HD 6950, uma placa com 2 Gb de memória dedicada, saída simultânea para até 5 monitores em adaptadores, sistema de dissipação diferenciado, somando a costumeira qualidade da HIS nos seus componentes e desenvolvimento final da placa de vídeo. Está atualmente entre as placas mais rápidas e fortes do mercado e é o desejo de consumo de centenas de milhares de gamres e entusiastas. Ahh…e o seu preço de mercado é altamente justo e muito atrativo. O que mais poderia desejar de uma placa de vídeo? Sim, espera pelo menos um retorno de performance e desempenho ao nível do seu investimento. E é neste sentido que vamos abrindo o review de hoje e convidando você se ‘achegar’ um cadinho mais e entrar no mundo interessante e empolgante de testes de VGA.
A HIS já é uma velha conhecida dos gamers e entusiastas, há alguns anos atrás ela desenvoveu e inovou sua linha de placas de vídeo com os dissipadores ICE-q que equipavam várias placas de vídeo e se tornaram ótimas referências em pouco tempo. Esta amostra recebida para testes, é o modelo ‘padrão’ da HIS. Não traz uma solução mais forte de dissipação, porém é diferenciada das placas de referência da AMD Radeon.
Podemos adiantar que os esforços neste review foram direcionados mais agressivamente na busca de resultados em games e não somente em benchmarks, devido ao alto número de pedidos dos nossos leitores. Tentamos assim, fazer o máximo possível de benchmarks de jogos disponíveis no mercado atualmente, esperamos que gostem e acompanhem de perto os seus resultados, que no mínimo deixará o leitor com vontade de ter uma rapidamente !!
[box_dark]Apresentação[/box_dark]
Mas antes de mergulhar nos resultados dos testes, vamos conhecer um pouco mais a HIS 6950. Por ser uma placa de vídeo que está na classificação como considerada“top”. Bom praticamente a VGA é de “corpo duplo”, ou seja, ocupa o espaço de duas placas (tendo como referência os encaixes da placa mãe e no gabinete do PC).
Vale ressaltar para o fato da HIS 6950 precisar de dupla alimentação de energia. São necessários dois conetores de fonte PCI-e para suprir a energia por ela demandada. E por já aproveitando o momento e falando sobre energia, este é assunto com o qual eu me preocupo particularmente. Esta placa consome no pico de utilização até 225 W. É um um tanto quanto valor alto, porém mais reduzido do que as placas “top” de gerações anteriores.
Mas o usuário não precisa ficar abismado ou preocupado com o alto consumo de energia, afinal a HIS HD6850 tem outro ponto de destaque: justamente quando não exigida da placa o seu consumo cai para 20 a 25 watts apenas. Dessa forma tem-se o melhor no diversos momentos: altíssima economia quando em uso cotidiano (exemplo navegar na WEB, usar um editor de texto, etc) e desempenho e consumo mais elevado apenas quando solicitada (em jogos e renderizações de vídeo).
Antes de virar a página, vamos falar rapidamente sobre a sua GPU de 840 Mhz e 1280 Mhz no clock das memórias, arquitetura dos shaders VLIW4, 1408 stream processors, 88 texture units, que são capazes de entregar 2.25 TFLOPs de capacidade de processamento.
O que mais acaba impressionando logo no primeiro contato com a placa depois de instalada é a sua altíssima taxa de banda, algo em torno de 163.8 GB/s, uma das mais fortes na sua categoria. Na página seguinte, olhamos a sua embalagem e comentamos sobre alguns pontos de destaque.
5 comentários
Parabéns pelo detalhamento de mais um ótimo review!
Essa luta que vai seguir promete! Na expectativa! :D
Olá NIL !
Realmente sem demagogias, a 6950 é uma das placas atuais que tem a maior visão dos gamers no mercado nacional. Além de sair à frente de quase todas as outras placas, ela tem um excelente custo. Aguardem novos testes ! Grato
Opa! Vlw pela resposta chefia.
Sobre o item 1, é claro que eu entendo, eu mesmo sofro do mesmo problema aqui na minha bancada (Dell 15”, resoluçao maxima: 1024×768) :P, quanto ao 2, eu sei que não é só de Hwbot que a gente vive mas é que realmente não vejo as pessoas rodando esses 3dmarks com resolução diferente da padrão, afinal isso tem o padrão justamente pra ser comparavel o resultado final né… xD
Mas beleza, quanto mais completo e mais testes feitos, melhor mesmo. :D
Legal o review chefia, mas tenho algumas dúvidas, principalmente sobre os testes:
1) Qual o ponto de testar os jogos usando uma resolução baixa dessas em uma VGA que usa o gpu mais forte da AMD no momento? Tem algum objetivo em especifico? Porque imagino que quem compra uma vgazinha parruda dessa vá usar pelo menos um 1680×1050 né hehehe :P
2) Uma pergunta parecida sobre os 3dmarks… Porque roda eles com resolução maior que o default? O resultado é invalido pra HWBot e afins e não é muito comum ver as pessoas rodar 3dmark assim.
3) Não tem foto da placa peladinha não? :P
OI Gian ! seguinte, tirei como base as mudanças e os emails que a gente recebeu nestas semanas, pedindo mais testes sobre jogos e não overclock em si.
Vou tentar te responder
1- pode parecer esquisito e totalmente contraditório o que irei dizer, mas olhando os sites gringos e por incrível que pareça os testes são feitos em no mínimo 2 ou 3 resoluções diferentes. Como no primeiro teste eu estava com um monitor de backup e com resolução baixa, já aproveitei para rodar os benchs.
Pode parecer estranho, mas eu particularmente conheço 2 amigos que tem uma 6990 e o outro uma GTX 560 e usam um monitor antigo e velho de 15 pol…como você disse vai entender, espero que esta comparação pelo menos sirva para algo futuramente na nossa base.
2- Eu nunca tinha rodado com diferentes resoluções, como registrei todos os 3d Aqui no OverLAB, aproveitei para testar isso aqui também com esta placa. Nem só de HwBot a gente vive. Para 80% dos leitores, o que mais interessa é o resultado dos benchs para comparação e não em HwBot.
3- hihihi…..seu indecente !!! Deixar uma ‘beleza’ destas pelada é puro atentado grave ao pudor eim…então ficamos para uma próxima quando a censura dar o aval para o OverLAB!
No mais, estamos aqui e ali, perguntas ou críticas, adoramos saber…
PRO ALTO E ENTER , abraços Gian