Home Reviews Review: Ivy Bridge + ASUS P8Z77-V Deluxe

Review: Ivy Bridge + ASUS P8Z77-V Deluxe

por Giancarlo C. Dalmedico

[box_dark]ASUS P8Z77-V Deluxe: Layout e recursos – II[/box_dark]

Os dissipadores usados na P8Z77-V Deluxe segue o padrão atual de cores da ASUS para as placas-mãe que não pertencem a nenhuma série em especial (leia-se Sabertooth e ROG) e são predominantemente azuis.

A peça responsável pela dissipação do calor gerado pelo Z77 é retangular, com destaque ao nome do fabricante “cravejado” nela e que devido a um led localizado na placa-mãe acaba por ficar aceso em azul… Sem dúvidas fica um visual interessante (principalmente com pouca iluminação) e que deve agradar os entusiastas do casemod. :)

[tabgroup][tab title=”Dissipador_Z77″][/tab][/tabgroup]

Já no VRM, temos 2 peças diferentes sendo uma com 2 dissipadores ligados por um heatpipe dedicada aos mosfets localizados na lateral do socket e o outro independente que é responsável pelos componentes que estão logo acima do socket. As aletas em ambos dissipadores são assimétricas e tem uma espécie de backplate que acaba servindo como dissipador para os componentes localizados na parte de trás do pcb.

[tabgroup][tab title=”Dissipador_VRM”][/tab][/tabgroup]

Em termos práticos, todos os dissipadores (VRM e Chipset) fazem um bom contato com os componentes e cumprem com louvor a tarefa na qual foram designados. :)

Agora com a placa-mãe “pelada” podemos ver o que está debaixo dos dissipadores, estamos nos referindo aos VRMs e ao chipset. Vamos começar dos VRMs:

[box_light]VRM e Componentes:[/box_light]

Os VRM’s (Voltage Regulation Module) são os circuitos responsáveis por reduzir a tensão fornecida pela fonte pela alimentação (+12V nas placas-mãe atuais) para a tensão de operação dos componentes como processadores, gpu’s, memórias.

Em termos mais técnicos, são conhecidos por circuitos DC-DC pois trabalham com corrente continua tanto na entrada quanto na saída, sem transformação da corrente como por exemplo seria a fonte de alimentação do PC, que é um circuito AC-DC.

A ASUS desenvolveu uma tecnologia de VRM Digital chamada de DIGI+ que já foi apresentada por nós em oportunidades anteriores, como no review da Sabertooth 990FX e agora com as novas placas-mãe Z77 eles aprimoraram ainda mais esse design e agora ele é chamado de “New DIGI+ Power Control with Smart DIGI+” e cobre o VRM do CPU (cores e igp) e Memória e em relação ao DIGI+ “antigo” das Z68 temos as seguintes novidades:

Em suma, são 16+4 fases para o CPU e 2 fases para as memórias:

[tabgroup][tab title=”VRM’s”][/tab][/tabgroup]

Mas de nada adianta toda essa tecnologia se os componentes utilizados não forem a altura, mas felizmente com a P8Z77-V Deluxe foram utilizados apenas materiais de primeira qualidade, podemos citar os capacitores FPCAP e indutores/mosfets de alta qualidade.

Você também pode gostar

12 comentários

Marco Cipolla 22 de junho de 2012 - 09:09 Responder
Marco Cipolla 22 de junho de 2012 - 09:04

Comprei uma MB dessa e posso afirmar que esse review me ajudou bastante na escolha. Muito bom mesmo ! Parabéns !
Mas vamos a minha dúvida: na página 6, sobre o aiSuite, você diz que é preciso baixar o Intel Management Engine para que ele funcione. Porém, na página da Intel, diz que o software é para chipset Intel série 5. Simplesmente não instala, nem a versão que vem no CD da MB !
Será que meu aiSuite não vai funcionar ou tem algum macete para instalar essa versão do Intel Management Engine ?

Responder
Giancarlo C. Dalmedico 22 de junho de 2012 - 11:00

Olá Marco,

Primeiramente agradecemos pelo elogio! Saber que nossos reviews estão de fato ajudando as pessoas é uma boa motivação para continuarmos caminhando…:)

Quanto a sua dúvida, estranho o driver que acompanha o CD da mobo não ter funcionado porque foi exatamente ele que eu instalei para o review… O driver do site da Intel que você passou logo abaixo é meio antigo e você pode pegar um mais atual nesse tópico do overclockers.net:

http://www.overclock.net/t/1248928/asus-z77-series-information-thread-drivers-bioses-overclocking-reviews-updated-6-20

Abra o spoiler da P8Z77-V Deluxe que lá você encontra link para download de uma versão bem mais recente (8.1.0.1143) que essa da Intel.

Abraços.

Responder
Marco 24 de junho de 2012 - 20:38

Realmente esse funcionou. O Autotune jogou meu i5 3570k para 4,5GHz ! Fantástico !
Obrigado, Giancarlo. Valeu a ajuda !!!!

Responder
Alceu 28 de maio de 2012 - 16:12

Obrigado pela resposta.

Estou pensando em uma fonte Antec CP-850, pro caso de mais uma GTX570. É demais? Ou de menos?
Quanto à memória, dei uma pesquisada ontem na Amazon e vi que o preço dos kits 2x8GB DDR3 1600 está equivalente aos kits 4x4GB. Então acho que fico com o primeiro.

Como vou trazer tudo de fora, e pretendo utilizar o Windows 8, estou pensando também em trazer um monitor 22″ ou 23″ multi-touch, só por diversão, pois o preço de um monitor comum de 23 polegadas aqui acaba saindo o mesmo.

Obrigado novamente.

Responder
Giancarlo C. Dalmedico 29 de maio de 2012 - 08:05

A CP-850 é uma fonte excelente, única observação a se fazer é que ela é maior que as fontes “normais” então dependendo do case isso pode ser um problema…Ah, e para o caso de usar 2x GTX570 em SLI ela fica muito bem sim! :)

Quanto as memórias, nessas condições ai é melhor ir de 2x8GB mesmo.

Responder
Alceu 19 de março de 2013 - 17:31

Olá.

Montei em novembro, mas com uma Twin Frozr 7950.
Roda qualquer coisa! O índice de experiência do Win 8 deu 8,1.

Eu mesmo fiz o case. Depois envio as fotos.

Abs

Responder
Alceu 27 de maio de 2012 - 21:33

Olá.

Parabéns pelo review. É raro no Brasil com esta qualidade. Melhor até que muitos de sites estrangeiros.

Eu já havia escolhido exatamente esta placa-mãe para montar meu PC, com um 3770K, Corsair H100 (para OC), SSD Vertex 4 128GB e GTX570 (provavelmente uma MSI N570GTX Twin Frozr III Power Edition/OC).

Tenho uma dúvida, contudo.
Sou um entusiasta, e faço esporadicamente edições de vídeo usando o Sony Vegas HD Platinum 10. E quero uma máquina que possa fazer tudo rapidamente. Navegação, edição de vídeo, boot (com Windows 8, SSD e UEFI BIOS, não deve ser problema, não é?) e eventuais games.
Porém, o que tenho lido é que não há ganhos significativos com memória além de 16GB 1600MHz.

Dúvidas:

-A configuração é boa? (sou dentista…)
-1600MHz são suficientes?
-Vale a pena instalar 2x8GB para manter 2 slots livres para upgrade, ou posso usar 4x4GB mesmo?

Responder
Giancarlo C. Dalmedico 28 de maio de 2012 - 12:13

Olá Alceu, tudo bem?

Primeiramente, agradecemos pelos elogios! Esse tipo de comentário que nos motiva a continuar fazendo o nosso trabalho e tentar melhorar cada vez mais. :)

1) Windows 8, SSD e UEFI não é para ter nenhum problema.

2) A configuração está ótima! Qual fonte pretende usar para segurar essa ferinha?

3) DDR3-1600 para uso diário já esta de bom tamanho. As diferenças em usar memórias com clocks mais altos costumam aparecer apenas em benchmarks sendo bem pequenas em cenários de uso real (exceto no Llano ou se for usar o IGP do Ivy)

4) Tudo depende do preço. O controlador de memória do Ivy costuma se dar bem (em OC) mesmo usando 4 pentes de memória… Ai acho que depende mais do preço das memórias mesmo e da necessidade de mais memória no futuro.

Responder
Brian Martins 30 de abril de 2012 - 09:50

Belo review. Agora aguardo outro com o IB 3770k. Parabéns pelo trabalho!

Responder
Carlos Xandelly 1 de maio de 2012 - 16:46

Realmente só ficou faltando um exemplar K para ficar 100%. Mas infelizmente a INTEL deu uma escorregada nesse sentido. Prometemos que nos próximos dias ou máximo 2 ou 3 semanas, já estaremos providenciando alguns exemplares a mais. Grato e abraços. Parabéns ao Giancarlo !!!

Responder

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações