Pequenos empresários enfrentam dificuldades para se adaptarem à nova realidade das obrigações fiscais
Sistema de gestão empresarial pode ajudar na administração de todas as informações e cumprimento de prazos para evitar penalidades
A implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e de uma série de documentos fiscais eletrônicos no Brasil trouxe uma nova realidade de obrigações fiscais. Os pequenos empresários ainda enfrentam dificuldades para se adequarem a essas exigências e acabam correndo risco de ter problemas na geração incorreta deste arquivo e estas falhas acabam levando a diversas penalidades.
O arquivo digital com as informações do SPED precisa ser enviado mensalmente para a Secretaria da Fazenda e, com a legislação atual, essa obrigação passou a ser do próprio empresário e não mais do contador.
“Nas novas regras fiscais é o empresário quem deve gerir seus documentos, mantendo a informação guardada pelo prazo estabelecido em lei”, explica a consultora de Negócios da Inventti, Karine Gresser. Ela salienta que o empresário poderá ser multado se alguma obrigação legal não for cumprida, desde o arquivamento da informação até a sua entrega de forma correta para os órgãos competentes.
Um recurso fundamental para que os empresários cumpram suas obrigações fiscais é a utilização de um sistema de gestão para a administração de todas essas informações e atendimento de prazos. O myrp – sistema de gestão empresarial web da Inventti, oferece essas funcionalidades, incluindo a parametrização tributária. Desta forma, com um simples acesso ao sistema na internet (semelhante ao home-bank) o empresário possui os principais processos de sua empresa integrados. O myrp é um sistema de gestão totalmente online, que pode ser acessado por qualquer dispositivo conectado à Internet. Ele não requer a compra de licenças e instalação de softwares.
Sobre a Inventti:
A Inventti está há cerca de 20 anos no mercado e é pioneira em sistemas para gestão de Documentos Fiscais eletrônicos. Hoje também atua no segmento de Gestão Empresarial Web. A empresa, com cerca de oito mil clientes, teve um crescimento de 30% em 2013 e projeta para 2014 um incremento de 20% nos negócios.