 4: AR na educação à distância
Com o aumento do ensino à distância, a realidade aumentada pode ajudar a melhorar e muito a experiência em aulas online. Num futuro próximo, os alunos poderão aprender conceitos complexos usando experiências de AR dinâmicas e intuitivas.
A tecnologia também tornará a aprendizagem em casa mais diversificada, expandindo o conteúdo para alunos mais focados no visual. Isso pode ajudar a interromper a monótona videoconferência e as anotações de aula gravadas, motivando assim o envolvimento dos estudantes com a didática do professor.
Futuro da realidade aumentada
Como vimos, o futuro da realidade aumentada é brilhante. Essa tecnologia só tende a crescer nos próximos anos, já que está sendo estimulada por investimentos de grandes empresas e esferas de negócios.
Os jogos continuarão sendo um importante impulsionador da realidade aumentada. Os usos práticos da AR, como os utilizados pelos setores de saúde e engenharia, também ganharão força.
Além das tendências acima, a realidade aumentada poderá ser aplicada em muitas outras áreas de negócios, indústrias e em combinação com outras tecnologias inovadoras. Uma série de aplicações práticas da tecnologia em smartphones demonstra que o futuro da realidade aumentada é aqui e agora.