Home Empreendedorismo Fusões e aquisições: Siteware incorpora a Strategy Manager

Fusões e aquisições: Siteware incorpora a Strategy Manager

por Paulo Fernandes Maciel
Fusões e aquisições

Os mineiros da Siteware no seu plano de fusões e aquisições anunciam a aquisição da Strategy Manager.

Fusões e aquisições

Da esquerda para a direita: Marcello Ladeira, CEO da Siteware; Omar Ferroni Branquinho, COO da Strategy Manager; Lucas Della-Sávia, Sócio da FC Partners; Guilherme Esperidião, Gerente Comercial da Strategy Manager. (Crédito: Luiza Andrade)


A Fusão consolida a liderança de mercado e a estratégia de crescimento da empresa, que prevê novas aquisições e a ampliação para o mercado internacional, com o apoio do fundo Criatec 2.
O mercado de fusões e aquisições movimentou US$ 48,9 bilhões no Brasil em 2017.

No total, foram 643 transações, volume 8% maior em relação ao ano anterior, quando foram registradas 597 transações, com valor total de US$ 37,6 bilhões.

As informações são do relatório anual da PwC Brasil.

Leia tamém:

Numero de fusões e aquisições subiram 5% em 2017

Como novas tecnologias auxiliam em processos de Fusões e Aquisições (M&A)

Construtoras investem em eventos e convenções para acelerar vendas

 

O setor de Tecnologia da Informação (TI) liderou os investimentos, com 21% do total transacionado. Foram 132 negócios, contra 104 transações em 2016 – crescimento de 21% no volume total.
É neste contexto que a maior empresa brasileira no segmento de Gestão da Performance Corporativa, a mineira Siteware;

Adquire a concorrente paulista Strategy Manager, em um plano ambicioso de fortalecimento e crescimento.

Com a transação, a Siteware, líder no mercado nacional, prevê um crescimento mais de 100% para este ano, o que representa um faturamento próximo superior a R$ 13 milhões.

O market share, que já era de aproximadamente 22% do mercado, deverá se aproximar dos 40% ainda em 2018.
De acordo com Marcello Ladeira, CEO e fundador da Siteware, além de se consolidar na liderança, a empresa ganha uma complementariedade importante em seu mix de produtos, a partir da incorporação dos módulos de Avaliação de Competências e de Remuneração Variável da antiga concorrente.

“Em nossa estratégia de aquisições, os interesses vão além da tecnologia e da carteira de clientes”, explica.

“Ao contrário da maioria dos concorrentes, não oferecemos uma ‘colcha de retalhos’.”

Em menos de um ano, segundo Ladeira, a empresa irá incorporar, de maneira sinérgica, todos esses novos serviços e expertises ao STRATWs One.

“Oferecemos um produto integrado de verdade. Recentemente, fomos escolhidos como a melhor solução de Gestão Corporativa brasileira, em pesquisa divulgada pela SaaSholic, que avaliou a satisfação e lealdade, bem como a experiência de compra e de uso dos clientes.

Nosso objetivo agora é sermos reconhecidos como o melhor produto de ‘Gente e Gestão’ do mercado.”
Apesar de ter mais de 15 anos de fundação, a Siteware tem alma de startup.

Tanto que foi selecionada, em 2015, para integrar a carteira de investimentos do fundo de inovação e empreendedorismo Criatec 2, gerido pela Bozano Investimentos e Triaxis Capital.

A partir desse aporte de recursos, deu início a um plano de expansão que envolve a conquista do mercado nacional, por meio da ampliação de sua estrutura comercial e de marketing, além da aquisição de empresas concorrentes.

Foi assim com a mineira ControlCorp, ainda em 2016.

A partir dessa aquisição, a Siteware alcançou o posto de líder em seu mercado;

Além de uma clientela estratégica proveniente da parceria com a Fundação Dom Cabral.

Agora, com a aquisição da Strategy Manager, de Campinas (SP), a Siteware dispara na dianteira;

E ganha uma nova sede no estado de São Paulo, reforçando ainda mais a sua presença nesse importante mercado.
Além do financiamento via fundo Criatec 2, a Siteware também utilizou recursos de caixa próprio na incorporação da Strategy Manager.

Até hoje, já recebeu R$ 4,3 milhões do fundo, utilizados principalmente na aquisição de concorrentes. De acordo com Ricardo Resende, sócio da FC Partners e responsável pela gestão do Criatec 2 em Minas Gerais;

O valor total da aquisição da Strategy não pode ser divulgado por restrições contratuais.

Segundo ele, a FC Partners, por meio do fundo Criatec 2, pretende manter ainda durante cinco anos a sua participação e o aporte estratégico de recursos na Siteware, quando a expectativa de faturamento da empresa deve atingir cerca de R$ 50 milhões anuais.

Resende completa que, apesar do fundo estabelecer um limite de seis milhões por empresa;

Esse valor pode ser ultrapassado caso seja considerado um investimento estratégico.

Fusões e aquisições

Da esquerda para a direita: Omar Ferroni Branquinho, COO da Strategy Manager e diretor de fusões e aquisições; Marcello Ladeira, CEO da Siteware; Guilherme Esperidião, Gerente Comercial da Strategy Manager. (Crédito: Luiza Andrade)

INTEGRAÇÃO

Sobre a integração das duas empresas, de acordo com o COO da Strategy, Omar Ferroni Branquinho;

O desafio inicial será a integração das equipes e a disseminação de uma nova cultura.

“As sinergias serão planejadas ao longo da integração e devem começar pelas equipes operacionais, especializando-as de acordo com a carteira de clientes, já que temos uma experiência forte no mercado Rio-SP e a Siteware vem de uma base de clientes mais ligada à indústria e espalhada por outras regiões do país.”

Tanto ele quanto o CEO da Siteware acreditam que a semelhança na cultura e nas operações de ambas as empresas irá facilitar a integração;

Que pretende aliar os pontos fortes de ambas a fim de fornecer e oferecer soluções ainda melhores para os clientes.

“A Siteware foi reconhecida, em 2017, como uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, de acordo com o Great Place To Work (GPTW).

Damos extremo valor ao nosso capital humano e vamos trabalhar de maneira cautelosa na integração das equipes.”

Afirma Marcello Ladeira.

 

Parceiros

Referência no monitoramento do desempenho empresarial, a solução da Siteware já é utilizada por grandes empresas do país, tais como:

Vale, Votorantim Cimentos, Grupo Boticário, Café Três Corações, Pif Paf Alimentos, Lafarge-Holcim, Unimed, dentre outros.

Consolidada a aquisição, passam a fazer parte da carteira empresas como:

Lojas Renner, Buscapé, Farmácia Pague Menos, Magazine Luiza, Localiza, BR Malls, Oi, entre outros gigantes.

Internacionalmente, a Siteware superou concorrentes de peso, como Oracle e SAP;

Ao fechar negócio com uma das maiores indústrias de café do mundo, a Strauss Coffee.

Com sede em Amsterdã, na Holanda, essa organização de origem israelense que opera em sete países, ampliou a presença da Siteware na Europa.

Expansão internacional

Atualmente, o mercado mundial de software para Gestão da Performance Corporativa movimenta cerca de R$ 1,5 bilhões por ano.

Para o CEO da Siteware, “a expectativa é que, nos próximos cinco anos com ganho de eficiência;

E as práticas de fusões e aquisições, esse setor cresça para R$ 2,5 bilhões anuais.

No entanto, o Brasil representa apenas 2% do mercado mundial deste segmento.

Os EUA, por exemplo, contam com um mercado 20 vezes maior do que o nosso e a Europa representa aproximadamente 20% do mercado mundial.

” Portanto, para atingir suas metas de R$ 50 milhões de faturamento ano;

A Siteware trabalha para expandir cada vez mais sua atuação internacional.
“Nosso foco primário são os países europeus.”

Afirma Ladeira.

“Pela nossa experiência, o principal diferencial para atuar nesse mercado é oferecer um produto na língua nativa de cada país.”

A Siteware já oferece versões completas de seu produto em oito idiomas diferentes:

Português, inglês, espanhol, russo, polonês, romeno, alemão e hebraico.

“Esperamos lançar o STRATWs One em três novos idiomas até o final de 2018.”

 

O que é gestão da performance corporativa?

 

Segundo a empresa de consultoria internacional Gartner, a Gestão da Performance Corporativa é um conjunto de

Metodologias , Métricas, processos e sistemas usados para monitorar e gerir o desempenho do negócio de uma organização.

Sistemas e programas, como o STRATWs ONE da Siteware, integram diversos elementos operacionais e de gestão;

Incluindo planejamento, recursos humanos e relacionamento com clientes (CRM), dentre outros, em uma gama de aplicações e análises estratégicas.

Eles traduzem tudo isso em informações estratégicas a fim de fornecer apoio à tomada de decisões relativas a esses:

Processos, metodologias e métrica que caracterizam a gestão do desempenho de uma organização.

 

Sobre a empresa

Criada no ano 2000, a Siteware é uma empresa mineira especializada:

Na gestão de performance, execução de estratégia e de rotinas de trabalho.

Suas soluções facilitam a gestão do desempenho corporativo, a detecção de oportunidades de melhoria;

E proporciona a gestão à vista, entre outras funcionalidades.

Em 2015, recebeu investimentos do maior fundo de Venture Capital do Brasil, o Criatec 2.

Iniciando sua estratégia de consolidação do mercado;

Já em 2016 iniciou seu plano de fusões e aquisições , a Siteware incorporou a ControlCorp;

Tornando-se a maior empresa de tecnologia para a Gestão do Desempenho e da Estratégia do Brasil;

Com mais de 600 clientes e 100 mil usuários, em mais de mil localidades pelo Brasil e pelo mundo.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações