Nota ao Leitor
Como devem ter acompanhado nossos últimos testes, onde explicamos ao Leitor que não possuimos equipamentos específicos para ‘emular’ cargas ou tensões, colocamos de maneira agressiva nosso hardware oferecendo assim um risco muito grande à nossa bancada e ao conjunto utilizado para os testes. Em contrapartida com isso, conseguimos provar e mostrar em testes reais o comportamento real da fonte, bem como suas correntes e tensões de maneira singular, ou seja, em outras palavras, conseguimos realizar um teste único e singular: colocar a prova a Fonte em teste real, sem utilizar de testador de fontes ou gerador virtual de cargas e tensões.
Pelo motivo de estarmos correndo um sério risco, resolvemos abortar os testes nos últimos testes de fontes recebidos. Porém recebemos algumas dezenas de emails e reclamações sobre nossa decisão, inclusive nos solicitando que não deveríamos parar com os testes. Em face ao acontecido, e de maneira inédita, o OverLAB recebeu a visita do pessoal da TUNIQ, onde fizeram o reconhecimento in lócuo do laboratório, conferindo nossas bancadas e acompanhando nossa metodologia de testes. Recebemos grandes elogios por parte da TUNIQ e uma aprovação para que nossos testes prossigam e sejam elaborados da mesma maneira e utilizando o nosso métodos padrão.
A TUNIQ foi mais longe, e ofereceu total suporte ao nosso hardware que será utilizado nos testes. Contando com este apoio decidimos continuar com os testes, já que se algo acontecer ao nosso equipamento, este estará totalmente coberto pela empresa parceira: a TUNIQ.
Queremos publicamente agradecer a visita do distribuidor oficial no Brasil, e aproveitar o ensejo para reiterar nossos votos de estima e respeito pela marca. Aproveitamos também para estender o convite a qualquer outro fabricante ou representante ou distribuidor, para fazer uma visita e conhecer nossas instalações oficiais.Depto Técnico OverLAB
Tuniq 750 watts – sobrando energia, faltando mercado ?
A PSU de 750W da Tuniq continua sendo um produto que consegue agregar a qualidade da sua série de potência de alta performance, com uma robustez fora do comum.
Oferecendo maior desempenho, certificada dentro dos padrões de exigência, traz logo de cara um selo Bronze 80-plus.O fato da potência de 750W ser certificada para SLI nVidia e também pelo seu PFC Ativo (Power Factor Correction) são 2 fatores bem vistos e agradam a maioria dos consumidores de ‘selos’. A emrpesa tem uma forte e poderoso trabalho de marketing e slogan de mercado: a de que a PSU promete entregar a watagem real mencionada no produto. E de fato o fora feito, recentemente, onde pudemos comprovar que a sua fonte de 550W, acabou suportando mais de 630 watts e com muita eficiência, conforme pode ser visto neste < LINK >
Outro recusro bem interessante é sobre a tecnologia da Fan-Off, que na teoria se a fonte atingir mais do que 50ºC e o micro for desligado, a ventoinha continuará em funcionamento por mais 2 minutos, refrigerando por completo todos seus components e prolongando assim a vida útil e evitando o stress desnecessário dos seus componentes. Mesmo fato se pode ver na prática do lado oposto, caso a fonte não chegue a atingir determinada temperatura a fan não entrará em funcionamento.
Sabemos que o mercado atual de fontes nesta faixa de watagem é uma das mais procuradas pelos entusiastas e gamers de média plataforma, justamente por ter capacidade de alimentar com sobra um ótimo conjunto ou uma bancada bem interessante, sempre levando-se em conta que todo dimencionamento deverá ser planejado antes e que tenha uma sobre de pelo menos 10% de watagem para evitar possíveis erros no seu projeto ou alimentar com segurança a sua plataforma.
Mas antes, que prolonguemos demasiadamente nosso review, vamos aos fatos e testes que realmente interessam, abrindo assim, mais um teste patrocinado e segurado pela TUNIQ em nossas instalações. Antes de prosseguirmos com os resultados, gostaríamos de compartilhar o álbum de fotos logo abaixo com nossos leitores:
[book id=’8′ /]
Apresentação e Embalagem
Quando se trata de desempenho, a Tuniq é sem sobra alguma de dúvida uma marca exemplar e que merece respeito pelos seus seguidores fiéis e principalmente por seus futuros usuários. Em diversos sites pode ser conferido os testes e que sempre apontam e revelam um mesmo resultado: Watagem acima do rotulado com Estabilidade e Fiabilidade total.
A marca é facilmente classificada entre as TOP 10 principais fontes de alimentação do mercado global.
Tuniq 750 watts é uma fonte que traz originalmente um projeto de cabeamento não modular.
A Tuniq Potency 750 W não é uma fonte de alimentação grande, medindo 16 cm de profundidade. Ela usa uma ventoinha de 135 mm em sua parte inferior e tem circuito PFC ativo, é claro. Todos os cabos possuem proteção de nylon, mas esta proteção só sai de dentro da fonte no cabo principal da placa-mãe. Todos os fios são 18 AWG, que é o mínimo recomendado, mas o cabo principal da placa-mãe utiliza fios mais grossos de 16 AWG nas saídas de +12 V e +3,3 V, o que é sempre muito bem vindo.
Bom, os cabos inclusos são os seguintes:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos (46 cm)
- Um cabo com três conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete (46 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores)
- Um cabo com um conector EPS12V e um conector ATX12V (48 cm até o conector EPS12V e 15 cm entre os conectores EPS12V e ATX12V)
- Dois cabos com três conectores de alimentação SATA cada (46 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores)
- Dois cabos com um conector de seis pinos e um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo cada (46 cm até o primeiro conector e 15,5 cm entre os conectores)
Embora a quantidade de cabos possa ser tremendamente satisfatória para a maioria dos usuários, para alguns outros mais exigentes podem faltar. No caso de conexões com bomba do WC, Barras de Neons, Vários HDs ou SSDs. Mas que pode ser simplesmente resolvido utilizando um conector Y nos cabos, desde que atente e observada para a watatagem e amperagem máxima de suporte.
Sobre o aspecto da embalagem, nada muito apelativo ou agressivo. As fontes da Tuniq seguem os mesmos padrões de cores e design, mudando apenas o tamanho da caixa, de acordo com o tamanho de cada fonte. As informações estão bem dispostas nas laterais e informam inclusive, as conexões de alimentação para os consumidores.
páginas