Os mineiros da Siteware no seu plano de fusões e aquisições anunciam a aquisição da Strategy Manager.
A Fusão consolida a liderança de mercado e a estratégia de crescimento da empresa, que prevê novas aquisições e a ampliação para o mercado internacional, com o apoio do fundo Criatec 2.
O mercado de fusões e aquisições movimentou US$ 48,9 bilhões no Brasil em 2017.
No total, foram 643 transações, volume 8% maior em relação ao ano anterior, quando foram registradas 597 transações, com valor total de US$ 37,6 bilhões.
As informações são do relatório anual da PwC Brasil.
Leia tamém:
Numero de fusões e aquisições subiram 5% em 2017
Como novas tecnologias auxiliam em processos de Fusões e Aquisições (M&A)
Construtoras investem em eventos e convenções para acelerar vendas
O setor de Tecnologia da Informação (TI) liderou os investimentos, com 21% do total transacionado. Foram 132 negócios, contra 104 transações em 2016 – crescimento de 21% no volume total.
É neste contexto que a maior empresa brasileira no segmento de Gestão da Performance Corporativa, a mineira Siteware;
Adquire a concorrente paulista Strategy Manager, em um plano ambicioso de fortalecimento e crescimento.
Com a transação, a Siteware, líder no mercado nacional, prevê um crescimento mais de 100% para este ano, o que representa um faturamento próximo superior a R$ 13 milhões.
O market share, que já era de aproximadamente 22% do mercado, deverá se aproximar dos 40% ainda em 2018.
De acordo com Marcello Ladeira, CEO e fundador da Siteware, além de se consolidar na liderança, a empresa ganha uma complementariedade importante em seu mix de produtos, a partir da incorporação dos módulos de Avaliação de Competências e de Remuneração Variável da antiga concorrente.
“Em nossa estratégia de aquisições, os interesses vão além da tecnologia e da carteira de clientes”, explica.
“Ao contrário da maioria dos concorrentes, não oferecemos uma ‘colcha de retalhos’.”
Em menos de um ano, segundo Ladeira, a empresa irá incorporar, de maneira sinérgica, todos esses novos serviços e expertises ao STRATWs One.
“Oferecemos um produto integrado de verdade. Recentemente, fomos escolhidos como a melhor solução de Gestão Corporativa brasileira, em pesquisa divulgada pela SaaSholic, que avaliou a satisfação e lealdade, bem como a experiência de compra e de uso dos clientes.
Nosso objetivo agora é sermos reconhecidos como o melhor produto de ‘Gente e Gestão’ do mercado.”
Apesar de ter mais de 15 anos de fundação, a Siteware tem alma de startup.
Tanto que foi selecionada, em 2015, para integrar a carteira de investimentos do fundo de inovação e empreendedorismo Criatec 2, gerido pela Bozano Investimentos e Triaxis Capital.
A partir desse aporte de recursos, deu início a um plano de expansão que envolve a conquista do mercado nacional, por meio da ampliação de sua estrutura comercial e de marketing, além da aquisição de empresas concorrentes.
Foi assim com a mineira ControlCorp, ainda em 2016.
A partir dessa aquisição, a Siteware alcançou o posto de líder em seu mercado;
Além de uma clientela estratégica proveniente da parceria com a Fundação Dom Cabral.
Agora, com a aquisição da Strategy Manager, de Campinas (SP), a Siteware dispara na dianteira;
E ganha uma nova sede no estado de São Paulo, reforçando ainda mais a sua presença nesse importante mercado.
Além do financiamento via fundo Criatec 2, a Siteware também utilizou recursos de caixa próprio na incorporação da Strategy Manager.
Até hoje, já recebeu R$ 4,3 milhões do fundo, utilizados principalmente na aquisição de concorrentes. De acordo com Ricardo Resende, sócio da FC Partners e responsável pela gestão do Criatec 2 em Minas Gerais;
O valor total da aquisição da Strategy não pode ser divulgado por restrições contratuais.
Segundo ele, a FC Partners, por meio do fundo Criatec 2, pretende manter ainda durante cinco anos a sua participação e o aporte estratégico de recursos na Siteware, quando a expectativa de faturamento da empresa deve atingir cerca de R$ 50 milhões anuais.
Resende completa que, apesar do fundo estabelecer um limite de seis milhões por empresa;
Esse valor pode ser ultrapassado caso seja considerado um investimento estratégico.
INTEGRAÇÃO
Sobre a integração das duas empresas, de acordo com o COO da Strategy, Omar Ferroni Branquinho;
O desafio inicial será a integração das equipes e a disseminação de uma nova cultura.
“As sinergias serão planejadas ao longo da integração e devem começar pelas equipes operacionais, especializando-as de acordo com a carteira de clientes, já que temos uma experiência forte no mercado Rio-SP e a Siteware vem de uma base de clientes mais ligada à indústria e espalhada por outras regiões do país.”
Tanto ele quanto o CEO da Siteware acreditam que a semelhança na cultura e nas operações de ambas as empresas irá facilitar a integração;
Que pretende aliar os pontos fortes de ambas a fim de fornecer e oferecer soluções ainda melhores para os clientes.
“A Siteware foi reconhecida, em 2017, como uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, de acordo com o Great Place To Work (GPTW).
Damos extremo valor ao nosso capital humano e vamos trabalhar de maneira cautelosa na integração das equipes.”
Afirma Marcello Ladeira.
Parceiros
Referência no monitoramento do desempenho empresarial, a solução da Siteware já é utilizada por grandes empresas do país, tais como:
Vale, Votorantim Cimentos, Grupo Boticário, Café Três Corações, Pif Paf Alimentos, Lafarge-Holcim, Unimed, dentre outros.
Consolidada a aquisição, passam a fazer parte da carteira empresas como:
Lojas Renner, Buscapé, Farmácia Pague Menos, Magazine Luiza, Localiza, BR Malls, Oi, entre outros gigantes.
Internacionalmente, a Siteware superou concorrentes de peso, como Oracle e SAP;
Ao fechar negócio com uma das maiores indústrias de café do mundo, a Strauss Coffee.
Com sede em Amsterdã, na Holanda, essa organização de origem israelense que opera em sete países, ampliou a presença da Siteware na Europa.
Expansão internacional
Atualmente, o mercado mundial de software para Gestão da Performance Corporativa movimenta cerca de R$ 1,5 bilhões por ano.
Para o CEO da Siteware, “a expectativa é que, nos próximos cinco anos com ganho de eficiência;
E as práticas de fusões e aquisições, esse setor cresça para R$ 2,5 bilhões anuais.
No entanto, o Brasil representa apenas 2% do mercado mundial deste segmento.
Os EUA, por exemplo, contam com um mercado 20 vezes maior do que o nosso e a Europa representa aproximadamente 20% do mercado mundial.
” Portanto, para atingir suas metas de R$ 50 milhões de faturamento ano;
A Siteware trabalha para expandir cada vez mais sua atuação internacional.
“Nosso foco primário são os países europeus.”
Afirma Ladeira.
“Pela nossa experiência, o principal diferencial para atuar nesse mercado é oferecer um produto na língua nativa de cada país.”
A Siteware já oferece versões completas de seu produto em oito idiomas diferentes:
Português, inglês, espanhol, russo, polonês, romeno, alemão e hebraico.
“Esperamos lançar o STRATWs One em três novos idiomas até o final de 2018.”
O que é gestão da performance corporativa?
Segundo a empresa de consultoria internacional Gartner, a Gestão da Performance Corporativa é um conjunto de
Metodologias , Métricas, processos e sistemas usados para monitorar e gerir o desempenho do negócio de uma organização.
Sistemas e programas, como o STRATWs ONE da Siteware, integram diversos elementos operacionais e de gestão;
Incluindo planejamento, recursos humanos e relacionamento com clientes (CRM), dentre outros, em uma gama de aplicações e análises estratégicas.
Eles traduzem tudo isso em informações estratégicas a fim de fornecer apoio à tomada de decisões relativas a esses:
Processos, metodologias e métrica que caracterizam a gestão do desempenho de uma organização.
Sobre a empresa
Criada no ano 2000, a Siteware é uma empresa mineira especializada:
Na gestão de performance, execução de estratégia e de rotinas de trabalho.
Suas soluções facilitam a gestão do desempenho corporativo, a detecção de oportunidades de melhoria;
E proporciona a gestão à vista, entre outras funcionalidades.
Em 2015, recebeu investimentos do maior fundo de Venture Capital do Brasil, o Criatec 2.
Iniciando sua estratégia de consolidação do mercado;
Já em 2016 iniciou seu plano de fusões e aquisições , a Siteware incorporou a ControlCorp;
Tornando-se a maior empresa de tecnologia para a Gestão do Desempenho e da Estratégia do Brasil;
Com mais de 600 clientes e 100 mil usuários, em mais de mil localidades pelo Brasil e pelo mundo.