A plataforma também irá ajudar a encontrar um profissional da construção perto de sua residência
São Paulo, 08 de dezembro de 2016 – A Saint-Gobain, referência mundial em construção sustentável e uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, lança no site www.saint-gobain.com.br uma série de Experiências que auxiliam o consumidor final na realização do seu projeto de reforma, construção ou acabamento. Nessa plataforma integrada, desenvolvida 100% mobile first, ele consegue digitar os problemas que tem em seu lar e encontrar diversas dicas de como resolver essas situações, além de ter acesso a listas prontas de materiais de acordo com sua necessidade e seguindo três opções econômicas: básico, intermediário e completo. Para as pessoas que apenas procuram por inspirações, o site também oferece informações específicas para seis ambientes: cozinha, banheiro, sala de estar, quarto de casal, quarto de crianças e sacada.
“Fizemos uma pesquisa com consumidores para entender quais eram seus principais problemas e necessidades na hora de fazer uma obra. Percebemos que a maioria das pessoas está tocando seu projeto sozinha, sem o apoio de um arquiteto, e, por isso, tem dificuldade com o planejamento, como lidar com o profissional, falta de informação técnica, entre outras situações, o que acaba gerando frustração e estresse. Com essa plataforma digital, queremos reinventar a experiência do brasileiro ao reformar ou construir e mostrar que é possível ter uma obra feliz”, explica o Chief Digital Officer da Saint-Gobain, Fabiano Sant’Anna.
O novo portal conta ainda com o serviço exclusivo “Encontre um profissional”, uma rede de profissionais da construção de várias especialidades que conecta o consumidor diretamente com a mão de obra mais próxima da sua residência. O serviço está disponível inicialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, e na cidade do Recife (PE), e será ampliado futuramente. Ele está aberto a todos os profissionais da área que têm interesse em se cadastrar. “O site facilita a troca de oferta e demanda: apoiamos os consumidores com conteúdo didático, credibilidade, funcionalidade e os contatos certos, ao mesmo tempo em que oferecemos visibilidade para os profissionais e oportunidades de desenvolver seus negócios”, reforça Fabiano.
Outro ponto de destaque é o chat colaborativo, inédito no Brasil, sendo uma ferramenta já utilizada por grandes plataformas de e-commerce na Europa. Com ele, os próprios visitantes podem conversar e trocar informações ou dúvidas entre eles. Isso permite uma melhor interação entre os usuários e a criação de uma comunidade de interesse entre as pessoas sobre os temas de reforma, acabamento e construção.
Por fim, o site oferece um blog chamado Últimas Tendências, com publicações semanais, que traz dicas e informações para ajudar o consumidor a realizar uma obra sem dores de cabeça.
Parceria com startups
A nova plataforma foi criada em tempo recorde, apenas quatro meses, e é um exemplo da inovação aberta que o Grupo vem desenvolvendo nos últimos meses. Ao todo, quatro startups trabalharam no projeto: duas brasileiras, uma francesa e uma israelense. “Tivemos uma abordagem extremamente colaborativa para permitir a cada startup trazer o que ela tem de melhor e aproveitar as expertises das outras. Essa flexibilidade e interação constante foram essenciais para que pudéssemos colocar em prática um projeto inovador em tão pouco tempo”, comenta Fabiano.
As startups envolvidas são as brasileiras Talk Inc e Plin. A primeira realizou a pesquisa digital sobre hábitos e comportamento dos brasileiros na jornada da construção e reforma, e a segunda, especializada em serviços de arquitetura online, faz a curadoria de conteúdo. As outras empresas são a israelense Nanorep, que desenvolveu a busca do site com sistema de inteligência artificial, e a francesa Toky Woky, responsável pelo chat colaborativo.