Home Armazenamento review: testamos o SSD da Kingston KC100 120Gb voltado ao segmento corporativo

review: testamos o SSD da Kingston KC100 120Gb voltado ao segmento corporativo

por Carlos Xandelly

[box_dark]COMPONENTES E CONSTRUÇÃO DO CASE[/box_dark]

Nesta dissecagem de primeira etapa, chegamos ao circuito responsável pelo interfaceamento entre o dispositivo físico em si (o SSD) e a conexão USB realizada e gerenciada por um bom chip e ‘cérebro’ controlador: o Initio INIC-1608 que falaremos um pouco mais adiante.

Bom, pelas imangens não temos como omitir ou deixar de falar. Parece que nem tudo foi visto ou saiu conforme o planejado neste caso. A interface recebeu um razoável conforto ! O fabricante utilizou da espuma autoadesiva em grossa camada, não somente para acomodar o circuito, mas também para fazer com que ele não fique ‘bambo’, Ou seja, fique parecendo estar mais firme. Caso retirar esta espuma e recoloque o circuito no lugar que é preso por 3 pequeninos parafusos, a sensação que temos é que ele irá soltar ou que está apenas encaixado.

Outro ponto que deixou bastante mesmo a desejar é o que vai logo à frente do mesmo circuito e nesta mesma região. Como os componentes estão no circuito pelo outro lado, o chassis e a sua moldura de plástico neste região recebem um calor bem grande, acreditem, principalmente com a alta demanda de tráfego de dados.

Ao nosso ver, pois não encontramos outra justificativa plausível, o fabricante afim de tentar diminuir este calor e assim reduzir as possibilidades ao máximo de possíveis deformações da moldura nesta região, acabou colando uma fina camada de cobre no formato de folha, mais especificamente e idênticamente a folha de papel alumínio.

Ficou a desejar no quesito qualidade e no acabamento tanto dos componentes quanto da qualidade da construção do case externa e interamente.
A fina camada de cobre em forma de folha, com o tempo e o calor recebido poderá desprender-se e cair bem acima da interface e assim fechar um possível curto-circuito elétrico. A possibilidade de ocorrer isso existe pois pelo menos o exemplar que recebemos a “cola” para prender a folha de cobre estava bem fraca, conforme as imagens acima e abaixo.

Então finalizando a investida na construção do case e de seus componentes, abaixo os dados e as especificações dos componentes que foram agregados na construção do Case da Kingston. Nesta dissecagem precisamos apelar para nossa instrumentação quase que cirúrgica, afim de identificar corretamente os componentes.

 

Chip Controlador

O Initio INIC-1608 oferece uma solução avançada para conectar dispositivos SATA para USB Host com CPU integrada e SRAM embutido / ROM. Para proporcionar alta performance e solução de custo eficaz, o INIC-1608 integra USB-PHY, Mass Storage Classe Bulk-Apenas a função USB, conexão SATA / PHY núcleo e microprocessador em um único ASIC.

O 1608 INIC-fornece a taxa de transferência de dados de até 60 MB / s de conexão a uma interface SATA 1.5G.

Trata-se do mesmo ‘chip ponte’ encontrado nos cases de outros renomados fabricantes, como Seagate por exemplo.

Agora que já conhecemos um pouco mais da contrução do case externo que acompanha o SSD e falamos também sobre as qualidades e as especificações técnicas do SSD, vale conferir os resultados obtidos nesta análise !

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações