CFM ? AirFlow? Pressão Estática? Fluxo de ar? Mas quanta coisa é necessária para podermos classificar uma FAN como sendo eficiente ou não? O que o usuário precisa ter em mente quando sai em busca de uma FAN para ter sua performance atingida não caia por terra abaixo e traga decepções após seu uso?
São tantas e tantas perguntas, que desta vez o OverLAB precisou da ajuda dos cientistas e engenheiros da Unicamp – Universidade de Campinas.
Após adquirmos alguns equipamentos voltados especificamente para este tipo de testes: como o tunelamento de vento e pressão estática, decibelímetro, fontes digital controlada de 3 Amperes – específica para Fans e a aquisição de mais de 20 modelos das principais Fans comercializadas no Brasil, pedimos arrego e abrimos fogo no material técnico e teórico do pessoal mais especializado do Planeta para nos dar tal socorro e ajuda na montagem das planilhas, bem como trazer de forma exclusiva para nossos leitores algumas entrevistas com os cientistas e conhecer o departamento de ventilador da Unicamp.
Como este review é bastante técnico e dirigido especifamente para quem deseja detalhes sobre as Fans bem como conhecer mais afundo sobre todos os termos técnicos, faremos uma pequena introdução aos termos, siglas e parte teórica, para que nas páginas seguintes, fique tudo mais fácil de ser mastigado e ententido por nossos entusiastas e leitores de plantão !
[box_dark]CFM – Definição e Importância[/box_dark]
Cubic Feet per Minute – ou simplesmente CFM , ou pés cúbicos por minuto. Esta é uma medida de desempenho para os fans. Quanto maior é o CFM, melhor é o desempenho do fan ? Uma FAN que tenha sua rotação maior que a outra irá oferecer um CFM maior?
Mas qual será a verdade sobre tantas informações desencontradas e baseadas em ‘achismos’ ? Alguns analistas mais antigos dizem que sim, o CFM é quem manda e define a potencialidade de fluxo de ar e capacidade de ser mais ou menos eficiente, acabando na totalidade taxando como sendo regra, mas isto envolve muito mais do que ‘achismos’ e levou-nos a ir à UNICAMP buscar mais detalhes e irmos atrás de respostas definitivas para este mistério que há muitos anos percorre os maiores e mais movimentados fóruns do planeta, para tal solução contamos com o Cientista Coordenador do Departamento de Ventilação da UNICAMP e que teremos o prazer de degustar alguns minutinhos do seu conhecimento através do vídeo compartilhado logo abaixo:
DICAS & MACETES : Se você é do tipo que gosta de aprender por conta própria e adora aquelas nossas dicas que passamos costumeiramente em nossos reviews, certamente irá curtir bastante a tabela de conversão do Intituto de Química da Universidade, um dos mais sérios e exatos que já vimos anteriormente na web.
Para as mais diversas conversões e unidades – Praticamente para quem usa watercooler e gosta de sistema de dissipação, o link abaixo é um prato cheio de diversão e horas de estudo !
http://www.bbquimica.com.br/bbq/unidade_vazao.php
Em síntese, podemos afirmar que CFM de uma Fan é a quantidade de ar que ela ‘consegue puxar’ por suas hélices. Algumas conseguem puxar uma menor quantidade mas empurram este ar num fluxo mais forte e outras vice-versa.
Mas isto será uma matéria para as próximas páginas.
Você que pe Leitor do Portal RAC | Cosmo
Clique AQUI para conferir o teste completo
Autor: Carlos XANDELLY
Fonte: http://www.overbr.com.br
7 comentários
Eu to aguardando a chegada de 3 Koolance FAN-12038HBK-184 que ganhei de um amigo, pretendo usar 2 delas no meu antec 620
Parabéns pelo review, ficou muito claro e informativo.
Eu queria saber mais sobre esses coolers Nideo BETA. Seriam aqueles Nidec de aplicação em servidores? Onde posso encontrar esses modelos à venda. Eu notei que em 12V eles são bastante silenciosos e mesmo assim o CFM deles é substancialmente maior.
Eu uso 6 Evercool Aero no meu radiador de 360mm, eles são bons e em 5V são bastante silenciosos, mas o PC parece que vai decolar se eu coloco em 12V, o barulho chega a incomodar um bocado e estava pensando em trocar por algo mais silencioso mas com CFM maior, mesmo que tenha que pagar mais caro por isso.
Agradeço desde já a atenção da equipe e o esforço e a preocupação em manter o público entusiasta brasileiro sempre atualizado.
Olá irmão, infelizmente por um equívoco na elaboração dos gráficos finais o nome acabou saindo NIDEO enquanto o correto é NIDEC, e sim elas são utilizadas nos servidores DELL e outros modelos Optimus, seu preço de mercado algo em torno de 100 reais, oferece um fluxo final de 230 CFM. Mas quando utilizadas em baixa rotação o fluxo é enorme e o ruído final é satisfatório. Não sei te informar onde vende.
Abraços e vamos que vamos
!
Parabéns o obrigado pelos testes Xandelly. Nada melhor do que se informar antes de sair comprando qualquer coisa.
O melhor agradecimento é a sua participação. Quem tem realmente a agradecer algo por aqui, este sou EU !
Estamos tendo uma certa dificuldade de elaborar os reviews devido ao acúmulo na lista de espera dos testes, e isto acabou causando uma certa lentidão na publicação de todos os testes. Existe ainda a parte 2 deste review, com outras 17 FANS de mercado, esperamos em breve finalizar e levar ao conhecimento de todos.
Um grande abraço, e no que precisar, estamos aqui !
Tenho 4 Koolance FAN-12025HBK no meu radiador de 480mm e eles seguram de boa :D
Mto forte esses fans !!
Olá KEN HUANG,
grato por sua participação, sinta-se em casa. Sim, estes FANs da Koolance além de ótimos são extremamente fortes com ótima qualidade, a única dificuldade e realmente chato é achá-los para venda dentro do Brasil. Interessante seu WC Eim !! Que tal partilhar das fotos? Abraços