Poxa, não ia revelar o OC Genie, ia guardar para o final, mas já que a foto segue na sequência, vamos dar uma olhada bem atenta a esta interessante opção que a MSI agregou em suas placas algum tempo atrás.
Na realidade este recurso existem 3 botões OC Genie, (da esquerda para a direita) -; + e pulado obotão de Power ON OFF, temos o botão que ativa o recurso OC MSI Genie II.
Como o nome já diz algo, sim ele é relacionado ao Overclock. O que ele faz é quando acionado (que deve ser feito com a plataforma desligada), ele através das programações e instruções contidas neste recurso é praticamente encontrar o ponto perfeito entre o máximo de velocidade do processador levando em conta a temperatura e voltagens que são consideradas seguras para o uso no seu cotidiano.
Os outros 2 botões de “-” e “+” servem para aumentar ou diminuir em incrementos de 0,1 Mhz o BCLK. Que pode ser feito com o sistema operacional em pleno funcionamento.
Ahh… não pense que irá apertar o OC Genie e a placa sairá assustadoramente a 5 ou 5,5 Ghz, este recurso só opera com overclock que foi programado e considerado como seguro para uso diário. Caso o usuário busque algo mais forte, todo o processo deverá ser realizado manualmente dentro da BIOS.
Outra particularidade bem legal, é que a MSI não abandou o suporte ao teclado PS2, deixando uma porta comunitária para utilizar um Teclado ou um Mouse PS2.
Antes de prosseguirmos com esta viagem de conhecimento nesta fantástica mobo Topo de linha da MSI, segue abaixo uma visão geral do soquete e a região ao seu redor.
E já que estamos nessa de explorar, vamos ver o que a X79A GD65 8D nos oferece na questão de conexão com os dispositivos de armazenamento:
A MSI X79A-GD65 8D possui quatro portas pretas em ângulo reto SATA II (3Gb/s) controlados pelo chipset e suportam AHCI e RAID 0/1/5/10. Além das portas SATA II (branco), vemos quatro portas SATA adicionais 3 (6 GBit), duas delas vêm da Intel, os outras duas são ASMedia 1061.
Em sítnese o que o usuário precisa lembrar é que as Portas SATA-600 são controladas por um chip ASMedia ASM1061 (conectores brancos), e portas SATA-300 (conectores pretos) e o último par de portas SATA-600 (conectores brancos ao lado do LCD Post) controladas pelo chipset
Aleluias e honra ao mérito por merecer e terem pensado num lugar muito bom de escolha do conector 8 pinos (CPU Power). O JPWR2 não atrapalha, com rápido e fácil acesso, mesmo com a placa instalada em um pequeno gabinete.
Fica frio, antes de perguntar sobre o conector mobo 24 pinos, já temos ele em mãos…ou melhor, em fotos:
Temos que concodar em gênero, número e grau ! O Desenho desta mobo ficou simplemente perfeito para quem usa a mesmo em uma bancada (como é o nosso caso…hihihih), tudo muito show de bola, parece que os lugares foram escolhidos ou desenhados realmente a dedo. Nada atrapalha com nada. Nenhum cabo dando voltas ou passando por aqui ou por ali.
O Usuário certamente terá um enorme prazer em montar esta plataforma num bom gabinete, a arrumação de cabos ficará genial !
O que será que vamos encontrar na próxima página eim?
2 comentários
Excelente review, muitíssimo detalhado, abordando todos recursos da placa-mãe de uma maneira de fácil compreensão.
Eh realmente uma belíssima placa!!!!
É… Bela mobo… Pena que o i7 2600k não serve nesses LGA2011 :(. Mas fico feliz com minha P8Z68-V PRO GEN3!
Parabéns pelo review!!!