Desde a primeira vez que anunciamos aqui um rumor (até então..) que a AMD iria reduzir seus valores em meados de março, o rumor veio tornar-se realidade com o último corte realizado neste fim de Abril feito pelo fabricante. Mesmo que ainda não publicado ou confirmado oficialmente pela AMD , já é possível encontrar os valores em lojas internacionais e de referência de valores, este ajuste é necessário para manter a competividade no mercado e principalmente bater de frente o preço do FX-8150 com a Intel e seus novos chips de 3ª geração.
A tabela de redução atual de valores foi extraida diretamente dos colegas da HEXUS e do PrimeNews, onde fizeram este anúncio , e que segundo informações, são fontes ligadas diretamente a AMD.
Com um pequeno auxílio do poderoso Google foi possível fazer uma comparação entre os preços iniciais de todas as CPUs FX-série, Série APUs com os valores atuais, e a surpresa foi que no momento esta redução já atinge entre 6% e 29% dependendo do processador.
O maior corte de 20% é no referido FX-8150 e a APU A8-3850, A6-3650, A4-3400, e A4-3300, enquanto que a FX-4100 e FX- 4170, bem como a A6-3620 foram omitidos.
Comparado com o preço / desempenho desses chips, a AMD está achando que demorou um pouco para aplicar este ajuste de preço, sendo que ela deveria ter feito muito antes.
Dado que o tempo é longo, a coisa mais razoável que a AMD poderia fazer agora é justamente estar correndo para livrar-se de todos esses chips FX e Série A o mais rápido possível, pois caso contrário a saída do Trinity APU será ainda mais complicada.
O Lado bom da história e desta tal ‘competitividade’ que a AMD prefere se referir, é que o usuário acaba ganhando bastante com isso, mas eu fico aqui pensando o lado do lojista que já possui seu estoque e que foi comprado às duras ‘penas’ dentro das cargas tributárias deste País. Será que o Fabricante irá repassar em forma de crédito para o lojista esta redução de preços em seu próximo pedido? Afinal se o lojista que já possui estes processadores em estoque não conseguir vender pelos preços anteriores, ele provavelmente terá que fazer esta redução por sua própria conta e risco ! Isto é justo? Ou será que estou ficando totalmente velho e rabujento ?