[box_dark] Decibels ou decibéis?[/box_dark]
Esta é uma dúvida que muitas pessoas têm. Segundo o “Novo Dicionário Aurélio da Lingua Portuguesa” (2a. edição Revista e Atualizada), o plural de bel é bels, enquanto para o plural de decibel as duas formas são corretas: decibels e decibéis. Entretanto, no Brasil, o Decreto Federal No. 81.621 de 03/05/1978 (Anexo 3.2), sobre o Quadro Geral de Unidades de Medidas, estabelece que a forma legal do plural de decibel é decibels.
Estas duas são as interpretações populares da questão das unidades e dos seus plurais, mas estão erradas.[carece de fontes?] Uma unidade é um qualificativo, um padrão, não uma quantidade. As unidades não têm portanto plural, nem género. Uma “unidade” é UM. Em rigor deve-se portanto dizer 1 decibel (1×1 decibel), 10 decibel 10×1 decibel, dez vezes a unidade padrão decibel), etc. Por outro lado, essa informação pode ser facilmente refutada apresentando os plurais “metros”, “horas” e “quilogramas” para as unidades “metro”, “hora” e “quilograma”. A confusão é comum porque não há plurais nas simbologias das unidades (2 metros = 2m, 11 horas = 11h e 30 quilogramas = 30kg). Ver definição de unidades de medida.
Afim de ilustrarmos como é feito a ‘captação dos sons e suas intencidades por nosso sistema auditivo, temos o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=tkPj4IGbmQQ&feature=player_embedded
Na escala decibel, o menor som audível (quase que silêncio total) é de 0 dB. Um som 10 vezes mais forte tem 10 dB, um som 100 vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 20 dB e conseqüentemente, um som mil vezes mais forte do que o próximo ao silêncio total tem 30 dB. Isso ocorre porque a escala decibel é uma escala logarítmica. Aqui vão alguns sons comuns e seus índices de decibéis:
- próximo ao silêncio total – 0 dB
- um sussurro – 15 dB
- conversa normal – 60 dB
- uma máquina de cortar grama -90 dB
- uma buzina de automóvel – 110 dB
- um show de rock ou um motor a jato – 120 dB
- um tiro ou um rojão – 140 dB
Você deve saber, por experiência própria, que a distância afeta a intensidade do som: quanto mais longe, mais potência ele perde. Por isso, é bom esclarecer que todos os índices acima foram medidos enquanto se estava próximo ao som.
Qualquer som acima de 85 dB pode causar perda de audição, e a perda depende tanto da potência do som como do período de exposição. Uma boa maneira de saber que se está ouvindo um som de 85 dB, é quando você tem de elevar a voz para outra pessoa conseguir lhe ouvir. Se você se expuser a um som de 90 dB, por 8 horas, pode causar danos aos seus ouvidos; mas se a exposição for a um som de 140 dB, um segundo já é o bastante para causar danos (e chega a causar dor). Consulte esta página (em inglês) para ver uma “régua” medindo as exposições.
[box_dark]dB – Metodologia do Teste[/box_dark]
Para a aferição direta do nível sonoro proveniente das Fans utilizamos o seguinte material: 1 decibelímetro de 2 escalas e monitoramento contínuo por software, desligando diretamente a capatção por ruídos da sua ‘pipeta’ (microfone embutido diretamente no dispositivo) e utilizamos um canal direto por conexão ao dispositivo móvel (peça azul e blindada com 2 camadas de isolamento acústivo) – neste ‘túnel’ entra um pequeno microfone sensível que faz a ‘leitura’ do som e enfia para o aparelho diretamente. Após ele ligado ao Notebook transforma em dados e com 2 opções de gráficos contínuos (pdf e xls).
Afim de diminuirmos considerávelmente qualquer tipo de ruído ou qualquer som que possa interferir nos resultados, zeramos o decibelímetro aferindo-o conforme o som ambiente. Ou seja, no momento do início dos testes, deixamos o nosso som ambiente como sendo o ponto inicial de ruídos para que o programa gere os resultados e gráficos. Confesso, um aparelho o tanto quanto interessante e com algumas utilidades bem legais.
A Fonte digital, temos controle total da voltagem de alimentação do FAN, assim pode-se além de verificar e dar o correto valor na sua alimentação, verificar em tempo real o consumo em Amperes.
Para aferir o nível sonoro e oferecer dados para nossa base de dados e parâmetros, efetuamos a leitura com a Fan em alimentação de 5 volts e 12 volts.
7 comentários
Eu to aguardando a chegada de 3 Koolance FAN-12038HBK-184 que ganhei de um amigo, pretendo usar 2 delas no meu antec 620
Parabéns pelo review, ficou muito claro e informativo.
Eu queria saber mais sobre esses coolers Nideo BETA. Seriam aqueles Nidec de aplicação em servidores? Onde posso encontrar esses modelos à venda. Eu notei que em 12V eles são bastante silenciosos e mesmo assim o CFM deles é substancialmente maior.
Eu uso 6 Evercool Aero no meu radiador de 360mm, eles são bons e em 5V são bastante silenciosos, mas o PC parece que vai decolar se eu coloco em 12V, o barulho chega a incomodar um bocado e estava pensando em trocar por algo mais silencioso mas com CFM maior, mesmo que tenha que pagar mais caro por isso.
Agradeço desde já a atenção da equipe e o esforço e a preocupação em manter o público entusiasta brasileiro sempre atualizado.
Olá irmão, infelizmente por um equívoco na elaboração dos gráficos finais o nome acabou saindo NIDEO enquanto o correto é NIDEC, e sim elas são utilizadas nos servidores DELL e outros modelos Optimus, seu preço de mercado algo em torno de 100 reais, oferece um fluxo final de 230 CFM. Mas quando utilizadas em baixa rotação o fluxo é enorme e o ruído final é satisfatório. Não sei te informar onde vende.
Abraços e vamos que vamos
!
Parabéns o obrigado pelos testes Xandelly. Nada melhor do que se informar antes de sair comprando qualquer coisa.
O melhor agradecimento é a sua participação. Quem tem realmente a agradecer algo por aqui, este sou EU !
Estamos tendo uma certa dificuldade de elaborar os reviews devido ao acúmulo na lista de espera dos testes, e isto acabou causando uma certa lentidão na publicação de todos os testes. Existe ainda a parte 2 deste review, com outras 17 FANS de mercado, esperamos em breve finalizar e levar ao conhecimento de todos.
Um grande abraço, e no que precisar, estamos aqui !
Tenho 4 Koolance FAN-12025HBK no meu radiador de 480mm e eles seguram de boa :D
Mto forte esses fans !!
Olá KEN HUANG,
grato por sua participação, sinta-se em casa. Sim, estes FANs da Koolance além de ótimos são extremamente fortes com ótima qualidade, a única dificuldade e realmente chato é achá-los para venda dentro do Brasil. Interessante seu WC Eim !! Que tal partilhar das fotos? Abraços