Home Reviews Teste comparativo com algumas Fans do Mercado

Teste comparativo com algumas Fans do Mercado

por Carlos Xandelly

[box_dark] Decibels ou decibéis?[/box_dark]

Esta é uma dúvida que muitas pessoas têm. Segundo o “Novo Dicionário Aurélio da Lingua Portuguesa” (2a. edição Revista e Atualizada), o plural de bel é bels, enquanto para o plural de decibel as duas formas são corretas: decibels e decibéis. Entretanto, no Brasil, o Decreto Federal No. 81.621 de 03/05/1978 (Anexo 3.2), sobre o Quadro Geral de Unidades de Medidas, estabelece que a forma legal do plural de decibel é decibels.

Estas duas são as interpretações populares da questão das unidades e dos seus plurais, mas estão erradas.[carece de fontes?] Uma unidade é um qualificativo, um padrão, não uma quantidade. As unidades não têm portanto plural, nem género. Uma “unidade” é UM. Em rigor deve-se portanto dizer 1 decibel (1×1 decibel), 10 decibel 10×1 decibel, dez vezes a unidade padrão decibel), etc. Por outro lado, essa informação pode ser facilmente refutada apresentando os plurais “metros”, “horas” e “quilogramas” para as unidades “metro”, “hora” e “quilograma”. A confusão é comum porque não há plurais nas simbologias das unidades (2 metros = 2m, 11 horas = 11h e 30 quilogramas = 30kg). Ver definição de unidades de medida.

Afim de ilustrarmos como é feito a ‘captação dos sons e suas intencidades por nosso sistema auditivo, temos o vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=tkPj4IGbmQQ&feature=player_embedded

Na escala decibel, o menor som audível (quase que silêncio total) é de 0 dB. Um som 10 vezes mais forte tem 10 dB, um som 100 vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 20 dB e conseqüentemente, um som mil vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 30 dB. Isso ocorre porque a escala decibel é uma escala logarítmica. Aqui vão alguns sons comuns e seus índices de decibéis:

  • próximo ao silêncio total – 0 dB
  • um sussurro – 15 dB
  • conversa normal – 60 dB
  • uma máquina de cortar grama -90 dB
  • uma buzina de automóvel – 110 dB
  • um show de rock ou um motor a jato – 120 dB
  • um tiro ou um rojão – 140 dB

Você deve saber, por experiência própria, que a distância afeta a intensidade do som: quanto mais longe, mais potência ele perde. Por isso, é bom esclarecer que todos os índices acima foram medidos enquanto se estava próximo ao som.

Qualquer som acima de 85 dB pode causar perda de audição, e a perda depende tanto da potência do som como do período de exposição. Uma boa maneira de saber que se está ouvindo um som de 85 dB, é quando você tem de elevar a voz para outra pessoa conseguir lhe ouvir. Se você se expuser a um som de 90 dB, por 8 horas, pode causar danos aos seus ouvidos; mas se a exposição for a um som de 140 dB, um segundo já é o bastante para causar danos (e chega a causar dor). Consulte esta página (em inglês) para ver uma “régua” medindo as exposições.

[box_dark]dB – Metodologia do Teste[/box_dark]

Para a aferição direta do nível sonoro proveniente das Fans utilizamos o seguinte material: 1 decibelímetro de 2 escalas e monitoramento contínuo por software, desligando diretamente a capatção por ruídos da sua ‘pipeta’ (microfone embutido diretamente no dispositivo) e utilizamos um canal direto por conexão ao dispositivo móvel (peça azul e blindada com 2 camadas de isolamento acústivo) – neste ‘túnel’ entra um pequeno microfone sensível que faz a ‘leitura’ do som e enfia para o aparelho diretamente. Após ele ligado ao Notebook transforma em dados e com 2 opções de gráficos contínuos (pdf e xls).

 

Afim de diminuirmos considerávelmente qualquer tipo de ruído ou qualquer som que possa interferir nos resultados, zeramos o decibelímetro aferindo-o conforme o som ambiente. Ou seja, no momento do início dos testes, deixamos o nosso som ambiente como sendo o ponto inicial de ruídos para que o programa gere os resultados e gráficos. Confesso, um aparelho o tanto quanto interessante e com algumas utilidades bem legais.

A Fonte digital, temos controle total da voltagem de alimentação do FAN, assim pode-se além de verificar e dar o correto valor na sua alimentação, verificar em tempo real o consumo em Amperes.

Para aferir o nível sonoro e oferecer dados para nossa base de dados e parâmetros, efetuamos a leitura com a Fan em alimentação de 5 volts e 12 volts.

Você também pode gostar

7 comentários

ZEZOLAH 21 de março de 2012 - 15:57

Eu to aguardando a chegada de 3 Koolance FAN-12038HBK-184 que ganhei de um amigo, pretendo usar 2 delas no meu antec 620

Responder
Freefall 19 de março de 2012 - 09:33

Parabéns pelo review, ficou muito claro e informativo.
Eu queria saber mais sobre esses coolers Nideo BETA. Seriam aqueles Nidec de aplicação em servidores? Onde posso encontrar esses modelos à venda. Eu notei que em 12V eles são bastante silenciosos e mesmo assim o CFM deles é substancialmente maior.

Eu uso 6 Evercool Aero no meu radiador de 360mm, eles são bons e em 5V são bastante silenciosos, mas o PC parece que vai decolar se eu coloco em 12V, o barulho chega a incomodar um bocado e estava pensando em trocar por algo mais silencioso mas com CFM maior, mesmo que tenha que pagar mais caro por isso.

Agradeço desde já a atenção da equipe e o esforço e a preocupação em manter o público entusiasta brasileiro sempre atualizado.

Responder
Carlos Xandelly 21 de março de 2012 - 17:10

Olá irmão, infelizmente por um equívoco na elaboração dos gráficos finais o nome acabou saindo NIDEO enquanto o correto é NIDEC, e sim elas são utilizadas nos servidores DELL e outros modelos Optimus, seu preço de mercado algo em torno de 100 reais, oferece um fluxo final de 230 CFM. Mas quando utilizadas em baixa rotação o fluxo é enorme e o ruído final é satisfatório. Não sei te informar onde vende.
Abraços e vamos que vamos
!

Responder
Pedro 18 de março de 2012 - 11:53

Parabéns o obrigado pelos testes Xandelly. Nada melhor do que se informar antes de sair comprando qualquer coisa.

Responder
Carlos Xandelly 18 de março de 2012 - 14:43

O melhor agradecimento é a sua participação. Quem tem realmente a agradecer algo por aqui, este sou EU !
Estamos tendo uma certa dificuldade de elaborar os reviews devido ao acúmulo na lista de espera dos testes, e isto acabou causando uma certa lentidão na publicação de todos os testes. Existe ainda a parte 2 deste review, com outras 17 FANS de mercado, esperamos em breve finalizar e levar ao conhecimento de todos.
Um grande abraço, e no que precisar, estamos aqui !

Responder
Ken Hung Huang 17 de março de 2012 - 23:50

Tenho 4 Koolance FAN-12025HBK no meu radiador de 480mm e eles seguram de boa :D

Mto forte esses fans !!

Responder
Carlos Xandelly 18 de março de 2012 - 14:41

Olá KEN HUANG,
grato por sua participação, sinta-se em casa. Sim, estes FANs da Koolance além de ótimos são extremamente fortes com ótima qualidade, a única dificuldade e realmente chato é achá-los para venda dentro do Brasil. Interessante seu WC Eim !! Que tal partilhar das fotos? Abraços

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações