Após a boa repercussão do artigo anterior das nossas investidas em algumas lojas e comércio online do Brasil, resolvemos dar continuidade conforme o prometido, e sempre que possível, pelo menos uma vez por semana estaremos realizando compras aleatórias nas lojas mais conhecidas em diferentes segmentos e produtos.
Nesta oportunidade realizamos uma compra ‘virtual’ com confirmação de pedido e estoque no e-commerce da loja Tudo Pra foto (http://www.tudoparafoto.com.br/), inclusive já uma antiga conhecida minha de algumas compras no passado. Inclusive se me permitem dizer, a primeira vista, pode causar uma certa desconfiança na qualidade e na entrega dos produtos, por trabalharem com um preço bem abaixo do praticado no mercado, mas a loja possui até um e-shop no mercado livre com quase 18 mil vendas realizadas (http://eshops.mercadolivre.com.br/tudoprafoto2005/).
Bom, semana passada adquiri um novo set fotográfico para o laboratório aqui com um kit de iluminação, sendo que na oportunidade pesquisando encontrei o menor preço com diferença de quase 25% a menos na Tudo Para Foto e aproveitei para relatar minha experiência e minhas impressões sobre não somente a venda em si, mas atendimento, suporte e o pós venda acionando a garantia do lojista.
A entrega do produto é muito rápida, mas optei pela retirada em mãos, já que o centro de distribuição desta loja fica aqui na região central de Campinas. Então acabei economizando alguns trocadinhos. Paguei somente no ato da retirada em mãos, mas eles aceitam todos os cartões e diversas formas de pagamento online.
A Compra e pagamento
Pelo site da Tudo Pra foto (http://www.tudoparafoto.com.br/), escolhi com comodidade meus itens e fechei o carrinho, a opção de compra foi confirmada e validade ficando disponível para pagamento em mãos e retirada no ato. Para isso apenas precisar enviar um único email e no tempo de 2 horas me enviaram os dados e o valor a ser pago, bem como o endereço para retirada.
O atendimento foi realizado pela funcionária Elaine, que é muito prestativa e bastante comunicativa, Paguei, recebi os itens e parti de volta para o laboratório. As embalagens são as padrões dos fabricantes, eles não possuem sacolas ou outros meios de guardar o volume, por isso uma dica de quem for retirar suas compras por lá, que leve alguma sacola ou mochila.
Instalações e Atendimento
A opção de visitar e conhecer a loja oferece uma certa comodidade para também conferir produtos, lançamentos e visitar o pequeno espaço de showroom logo na entrada. As vendedoras são super atenciosas e não medem esforços para prolongar um bom papo ! Faltou um cafézinho ali, mas quem sabe futuramente colocam também o café e uma água gelada !
O legal de comprar pessoalmente é poder ‘tocar’ , ver e conhecer o produto que está adquirindo, bem como fazer um teste rápido de compatibilidade com seu equipamento.
Neste quesito, não temos o que reclamar e o atendimento foi nota 10 !
Garantia
A questão de garantia em produtos comercializados em qualquer espécia, item ou serviço é de 30 dias a partir da entrega dos mesmos, incondicionalmente. Isto é Lei e vigora fervorosamente no Código do Consumidor. Muito bem, tudo estava indo muito bem obrigado ! Até que na última segunda-feira uma das lâmpadas que equipa o kit de iluminação (uma da Greika de 5500k – especialmente concebida para fotografia) simplesmente morreu ! Infartou fulminantemente do nada. Ligar na tomada e nenhum sinalzinho sequer de luz !
O primeiro contato para verificar as condições e como proceder com a Garantia, acontecerem algumas controvérsias entre os vendedores, a primeira que me atendeu, informou que ‘Luz’ não tinha nenhuma garantia e que isto era de ‘praxe’. Achei bastante estranho e tentei explicar como funciona o código do consumidor em relação a isso. Porém a vendedora Elaine, diz infelizmente não poder me ajudar e que era assim mesmo, pois suas lâmpadas são vendidas após passarem por testes de funcionamento, e que a queima ou o mal funcionamento não era coberto pela garantia tanto do fabricante (No caso quem distribui e representa estas lâmpadas no Brasil é a GREIKA) como também pelo lojista.
Deixei passar 2 dias, mas a história passada pela vendedora me ficou remoendo por dentro e me deixou bastante apreensivo, oras, convenhamos ! Como se vende algo e depois por um mal funcionamento ou qualquer vício ou defeito na fabricação não suportaria garantia? Entenda-se que esta lâmpada em questão é bi-volt e pode ser ligada tanto em 110v quanto em 220v, por isso não é problema físico de instalação.
Ainda, dentro destas indagações consegui finalmente falar com o Marcos Martins , qual me atendeu pelo telefone com extrema atenção e disposição para ajudar a dirimir as dúvidas e encontrar a melhor solução para a tal garantia que supostamente não teria cobertura. Em poucos minutos o Marcos, finalmente encontrou a solução, e me pediu para ir até a loja realizar a troca da mesma. chegando lá, fui recebido com muito carinho por ele. Porém ainda sem nenhum cafézinho ou água para os clientes.
A troca da lâmpada com defeito ou vício de fabricação foi realizada na hora ! Em resumo, eu particularmente acredito ter acontecido algum tipo de desencontro entre a vendedora inicialmente que me atendeu (tendo em vista que se trata de uma funcionária com pouco tempo de casa), pois a história e o assunto foi tratado totalmente diferente pelo Marcos.
Caso resolvido, entregue, trocado e tudo certinho !
Conselhos e Dicas
Infelizmente alguns comerciantes e pessoas que se intitulam de vendedores técnicos ou especializados em determinados segmentos, acabam de maneira sorrateira, ludibriando os direitos do consumidor e forjando uma tentativa frustrada de burlar a Lei que é notória e bastante rigorosa em todos os sentidos. O Mais importante de tudo, é conhecer a procedência do produto, fazer um levantamento rápido pelo google e conhecer o histórico da loja ou do vendedor (caso seja pessoa física em fóruns e comunidades da vida), tudo isto evitará com certeza desgostos e aborrecimentos caso seja necessário acionar algum tipo de garantia. Na hora de vender e empurrar certas coisas e produtos, muitos se intitulam: “A mais eu sou…. eu… eu faço isso e faço aquilo…” – mas, que infelizmente, caso seja preciso pedir ajuda e auxílio (que na verdade é obrigação dentro de 30 dias) raríssimos continuam com esta mesma apresentação e singularidade na fala.
O Mercado Livre é muito forte, existem talvez alguns milhões de usuários corretos, mas infelizmente a minoria rara entre eles (uns 5% talvez) acaba se sobressaindo negativamente e queimando o filme de muitos. Isso sem contar que aquela tal reputação do ML segundo fortes rumores é meio que ‘fajuta’, pois não me recordo aonde li sobre isso, que um funcionário ‘vendia’ reputações por lá. Mas o caso aqui não é nada com o ML, então deixemos isso de lado.
Porém, voltamos a salientar a suma importância em conhecer, ver quem é, puxar históricos (pode ser até no Reclame AQUI) para depois não ficar a ver navios ou choramingar por uma compra mal realizada.
Quanto a loja Tudo Para Foto, agradecemos realmente a todos, pelo excelente atendimento pré-venda como principalmente pela energia do funcionário Marcos que resolveu o caso rapidamente. Esperamos que este tipo de tratamento seja igual a todos os amigos e consumidores clientes desta loja.
Não compre nada sem Nota Fiscal, ela é a sua maior e mais preciosa garantia de produto !
Nos encontramos por ai, logo logo, quem sabe semana que vem… em uma outra loja com uma nova e ousada experiência de compra !
A patrulha online não dorme no ponto ! Sugestões? Críticas? Entre em contato conosco através do email < [email protected] >, não mediremos esforços para ajudar a elucidar o seu problema !
1 comentário
[…] tempinho atrás fiz uma investida na loja Tudo PraFOTO e pode ser revista neste link. fora outras que estão também comentadas e narradas neste site e também algum tempo atrás uma […]