Home Reviews [review] MSI X79A-GD65 8D: mudando conceitos, quebrando limites

[review] MSI X79A-GD65 8D: mudando conceitos, quebrando limites

por Carlos Xandelly

Projetada e desenvolvida pensando no mercado entusiasta? A X79A GD65 8D parece realmente que foi desenhada a dedo por algum engenheiro overclocker ! os detalhes….os conectores…componentes… tudo bem definido e em lugares estratégicos objetivando a Comodidade e Praticidade de acesso.

E por falar em praticidade ! Que tal um LCD Post ? Sim, temos um para mostrar:

No canto inferior das costas avistamos um POST LED, que exibirá os códigos de status do sistema durante a inicialização. Se a memória falhar, ou qualquer outro dispositivo físico, você pode identificá-lo com a ajuda do código de erro.

Você é um usuário de plataforma entusiasta e não confia em sensores com leitura diretamente através de softwares? Ahhh tudo bem, a MSI novamente vem colaborar com esta tremenda moleza… pontos de monitoramento de tensões estão presente…

E aproveitando que entramos nessa de tensão, um olhar mais profundo abaixo em alguns recursos bem interessantes e na utilização de toda ‘esta energia’ que percorre a placa.

[box_dark]TENSÃO E REGULADORES[/box_dark]

O Leitor olhando atentamente para a imagem abaixo nota-se também que existe o indicador CPU PHASE e CPU SA PHASE, composto por 12 LEDs próximos ao circuito regulador de tensão para você monitorar as fases da tensão Vcc e VSA (controlador de memória) e quatro LEDs para você monitorar as fases do regulador de tensão da memória.

vista sem o dissipador pela parte de cima da placa-mãe

Este recurso pode ser desativado pela BIOS caso o usuário não queira LEDs Azuis piscando na mobo a todo momento.

Sinceramente? Que projeto avassalador…. destruidor…. e principalmente bem eficiente. MSI está realmente de parabéns, novamente não pecando com exageros ou contendo possível enxugamentos de custos com uma possível redução de componentes ou a sua qualidade.

Este circuito regulador de tensão do processador da MSI X79A-GD65 8D possui 10 fases para a tensão principal do processador (Vcc ou Vcore), duas fases para a tensão VSA do processador (controlador de memória) e duas fases para a tensão VTT do processador (interfaces PCI Express e DMI). Podemos simplesmente abreviar para “10+2+2”.

vista pela parte de baixo da placa-mãe

Nunca é demais reforçar, a X79A GD65 8D utiliza em sua contrução componentes de classe militar, para usuários ou leitores que ainda não sabem muito bem esta distinção entre as classes, vale comentar que no mercado global de contrução e desenvolvimento de hardware, existem 2 classes distintas : primeira a classe chamada de ‘civil’ que é a costumeiramente utilizada em placas de entrada e entre a maioria dos fabricantes. Em contrapartida a classe militar, além dos componentes serem muito mais caros, eles podem sofrer com interpéries da natureza tais como calor, umidade, corrosão temporal, entre outras. Sua tolerância é menor e suportam altíssimas temperaturas.

Somando aos outros componentes como bobinas de ferrite (Super Ferrite Choke) e capacitores sólidos, o fabricante atesta que este conjunto é capaz de aumentar em 20% a eficiência da plataforma. Seja na questão de gerenciamento de energia e consequentemente o consumo, bem como na eficácia quando suportado um overclock mais agressivo.

Já que falamos sobre Tensão, regulação e componentes, aproveitamos o mesmo parágrafo para mostrar as fases de tensão da memória, que também sequem o rigoroso padrão militar e utilizam os consagrados chips Renesas R2J20652.

No total existem 4 fases para a tensão da memória e também possui ao lado o indicativo atrás de LEDs Azuis.

O Indicador de LEDs de fases da memória, ficam entre o conector PWR2 (8pinos) e os slots de memória e mais 2 para o lado direito, ao lado dos slots de memória. Possuindo 2 Leds para cada lado.

Você também pode gostar

2 comentários

Aramys T O Campos 16 de março de 2012 - 19:56

Excelente review, muitíssimo detalhado, abordando todos recursos da placa-mãe de uma maneira de fácil compreensão.
Eh realmente uma belíssima placa!!!!

Responder
Brian Martins 16 de março de 2012 - 17:25

É… Bela mobo… Pena que o i7 2600k não serve nesses LGA2011 :(. Mas fico feliz com minha P8Z68-V PRO GEN3!
Parabéns pelo review!!!

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações