Home Games Mercado de Games em 2021 : conheça as principlais tendências

Mercado de Games em 2021 : conheça as principlais tendências

por Paulo Fernandes Maciel
Games for Change

Tendências no mercado de Games em 2021: conheça as principais

A cada década que passa, mais o mercado de games dá um salto em qualidade – e nessa década não é diferente. Há várias tendências no mercado de games em 2021, seja em tecnologias já existentes ou que existirão futuramente.

E esse mercado é bastante lucrativo. Segundo a consultoria Super Data, o mercado mundial de jogos movimentou US$ 11 bilhões de dólares apenas em novembro de 2020. Até 2023, o faturamento deve alcançar US$ 200 bilhões.

Quais novidades no mercado de games serão parte desse lucro? Prossiga com a leitura e entenda mais sobre a tendência de games atual!

Tendências no mercado de Games em 2021: quais são as principais?

O crescimento da indústria de games é notável no mundo e no Brasil. Dessa forma, consegue ser uma indústria mais lucrativa até que o cinema.

As novidades no mercado de games surgem a cada momento, aprimorando a experiência de jogar. Com o crescimento da indústria de games cada vez mais constante, é possível notar certas tendências de games.

E quais são essas tendências?

mercado de games em 2021

Introdução do 5G

Latência sempre foi um incômodo no mercado de games, principalmente quando falamos em jogos mobile. Com a tecnologia 4G, a latência é de cerca de 10 milissegundos, o que pode não parecer grande para você, mas é num jogo.

Agora, com o 5G, a latência da Internet deve ser reduzida a um milissegundo. Com essa nova tecnologia, é certo que jogos mobile terão um ritmo de desenvolvimento ainda maior.

Jogos em nuvem

Muitos dispositivos digitais são bastante limitados para jogarem jogos mais pesados. Esse é um problema que tecnologias como a Stadia buscam resolver, rodando o jogo na nuvem, não só no seu computador.

Essa tecnologia conseguiu apresentar um bom desempenho no lançamento do Cyberpunk 2077, sem demandar hardware robusto. Cada vez mais o cloud computing é usado no mercado e o mesmo vale para os jogos.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual mais fortes

Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) já são tecnologias presentes no mercado de games. Contudo, a tendência de games é que proporcionem cada vez mais uma experiência mais envolvente.

Com maior “realidade” nessas tecnologias, maior será seu consumo no dia a dia dos brasileiros. A tendência é o crescimento da indústria de games para ambas as tecnologias!

Mudança de público

Em questão de idade, a geração Millennials (pessoas nascidas entre 1982-2004) terá seu pico de poder de compra em 2021. Com isso, se tornará a parcela principal dos jogadores.

Em questão de gênero, o que se vê é um aumento da presença de mulheres. Nos EUA, 45% são jogadoras na faixa de idade de 34 anos. No Brasil, segundo Pesquisa Game Brasil, 69,8% dos jogadores até 59 anos são mulheres.

Streaming de jogos

O streaming de jogos e o eSports estarão cada vez mais unidos em 2021. Segundo pesquisas, a base de jogadores vem crescendo, em média, 10% ao ano desde 2015 – e o número de espectadores dobrou.

Com isso, é esperado que seja um mercado altamente lucrativo o de streaming de jogos, com valor próximo de US$ 1,6 bilhão em 2021.

Mudanças na publicidade

Outra das novidades no mercado de games mobile é a remoção do IDFA pela Apple em seu iOS 14. Com isso, usuários poderão barrar o rastreamento de dados, o que impacta na segmentação e criação de anúncios personalizados.

Com essa posição da Apple, é esperado que haja uma redução de mídia paga em jogos mobile.

Maior precisão na análise de dados

Falando em reconhecimento de tendências, é esperado que a análise de dados em jogos se intensifique. Em 2016, a Survios Studio usou de dados estatísticos para entender o comportamento do jogador. Com isso, produziu o jogo Raw Data, sucesso de vendas.

É esperado que os fabricantes de jogos também busquem identificar tendências através dos dados para produzir jogos mais certos de lucrar.

Gamificação para atração de clientes

Saindo um pouco dos jogos em si, a gamificação será mais utilizada para atração de clientes para lojas. A gamificação, nesse caso, se trata do uso de mecânicas de jogos no marketing digital.

Para ser feito, se baseia em princípios de jogos como regras, ranking, desafios, recompensas, etc. Uma opção de recompensa são os gift cards, que são cartões que podem ser utilizados em lojas virtuais.

Neste site, você pode encontrar esses itens e realizar uma estratégia de gamificação!

Conclusão

No mercado de games, é muito comum que os jogadores não consigam acompanhar a velocidade das mudanças. A cada momento surge uma novidade ou tendência – e você quer acompanhar todas elas.

Para acompanhar as tendências no mercado de Games em 2021, fique atento nos principais portais de jogos e saiba de tudo que acontece!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário