[box_dark]Biostar TZ77XE4: Layout e recursos – II[/box_dark]
Para refrigeração do chipset, a Biostar empregou um dissipador de alumínio pintado de preto com uma “capinha” laranja com o nome e simbolo do fabricante escritos, o que deu origem a uma peça bonita e eficiente pois ela foi capaz de manter a temperatura do PCH sob-controle durante nossos testes.
Já no VRM, temos uma peça com 2 dissipadores ligados por um heatpipe dedicada aos mosfets. Esses dissipadores são de alumínio e ao julgar pelo peso, heatpipe de cobre.
[tabgroup][tab title=”Dissipador_VRM”][/tab][/tabgroup]
Em termos práticos, ao desmontar os dissipadores do VRM para checar se faziam contato de forma adequada com os componentes, pudemos notar que uma das peças não fazia contato nenhum com uma fileira de mosfets e ao olhar mais de perto para tentar encontrar a causa do problema, acabamos por chegar na conclusão que o dissipador estava um pouco torto e por isso existia esse problema da falta de contato com os componentes. A foto abaixo ilustra bem o problema:
Entramos em contato com o suporte da Biostar em busca de esclarecimentos e nos foi informado que se trata de um caso isolado e que não se trata de um problema em “massa” e de fato, verificando por reviews de outros sites (como do Criminal Café) é visível logo nas fotos que a amostra deles não tem esse problema.
Agora com a placa-mãe “pelada” podemos ver o que está debaixo dos dissipadores, estamos nos referindo aos VRMs e ao chipset. Vamos começar dos VRMs:
[box_light]VRM e Componentes:[/box_light]
Os VRM’s (Voltage Regulation Module) são os circuitos responsáveis por reduzir a tensão fornecida pela fonte pela alimentação (+12V nas placas-mãe atuais) para a tensão de operação dos componentes como processadores, gpu’s, memórias.
Em termos mais técnicos, são conhecidos por circuitos DC-DC pois trabalham com corrente continua tanto na entrada quanto na saída, sem transformação da corrente como por exemplo seria a fonte de alimentação do PC, que é um circuito AC-DC.
A Biostar usa um VRM de 13 fases para o CPU, uma fase para Memória e uma fase para o PCH (Z77). Os mosfets usados no VRM do CPU são Low-RDS e de boa qualidade, o que contribui para um menor consumo do CPU e menor aquecimento durante o funcionamento, tudo isso devido a menores perdas por efeito joule no VRM.
[tabgroup][tab title=”VRM’s”]
[/tab][/tabgroup]
Os capacitores usados pela Biostar também são de boa qualidade, em sua totalidade são fabricados pela Nichicon.
1 comentário
exelente review gian. ficou bem esplicativo.