Como sabe-se, o novo padrão adotado como normativa da WEB em programação HTML vem sendo tratado a pequenos passos e bem lentos (quase comparados a uma lesma…) desde 2004. O HTML5 nunca foi oficialmente acabado e lançado nem sequer nenhuma versão beta tester.
Em meados de 2008, quando o primeiro esboço das especificações foi lançado e os navegadores começaram a implementar partes do padrão no entanto, o suporte tem sido irregular e, mesmo agora, ainda existem elementos da norma que ainda não são suportados por muitos e com muitos bugs, o que impossibilita a sua implementação oficial.
O W3C (World Wide Web Consortium), responsável pela especificação, finalizou oficialmente a lista inteira e completa das definições do novo padrão, esclarecendo pontos de implementação na esperança de estabelecer um comportamento previsível nas implementações. Isto deve evitar qualquer fluxo adicional nas especificações e dar uma imagem clara para criadores de navegadores.
O HTML5 ainda está a um pouco mais de um ano de se tornar de fato um padrão web, a norma vai tornar-se uma recomendação W3C em 2014.