Teste Energético e Eficiência na Sobrecarga
Já vimos e conferimos que a fonte passou satisfatoriamente nos testes de chassis, ventilação, estrutura e temperatura. Acreditamos que agora é o teste realmente onde são revelados todo o potencial e a engenharia da sua construção acabam vindo a tona. Uma fonte por mais bem construída que possa ser no seu interior, tanto na filtragem e transientes, quanto na ventilação e dissipação, pode por tudo a perder no teste de carga ativa nas linhas de 12 volts. Afinal, se a rotulagem indica uma potência real e nominal de 750W, esta fonte por obrigação deverá atingir tal watagem sem apresentar sequer nenhum tipo de oscilação, problema técnico ou temperatura. E em piores casos, algumas fontes de alguns fabricantes, quando testado neste quesito chegam literalmente a irem para o espaço: explodindo e podendo levar todo o nosso hardware junto, ou parte dele.
Quando realizamos este teste, sempre ficamos apreensivos e tensos, mas agora com a parceria da TUNIQ podemos relaxar um pouquinho mais, afinal somos assegurados e segurados pelo Fabricante, de que; se algo ocorrer ou qualquer problema aconteça, seremos cobertos pela parceria. Somente um grande fabricante que confia nos seus produtos e no avaliador podem oferecer este tipo de comodidade e segurança. Em outras palavras o pessoal da TUNIQ quando esteve em visita técnica ao OverLAB nos cedeu carta mais do que branca para além de testar as fontes, buscar o máximo e stressá-las de todas as maneiras e modos possíveis, em busca de algum ponto negativo ou algo que mereça uma não conformidade ou fora dos padrões. Gostamos e mais do que aprovamos a TUNIQ. Seguindo então com este super aval, vamos buscar seus limites reais, numa plataforma que não é um tester de PSU ou emulador de cargas, e sim numa bancada com um hardware top montado e escolhido para o momento.
O Hardware utilizado para esta bateria, foi a nossa Bancada nº1: Mobo Asus Sabertooth X58, um Hexacore Intel i7 980x, Memos Dominator GT, sendo utilizada 1 placa de vídeo, uma Radeon GTX 480. A refrigeração que usamos para o equipamento em tela, foi um watercooler da WatercoolingBR.
Das mais de 48 horas de testes intensivos e agressivos forçados na TUNIQ 750w obtemos os seguintes resultados, que foram transformados em gráficos para uma melhor compreenssão e entendimento rápido do leitor, acompanhem abaixo:
No gráfico logo acima, deixamos nosso 980x com 1,51 de tensão diretamente aplicada na BIOS, e quando dentro do Sistema Operacional, rodamos alguns aplicativos, como um Furmark e uma bateria do PcMark. O Objetivo era encontrar possíveis registros de oscilações, quedas ou aumentos de incrementos na voltagem do processador. Podemos dizer com toda a certeza, que a fonte Tuniq 750 watts deixou-nos muito satisfeitos com seus resultados. O monitoramento foi realizado por 1 hora consecutiva, coletando os dados de 5 em 5 minutos. Abaixo segue os gráficos finais de watagem e vcore.
Nos resultados impressos no gráfico logo acima, percebe-se um pico de 4 minutos em média até 838 Watts, e logo depois uma queda e consequentemente a fonte desarmou. Já não seria nada mal para ela e poderíamos dar por encerrado nosso review. Mas analisando depois melhor a distribuição das linhas, acabamos comentendo um pequeno errinho no projeto inicial e sobrecarregamos a linha de 12v secundária, o que causou o desarme da fonte. O bom foi ver que ele também funcionou perfeitamente.
O jeito foi refazer a distribuição em todas as linhas novamente, e tirar a bomba do watercooler e os 5 fans de uma das linhas primárias de 12volts (mais exatamente a 12v1) e distribuir melhor na outra linha. Ficamos com a VGA conectada no mesmo plug de alimentação inicialmente utilizado. E partimos para uma segunda bateria para ver o que realmente poderia acontecer (na pior das hipóteses um desarmamento com menor watagem), mas vamos antes de comentar, olhar atentamente o gráfico abaixo:
Impressionantemente ou pelo menos quase para todos nós do OverLAB, a fonte ofereceu mais de 830 watts por mais de 40 minutos consecutivos e initerruptos. E os seus picos, quando foi exigido chegaram a escala de 905 watts. Uma marca e tanto. A fonte ficou estável e as pequenas oscilações , sejam elas de temperaturas ou na tensão do processador foram insignificantes. A fonte suportou por mais de 20 minutos mais de 850 watts e seus picos até 900 watts ou mais, não ofereceram nenhum tipo de oscilação e principalmente desarmar.
Pensando em um gráfico para que o leitor possa acompanhar com exatidão o teste e as oscilações mínimas que ocorreram, montamos no gráfico abaixo, a tabela com a variação da tensão do processador e os picos de watagem oferecida pela TUniq 750 watts. Vejamos:
Neste ponto, a fonte não somente passa com louvor, mas com total recomendação do nosso pessoal, podendo ser usada sem receio algum até seus 750 watts diariamente e de vez em quando abusar um pouquinho…mas você deve e precisa saber que as consequências de utilizar uma fonte que oferece uma rotulagem de 750 watts acima destas especificações podem acabar comprometendo a vida útil dos componentes e em pior dos casos, um dia acabar danificando a mesma. Por isso sempre que for fazer o cálculo de consumo para a sua plataforma, o faça de modo correto e se possível, aumente uma margem de 10% para cima. Assim, você teria alguma ‘reserva’ se for necessário usá-la.
Estamos muito satisfeitos em ter abusado desta fonte, mas somos réus confessos e precisamos comentar que logo no início e no momento que a fonte desarmou pela primeira vez (por única e errôneamente termos carregado uma das linhas somente) não acreditamos que ela poderia chegar a mais de 900 watts com tamanha desenvoltura.
O usuário também deve saber, que quanto mais quente a fonte ou seu interior maior será a perda de energia e consequentemente a sua eficiência, então se for realizar um teste em casa, não tente chegar nestas marcas utilizando um gabinete todo fechado e sem a devida ventilação ou o fluxo de ar, pois não sabemos que consequências ela poderia oferecer ao final. Mas até seus 850 watts, podem ir sem receio algum, não para uso diário, mas diríamos para uma ‘eventualidade’ ou uma bateria de Furmark talvez?
Na próxima página, fecharemos nossa avaliação.
páginas